Multivitaminícos não trazem benefícios cardíacos em pessoas saudáveis



 Recentemente, a prestigiada revista "Annals of Internal Medicine" avaliou uma série de publicações sobre a ingesta de multivitamínicos.
 Os resultados foram muito consistentes e claros: as vitaminas não protegem nem previnem o surgimento de doenças cardíacas.  
 Em outras palavras, aquele comprimido de vitaminas que utillizamos para "fortalecer" não traz nenhum benefício para o coração.
 Muitas dúvidas existiam, sobre este tema, inclusive já discutidas em um post anterior.
 Em um dos estudos que envolveu mais de 6 000 médicos voluntários, um grupo tomou vitaminas e outro apenas placebo (pílula sem medicamento).  Após 12 anos de acompanhamento, não houve nenhuma diferença entre os dois grupos em relação as suas funções cerebrais.
 A única vitamina para a qual ainda não temos evidências suficientes é a vitamina D, para a qual outros estudos já estão sendo conduzidos.
 Portanto, as únicas alternativas comprovadas para diminuir as doenças cardíacas são: diminuir o stressbaixar o peso, controle do colesterol e da pressão (HAS), realizar atividade física de rotina, parar o cigarro além da visita regular a seu médico e realizar os exames necessários.
 A vida saudável é possível e está mais perto do que voce imagina !!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O coração batendo fora do normal: Palpitações

Meu coração está disparando

Medida do pulso (batimentos cardiacos)