Será que a obesidade diminui o risco de morte cardíaca?



Diversos estudos recentes tem demonstrado que pessoas com peso acima do recomendado (baseado no aumento do índice de massa corporal - IMC) tem menos risco de morte por doenças do coração. Os médicos tem chamado este achado de "paradoxo da obesidade", ou seja apesar de gordinho o risco de morte por doença do coração diminuiria.
 Mas parece que as coisas não são bem assim. Estudo recente e bem conduzido mostrou que a relação do IMC com o aumento da gordura abdominal (a famosa barriguinha) na verdade aumenta o risco de doença cardíaca!
 A chamada gordura abdominal tem como uma das suas causas o aumento da quantidade de gordura entre os orgãos do abdomem, o que aumenta o risco de diversas doenças, dentre elas o diabete, a pressão alta e o derrame cerebral. 
 Portanto, devemos controlar não apenas o peso (IMC) mas também a distribuição da gordura. O exercício e uma dieta saudável são o único caminho para uma vida mais longa. A famosa "barriga da cerveja" pode ser bem mais perigosa do que parece...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O coração batendo fora do normal: Palpitações

Meu coração está disparando

Medida do pulso (batimentos cardiacos)