domingo, 17 de julho de 2011

Afinar o sangue ?






  
  A coagulação do sangue é um processo complexo, pois ele deve permanecer líquido o suficiente para levar nutrientes para todo organismo mantendo a capacidade de coagular rapidamente para evitar sangramentos.
  Existem muitas doenças em que o uso de remédios para diminuir a coagulação é muito importante. Porém, antes demais nada vamos entender o que é a coagulação do sangue.
 Quando ocorrem sangramentos ou mesmo inflamações nosso organismo ativa vários circuitos para estancar ou ao menos diminuir a sua severidade. Talvez o mais rápido seja a ativação de um grupo de pequenas células sanguíneas chamadas de plaquetas. Elas imediatamente colam nas rupturas dos vasos, tornam-se viscosas e agregam-se. Quando isto acontece, mais e mais plaquetas ativam-se, aumentando ainda mais a sua agregação procurando estancar o sangramento.
  Junto inicia-se outro processo, dentro das células vermelhas do sangue nas quais uma substância chamada de trombina provoca várias transformações as quais resultam na formação de fibrina, que forma uma rede que une como uma rede os glóbulos vermelhos.
 Esta cascata de eventos é fundamental para a sobrevivência, sem isto uma simples picada de mosquito poderia ser fatal. Existem algumas doenças do sangue em que hereditariamente a coagulação não funciona bem. Alguns tipos de câncer ou mesmo medicações podem também ocasionar problemas.
  Porém, em muitos casos devemos diminuir a capacidade de coagulação ("afinar")  do sangue para prevenir ou mesmo tratar doenças. A fibrilação atrial, uma das arritmias mais frequentes, é uma das situações que  leva os médicos a receitarem anticoagulantes ou anti-agregantes plaquetários.
   Porque? 

   Veremos no próximo post.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário