I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Fumo, mulheres e doenças do coração: combinação perigosa





 O tabagismo é uma das  principais causas de morte evitável. Estudo médico realizado pela universidade de Oxford (Inglaterra) avaliou mais de um milhão de mulheres.
 As fumantes apresentaram um risco três vezes maior de morte por doenças do coração.
Entre 1996 e 2001, os pesquisadores recrutaram 1.300 mil mulheres entre 50 e 65 anos, as quais foram avaliadas 8 anos após a primeira entrevista.
 No início do estudo, 20% das mulheres eram tabagistas, 28% eram ex-fumantes e 52% nunca fumaram. Os pesquisadores descobriram que as mulheres que fumavam cigarros tiveram risco três vezes maior de morrer em comparação com os não fumantes e mulheres que param bem antes de meia-idade.
 Até mesmo as fumantes leves (menos de 10 cigarros por dia) tinham mortalidade duas vezes maior do que as não-fumantes.
 Aquelas que param de fumar antes dos 40 anos tiveram o risco de morte súbita reduzido mais de 90%, enquanto as mulheres que pararam antes dos 30 anos diminuíram ainda mais o risco.
 Os autores do estudo observam que, as mulheres que fumam têm um risco maior de doenças cardíacas do que homens fumantes.
 Fatores comportamentais, como o fato de que as mulheres tendem a inalar mais profundamente do que os homens, também podem desempenhar um papel. "Nós simplesmente não sabemos, mas é intrigante e merece um estudo mais aprofundado", dizem os pesquisadores.
 Embora a incidência do tabagismo caiu em grande parte no Ocidente desde a década de 1940, novas evidências sugerem seu aumento nos países em desenvolvimento. Em agosto, a Organização Mundial da Saúde divulgou um relatório que mostra que as taxas de tabagismo global, atingem quase 10 % das mulheres, principalmente nos países de baixa renda e em jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia do portador de marcapassos

Em comemoração ao  Dia do Portador de Marcapasso , 23 de setembro, cardiologistas de todo o Brasil vão promover uma campanha orienta...