sábado, 27 de agosto de 2011

Apareceu um bloqueio no eletrocardiograma..... e agora?





  Os ramos direito e esquerdo são partes do sistema elétrico do coração. Eventualmente, um dos ramos  torna-se danificadas ou doentes e não conduzem os impulsos elétricos do coração.  Quando isso acontece, alterações importantes surgem no eletrocardiograma(ECG), permitindo que o médico faça o diagnostico de bloqueio do ramo direito (BRD) ou bloqueio do ramo esquerdo (BRE).
  Na maioria dos casos, bloqueio de ramo não é um problema médico sério e não necessita tratamento médico, apenas acompanhamento com a realização de eletrocardiograma. No entanto, o aparecimento de bloqueio de ramo (BRE mais do que BRD) pode ser um importante sinal de que existe doença cardíaca, a qual deve ser afastada pelo médico.
  Em muitos indivíduos, a evidência de bloqueio parcial, ou incompleto, do ramo está presente no  ECG.  Como acontece na presença de bloqueio completo do ramo, os bloqueios parciais são geralmente benignos, raramente estando associados à doença cardíaca.

  Apesar da natureza geralmente benigna de bloqueio de ramo, existem algumas circunstâncias em que  bloqueio de ramo pode progredir e necessitar de tratamento, até mesmo implante de um marcapasso.
Eventualmente pode ocorrer o bloqueio dos dois ramos, o que é chamado de bloqueio total. Quando isto acontece à freqüência cardíaca pode baixar perigosamente levando até mesmo a desmaios. Nestes casos é sempre indicado a colocação de um marcapasso, que fará o coração volte a bater na freqüência normal novamente.

12 comentários:

  1. Estou com um problema parecido, me sentindo cansado com ancia de vômito.

    ResponderExcluir
  2. tenho bloqueio do ramo esquerdo isso tem cura ou fica pro resto da vida ou pode ate piorar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, existem diversas causas para este tipo de bloqueio. Converse com seu médico pois só ele pode resolver sua dúvida.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
    2. Também tenho o BRD que me faz sentir muito mal, as vezes tenho que parar de andar e sinto uma sensação que o sangue está saindo fora do coração, que dura em torno de 05 a 10 minutos e depois passa, mas é uma sensação horrível.

      Excluir
  3. Exercícios físicos intensos podem causar bloqueio incompleto do ramo direito? E quem já tem esse bloqueio pode praticar esportes como Rugby?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hadassa, bloqueios de ramo podem ser intermitentes e surgir durante durante a atividade física. A prática de esportes ou atividade física deve ser avaliada por um profissional capacitado.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  4. Ola dr.

    Tenho wpw, assintomatica, e sou gestante. Quero tentar parto normal. Existe alguma contraindicação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Poliana, existem diversas postagens no blog sobre as taquicardias que esta síndrome pode ocasionar. Sugiro que converses com um cardiologista ou em eletrofisiologista (especializado em arritmias cardíacas). Eles poderão auxiliar na decisão.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  5. achei muito interessante poder ser informada sobre doenças cardiacas.

    ResponderExcluir
  6. Fiz um teste ergometrico e deu BRD completo, eu faço atividade fisica, e musculaçao ,o que eu tenho que fazer pea corrigir e de que da isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francieude, somente a avaliação de seu médico poderá avaliar se o bloqueio é permanente, se tem relação com o aumento da frequência cardíaca ou outra situação.
      Obrigado pela visita

      Excluir
  7. Ola doutor tudo bem? Gostaria de saber se o bav grau II mobitz I pode me reprovar em concurso público, haja vista a maioria deles dizer assim: "bloqueios, com exceção do bloqueio incompleto de ramo direito sem evidências de cardiopatia". Muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir