I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O sistema nervoso que não conhecemos





  Existe um componente dentro de nosso sistema nervoso sobre o qual nós não temos controle, ou seja, funciona de maneira involuntária. Todos os nossos órgãos (coração, pulmão, intestinos, rins, etc.) são regulados pelo chamado de “sistema nervoso autonômico”. O balanço dos dois "braços" moduladores (simpático e parassimpático) deste sistema permite que o funcionamento do organismo possa ser acelerado ou reduzido, por exemplo: coração bater mais rápido ou devagar, os intestinos funcionarem mais rápidos, a produção de substâncias que ajudam na digestão, quantidade de suor, etc., etc. 
  Um dos maiores estimulantes deste sistema é o stress, o qual faz com que todo o organismo se mobilize para responder a alguma agressão ou ameaça. Assim, se você está caminhando na rua e um cachorro raivoso corre em sua direção, reações como aumento da frequência do coração, os olhos ficarem mais abertos e respiração mais profunda são normais. Nosso corpo está preparado para a reação, seja lutar seja correr. Nosso coração sofre intensas variações em seu funcionamento causado por esta variação entre os chamados sistema simpático e parassímpático (vagal). Diversas arritmias podem ser geradas por estes sistemas, até mesmo morte súbita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casado(a)? Sua chance de morrer por doença do coração pode ser menor!

Pessoas com doença cardíaca  casados apresentam menor risco de morte por doenças do coração assim como de outras doenças do que os não...