I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

domingo, 29 de julho de 2012

Arritmias, ansiedade e prolapso mitral



A função do coração é bombear sangue para todo organismo. Para que esta bomba funcione adequadamente é necessário um complexo mecanismo de quatro válvulas que evitam que o sangue volte após cada batimento cardíaco.  Uma das válvulas responsável por este funcionamento coordenado é chamada de Mitral (lembra a Mitra do Papa). Chama-se de prolapso da válvula mitral (PVM) quando ela não fecha adequadamente e a grande maioria das pessoas com esta situação não sente nada. Estima-se que 1 em cada 10 pessoas com prolapso podem sentir algum tipo de mal-estar que usualmente não modifica suas vidas mas podem eventualmente causar algum tipo de sintoma. Estes sintomas são mais comuns em mulheres e surgem entre os 20-40 de idade.
Os sintomas mais freqüentes são:
Palpitações ou batimentos cardíacos irregulares: Quando você tem palpitações no coração, eles podem fazer você se sentir como se seu coração não está batendo adequadamente
Dor no peito: Um sintoma assustador. Junto com ataques de pânico e palpitações, dor no peito é uma das principais razões para as pessoas correm para a sala de emergência.
Enxaquecas: Pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia descobriu que homens e mulheres com PVM/ D têm uma maior tendência a sofrer de dores de cabeça.
Fadiga
Ansiedade: os portadores de PVM podem ter é uma sensação de ansiedade muito intenso de que a maioria das pessoas sentem em suas vidas diárias. Quando você sofre deste distúrbio, você está quase sempre antecipando o desastre.
Depressão: Este não deve ser confundido com os sentimentos de infelicidade ocasional que todos podemos sentir.
Ataques de pânico: É bem documentada a associação que existe entre PVM e ataques de pânico onde existe uma situação de medo, perda de controle da  situação e até mesmo sensação de morte iminente.
Falta de ar: As pessoas com PVM estão muitas vezes fora de forma por causa de seus alto nível de ansiedade. Este é muito mais um ciclo vicioso, porque quanto maior a ansiedade pior situação, menor a sua tolerância para qualquer tipo de atividade. Usualmente a freqüência cardíaca aumenta muito com esforços mínimos, associada a falta de ar. Exercitar-se regularmente irá aliviar este sintoma.

Fatores que podem intensificar os sintomas


É muito comum os portadores de PVM pensarem que o surgimento ou a piora de seus sintomas estarem associados com o aumento da severidade do prolapso. Não existe relação entre a severidade dos sintomas e o grau de prolapso.
O diagnóstico de prolapso da válvula mitral só pode ser feito por um médico e, em alguns casos é necessária a utilização de exames adicionais como monitorização dos batimentos cardíacos e ecocoardiograma.

14 comentários:

  1. Ontem á noite eu fui me deitar e me senti estranha,meus batimentos haviam acelerado um pouco e tinha momentos que sentia que o coração pulando pra frente do peito.hoje de manhã eu senti uma dor não forte fraca, conforme o batimento do coração

    O que pode ser ?

    ResponderExcluir
  2. Olá, sugiro que leias as postagens http://www.foradoponto.com/search/label/palpita%C3%A7%C3%A3o

    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  3. Tenho sintomas frequentes de ansiedade, falta de ar, palpitação, aumento de pressão, fadiga extrema... ja estava angustiado, pois ninguém acreditava que eu realmente tenho algo, hj fui ao medico e descobri que esses sintomas podem estar associados a PVM, vou repetir o eco que não faço desde 2008.

    ResponderExcluir
  4. Tenho 33 anos e há exatas três semanas vinha sentindo dores no peito como que agulhadas e após passar por dois médicos me disseram que tenho BAVT e que ele é congênito no qual o ultimo falou da necessidade do marca passo e que eu devia fazer mais três exames eco,houter e esteira somente pra justificar a colocação mediante o meu plano de saúde fiquei muito triste e preocupado, sou carteiro motorizado ou seja entrego de moto e já trabalho há oito anos, após a cirurgia poderei voltar as atividades normais?e outra marca passo pode me impedir de assumir cargos públicos???

    ResponderExcluir
  5. Ola, existem diversas postagens no blog aobre bloqueios e tambem marcapassos. Sugiro que faça a leitura e, caso fiques com dúvidas converse com seu médico. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  6. Tenho prolapse da válvula mitral, e vim associando durante um ano mais ou menos a ansiedade e a sensação de falta der ar antes e durante a menstruação. Não sabia se tinha algo a ver, mas quando li agora tive certeza que não é só coisa da minha cabeça. Gostaria de saber de quanto em quanto tempo preciso ir ao médico e sobre os diuréticos, se posso tomar sempre que me senti "enxarcada".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a periodicidade das consultas deve ser combinada com seu médico, assim como o eventual uso de medicações. Nã esqueça de falar com ele sobre todos os remédios que utilizas, mesmo os não prescritos pois, muitos tem potenciais efeitos colaterais que podem ser evitados.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  7. Boa noite! Tenho insuficiência da válvula mitral genética, tendo-se agravado de alguns anos para cá. Gostava de saber se os vossos médicos referiram alguma coisa sobre o stress. Isto porque no meu caso trabalho num supermercado e o ambiente é terrível desde colegas às chefias e no meu caso trabalho com dinheiro. Acho que o meu cardiologista desvalorizou um pouco este aspecto. Agradecia a vossa ajuda

    ResponderExcluir
  8. Estou com crise de ansiedade e meu coração bate fora do ponto,tum tum tum tum tum isso mais quando estou deitada para relaxar,estou com medo,será que posso morrer por causa desses batimemtos errados? Estou muito incomodada. Me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  9. Hemograma completo , ECG , e teste ergometrico deu normal , meu cardiologista disse q e so ansiedade , so q nao tou convecido , ah necessidade de fazer o ecocardiograma ? Ou esses exames ja sao suficiente pra descatar PVM ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, não sou medico mas ja passei por muitas situações, sobre o pvm, acho q so o eco pode verificar isso, o ecg e o teste ergometrico sao para identificar arritmia e isquemia.

      Excluir

Os fabricantes de dispositivos de fitness ou qualquer dispositivo com sensores relacionados com a saúde, geralmente são cuidadosos e r...