I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Seja feliz, faz bem para seu coração



 


Este tema já foi abordado em postagens anteriores mas novos estudos surgiram.
Os cientistas já sabiam que a chamada personalidade tipo A, ou seja, pessoas que são cronicamente irritadas, ansiosas ou deprimidas tem um maior risco de ataques cardíacos.
Em estudo recentemente publicado, especialistas americanos mostram o outro lado da moeda: ser otimista ajuda a prevenir as doenças cardíacas.

“Apesar de ser importante reduzir o risco de doenças cardíacas , também pode ser útil concentrar-se em  reforçar o lado positivo das coisas", disse a pesquisadora Julia Boehm, psicóloga da escola de saúde pública de Harvard. “Otimismo em particular, parece ser a chave. Diversos estudos mostraram que as pessoas mais otimistas apresentavam metade do risco de um primeiro ataque cardíaco quando comparado com os menos otimistas”, disse Boehm.

Por quê? Aparentemente o estresse associado com traços psicológicos negativos que podem causar danos nas artérias e do coração em si.

Boehm relatou que pessoas com uma melhor sensação de bem-estar tendem a ser mais saudáveis controlando sua pressão arterial, colesterol e peso. Este tipo de pessoas são mais propensos a se exercitar, comer de forma saudável, dormir o suficiente e evitar fumar.

É importante relatar que os estudos não mostraram se viver de forma mais “leve” diminui os fatores de risco ou o contrário: o controle dos fatores de risco é o que leva uma pessoa a ser mais feliz.
A dra. Elizabeth Jackson, que comentou o trabalho salienta que entre os seus próprios pacientes, ela percebeu que aqueles que sentem que têm algum controle sobre suas vidas e investem em seus cuidados têm melhores resultados.

E se você é por natureza um pessimista? "Essa é uma pergunta difícil. Não há pílula mágica da felicidade" disse Jackson. Algumas pesquisas mostram que pedir às pessoas para que elas sorriam ajuda a colocá-los em uma "vibração positiva".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casado(a)? Sua chance de morrer por doença do coração pode ser menor!

Pessoas com doença cardíaca  casados apresentam menor risco de morte por doenças do coração assim como de outras doenças do que os não...