I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Será que a obesidade diminui o risco de morte cardíaca?



Diversos estudos recentes tem demonstrado que pessoas com peso acima do recomendado (baseado no aumento do índice de massa corporal - IMC) tem menos risco de morte por doenças do coração. Os médicos tem chamado este achado de "paradoxo da obesidade", ou seja apesar de gordinho o risco de morte por doença do coração diminuiria.
 Mas parece que as coisas não são bem assim. Estudo recente e bem conduzido mostrou que a relação do IMC com o aumento da gordura abdominal (a famosa barriguinha) na verdade aumenta o risco de doença cardíaca!
 A chamada gordura abdominal tem como uma das suas causas o aumento da quantidade de gordura entre os orgãos do abdomem, o que aumenta o risco de diversas doenças, dentre elas o diabete, a pressão alta e o derrame cerebral. 
 Portanto, devemos controlar não apenas o peso (IMC) mas também a distribuição da gordura. O exercício e uma dieta saudável são o único caminho para uma vida mais longa. A famosa "barriga da cerveja" pode ser bem mais perigosa do que parece...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casado(a)? Sua chance de morrer por doença do coração pode ser menor!

Pessoas com doença cardíaca  casados apresentam menor risco de morte por doenças do coração assim como de outras doenças do que os não...