Yoga melhora a qualidade de vida em pacientes com arritmias




 Pesquisa recentemente publicada sugere que yoga melhora a qualidade de vida em pacientes com arritmias cardíacas, especialmente em um dos tipos mais frequentes, a fibrilação atrial. A frequência cardíaca e pressão arterial também diminuiram nestes pacientes.
 "Muitos pacientes com fibrilação atrial (FA) não podem viver suas vidas como eles gostariam - porque eles têm medo de um episódio de arritmias", conforme Maria Wahlström, enfermeira do Instituto Karolinska em Estocolmo, Suécia.
 Frequentemente os portadores de fibrilação atrial procuram outros tratamentos, por isso é necessário avaliar o que efetivamente pode ser útil.
 O estudo incluiu 80 pacientes com FA paroxística. Metade foi prescrito a pratica de yoga e outro grupo sem yoga. Ambos os grupos receberam o mesmo tratamento com medicação, e outros cuidados, conforme necessário.
 Após 12 semanas, os dois grupos foram testados. e o grupo de yoga apresentou melhor saúde mental, menor frequência cardíaca, e pressão arterial  do que o grupo controle.
 Ou seja, a prática de yoga pode ser útil para melhorar a qualidade de vida de pessoas com arritmias, sempre após avaliação médica, nunca  substituindo os demais tratamentos indicados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O coração batendo fora do normal: Palpitações

Meu coração está disparando

Medida do pulso (batimentos cardiacos)