Vitaminas e o coração: esperanças ou especulação?






  Talvez um dos pontos mais controversos na medicina seja o o uso de "complexos de vitaminas" para a prevencão de doenças.  Estudos médicos já mostraram resultados completamente diversos e muitas vezes até enganosos. Estes resultados tem servido para rotular os médicos em dois grandes grupos, aqueles contra ou a favor do uso de vitaminas. Todos aceitam que em determinadas doenças, algumas vitaminas são o melhor tratamento mas a grande dúvida é sobre o uso de fórmulas prontas, os chamados "complexos multivitamínicos" a venda nas farmácias.

 Publicação recente onde foram avaliados mostra 15 mil médicos acompanhados por 11 anos não demonstrou nenhum benefício dos multivitamínicos para prevenção de doenças cardiovasculares em homens, sendo avaliados infarto, derrames (AVCs) e morte por doença do coração.  Os multivitamínicos também não foram benéficos no pequeno subgrupo de homens que já tinham história de doença cardiovascular.

 Comentário: Estes resultados parecem refutar a sugestão (ou esperança) de que a suplementação de vitamina impede a doença cardiovascular, pelo menos nos homens.



fonte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O coração batendo fora do normal: Palpitações

Meu coração está disparando

Medida do pulso (batimentos cardiacos)