I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Morte súbita cardíaca durante esportes é rara em mulheres





A morte súbita cardíaca é  uma das principais causas de morte no Brasil. Estudos americanos mostram que é a principal causa de morte nos Estados Unidos, matando uma pessoa a cada 90 segundos. Sabe-se que a atividade física regular diminui o risco, porém em pessoas, que participam de exercício extenuante de maneira irregular (atletas de final de semana) este risco pode aumentar.
 Recente artigo médico publicado em uma das mais importantes revistas médicas, demonstrou que as mulheres são muito menos propensos a sofrer morte súbita cardíaca durante o exercício do que os homens.

 Este estudo foi realizado na França entre 2005 e 2010 e os pesquisadores documentaram 820 casos de morte súbita durante a prática esportiva em indivíduos dos 10 a 75 anos. 
 Apenas 5% dos casos ocorreram em mulheres e, a maioria, durante ou logo após atividade física vigorosa, principalmente corrida, ciclismo e natação.
 De acordo com os pesquisadores a morte súbita cardíaca relacionadas com o desporto foi 30 vezes menos comum entre as mulheres do que os homens, variando conforme a idade.

 Estes resultados sugerem que a morte súbita durante a prática desportiva é rara , especialmente entre as mulheres.
Portanto, o risco de morte súbita cardíaca não deve impedir as mulheres de serer fisicamente ativas, uma vez que proporciona grandes benefícios a saúde e realmente reduz o risco cardiovascular. 

 É fundamental que antes da prática de exercícios físicos regulares, o médico seja consultado para definir eventual risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia do portador de marcapassos

Em comemoração ao  Dia do Portador de Marcapasso , 23 de setembro, cardiologistas de todo o Brasil vão promover uma campanha orienta...