I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Palpitações: dúvida frequente no consultório


  Tenho episódios ocasionais de palpitações. Na última consulta meu médico viu o eletro e disse que eu tinha fibrilação atrial e pediu para começar a utilizar anticoagulante. Li na Internet que estes remédios podem ser perigosos, o que devo fazer?
  A decisão de começar a tomar anticoagulantes (Warfarina, Marcumar) para  fibrilação atrial isolada (fibrilação atrial sem outra doença cardíaca) ou qualquer outro distúrbio do ritmo cardíaco depende de vários fatores. A maioria dos cardiologistas utiliza algum esquema para classificação de risco, estes protocolos auxiliam para que a melhor conduta seja escolhida.  Alguns aspectos que os protocolos levam em consideração: 
  Idade não é fator de risco até 75 anos; insuficiência cardíaca; diabete e pressão alta. elevam o risco, principalmente quando associadas. O maior fator de risco é a presença de um derrame ou outro tipo de doença vascular prévia.
  Se duas destas alterações estão presentes a grande maioria dos médicos inicia o uso de anticoagulante. Com relação aos efeitos colaterais, os anticoagulantes realmente aumentam o risco de sangramentos que podem ser perigosos. Os remédios chamados cumarínicos
(Warfarina, Marcumar) sofrem muitas alterações com a mudança da dieta, consumo de bebida alcoólica e até mesmo o horário de uso da medicação.
  Recentemente foi lançada no Brasil nova medicação anticoagulante que tem o mesmo efeito protetor, porém com bem menos risco. A decisão de seu médico em considerar o uso de anticoagulante é sábia, pois se sabe que um número importante de AVCs (derrame cerebral) tem como origem a fibrilação atrial.

3 comentários:

  1. Dr. Cidio, gostaria de saber se o nervo vagal pode ser desencadeador da fibrilação atrial. Tenho esse problema e meu coração é tido como normal de acordo com ressonância magnética, ecocardiograma, teste de inclinação, teste ergonmétrico.

    Como saber se esse tal nervo vagal é o culpado? Andei lendo a respeito e não encontrei muita informação, seria interessante um post sobre o assunto.

    Abraço,
    Luiz - BlogdoFibrilado

    ResponderExcluir
  2. Fernando obrigado pela visita e parabéns pelo seu blog (blog do fibrilado.wordpress.com). A fibrilação atrial é uma doença com várias causas conhecidas, outras nem tanto. A atividade física e o excesso de estimulação simpática (ex.ingesta de café em excesso, alcóol ou energéticos) podem desencadear arritmias em várias pessoas. Paradoxalmente, outras pessoas tem mais arritmias durante o sono ou repouso, ou mesmo após uma refeição mais "pesada". Estas situações são potencialmente causadas por uma estimulação do sistema nervoso autonômico, chamado de sistema vagal. É um assunto mais complicado que, com certeza vai merecer um post. Obrigado pela sugestão e pela visita.
    Excelente sugestão Fernando

    ResponderExcluir
  3. Excelente. Não poderia ser melhor.

    Wilson. 19 \ 11 \ 20015

    ResponderExcluir

Os fabricantes de dispositivos de fitness ou qualquer dispositivo com sensores relacionados com a saúde, geralmente são cuidadosos e r...