I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

domingo, 10 de julho de 2011

Fibrilação atrial: o principal problema é a falta de informações



  
   A fibrilação atrial é uma arritmia (descompasso do coração) que aflige milhões de pessoas levando a sérios riscos principalmente derrames (AVCs). Talvez devido a quantidade de pessoas afligidas ou mesmo devido a falta de informações adequadas, muitos médicos ainda não dão a devida importância a este problema de saúde pública: a fibrilação atrial é a arritmia que mais internações provoca, levando a um gasto de dezenas de milhões de reais, principalmente devido as suas complicações.
  A mais temida é o chamado de derrame cerebral (AVC), que pode levar a paralisias e diversos tipos de problemas no cérebro.
   Informações importantes tem surgido tanto na Internet como na midia em geral sobre este problema e seus tratamentos, por exemplo:
     -  80% dos médicos americanos acreditam que a fibrilação atrial é uma doença importante mas apenas 30 % dos pacientes tem esta impressão;
    -   Existe uma diferença média de quase dois anos entre o paciente relatar  suas queixas e o médico descobrir a doença.
   -  90% dos profissionais de saúde relataram que discutiram com seus pacientes os riscos da doença mas apenas 43 % dos pacientes lembram-se disto.
  Diferentes perspectivas sobre o mesmo (e sério) problema. Este descompasso de informações é um risco e ao mesmo tempo um aviso, ainda mais quando novas medicações e técnicas existem para o tratamento e prevenção das complicações desta temível arritmia.
   A fibrilação atrial é uma doença de alto risco e, mesmo aqueles diretamente interessados não estão adequadamente informados pois os profissionais de saúde não estão conseguindo sensibilizar os pacientes. A internet pode ser excelente auxiliar para a educação e sensibilização dos clientes mas não substitui uma boa conversa com seu médico. 
  Caso voce esteja interessado, este é o link para algumas das postagens sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casado(a)? Sua chance de morrer por doença do coração pode ser menor!

Pessoas com doença cardíaca  casados apresentam menor risco de morte por doenças do coração assim como de outras doenças do que os não...