domingo, 7 de agosto de 2011

Insuficiência cardíaca: quando o coração cansa


  A função principal de nosso coração é bombear o sangue para nutrir todas as células do organismo. Este bombeamento é realizado pelo músculo cardíaco (miocárdio) que enche as cavidades do coração de sangue e depois se contrai impulsionando o sangue. A insuficiência cardíaca (coração grande) acontece quando ele deixa de atender a esta função, ou seja: perde a capacidade de bombear a quantidade de sangue necessária para atender às demandas do corpo. O coração usualmente aumenta de tamanho na tentativa de compensar sua falta de força.
  Pessoas com insuficiência cardíaca (coração cansado) muitas vezes sofrem de falta de ar e cansaço, além de dificuldades com a respiração durante a realização de esforço físico.  Em algumas as pernas podem inchar, mais frequentemente a noite. 
  Hoje os médicos sabem que pessoa que tem outras doenças do coração tem maior chance de apresentar insuficiência cardíaca. Esta doença é muito séria não apenas por ser debilitante, mas também por aumentar muito a mortalidade. A presença de arritmias cardíacas é um dos principais problemas nesta situação. Talvez a arritmia persistente mais frequente nesta doença é a fibrilação atrial 
  A utilização de tratamentos regulares e bem orientado pode fazer até mesmo desaparecer os sintomas desagradáveis, além de diminuir o risco de morrer.
  Se você tem insuficiência cardíaca, é muito importante educar-se sobre esta condição e os tratamentos disponíveis. Desta forma, você pode ajudar o médico a certificar-se de que você está recebendo o tratamento que você precisa tanto para sentir-se melhor como para evitar complicações e evitar a morte súbita. Estes tratamentos podem ser remédios para o coração, para prevenir o surgimento de coágulos e até mesmo marcapassos ou desfibriladores implantáveis.
  

4 comentários:

  1. minha sogra descobriu que tem essa doença e ela fuma pode piorar a situaçao

    ResponderExcluir
  2. Ultimamente venho tendo esta sensação ele pulsa normal mas parece que ele ta cansado, doi um pouquinho quase nada mas chega a incomodar e da uns calafrios gelidos fora a falta de ar na hora( creio que seja minha crise de panico ) mas parte da minha familia tem problemas de coração.

    ResponderExcluir
  3. Estou com esse problema.Quais as precauções urgentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, en caso de dúvidas procure seu médico.
      Obrigado pela visita.

      Excluir