I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Manifesto pela prevenção de morte súbita no Futsal



  Em uma iniciativa inédita em nosso meio, um grupo de preparadores físicos e técnicos de futsal da Federação Paranaense de Futebol de Salão publicaram uma carta aberta chamando a atenção de toda a sociedade para  a prevenção de morte súbita nos atletas profissionais e amadores.
 Dentre várias ponderações eles sugerem aumentar a atenção dos clubes sobre a necessidade da presença de um desfibrilador portátil nos ginásios de competição.
 Recomendam a realização de avaliação cardiológica completa antes da prática da atividade esportiva em todos os atletas e, especialmente acima dos 35 anos. A utilização de anabolizantes, anfetaminas, suprimentos energéticos e bebida alcoólica também é alvo de atenção dos preparadores.
  " Se não tomarmos as medidas cabíveis, veremos mais atletas morrendo dentro de quadra, deixando para trás suas famílias e amigos".
 Acredito que estes profissionais estão assumindo uma postura corajosa, enfrentando um problema que é adequadamente valorizado e potencialmente prevenível. Fazem um chamamento aos clubes, organizadores e demais instituições para atuarem na prevenção da morte súbita em jovens ativos os quais não fazem exames que possam afastar o risco de um evento trágico. Porém eles fazem uma ressalva bem adequada e que serve de advertência:
 "Cabe ao atleta cuidar do próprio corpo, sua ferramenta de trabalho, mantendo hábitos saudáveis fora das quadras".





  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casado(a)? Sua chance de morrer por doença do coração pode ser menor!

Pessoas com doença cardíaca  casados apresentam menor risco de morte por doenças do coração assim como de outras doenças do que os não...