I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O coração da mulher pode correr mais riscos do que o coração do homem.


Cada vez mais os assuntos do coração preocupam a todos. De longe, a doença cardíaca é o assassino número 1 no Brasil e os riscos do coração da mulher aumentam cada vez mais.  Na verdade, mulheres que tem ataques cardíacos antes dos 50 anos tem o dobro da mortalidade dos homens nas primeiras semanas após o infarto.
Apesar de alguns fatores de risco de doença cardíaca, como história familiar e envelhecimento, não são controláveis, as mulheres podem fazer alterações de estilo de vida para reduzir seu risco de doença cardíaca. Existem algumas dicas para as mulheres começaram a cuidar da saúde do seu coração:

1. Arranje tempo para si mesmo. Muitas vezes as mulheres tem diversas compromissos ao mesmo tempo; coisas como cuidar dos filhos, da casa, do trabalho, das compras e diversas outras. Dê-se permissão para pensar sobre suas próprias necessidades, e tomar o tempo para proteger a sua própria saúde.
2. Exercite-se regularmentePequenos ajustes no seu nível de atividade física  como ir a pé para o trabalho ou as compras, usar as as escadas em vez do elevador podem ter um impacto significativo.
3.  Cigarro, o grande vilãoFumar aumenta o risco de doença cardíaca. Todos conhecem os riscos do cigarro porém poucos param de fumar. Esta é uma decisão difícil mas com um grande impacto em sua vida. Mudanças no estilo de vida podem ajudar nesta decisão. Preste atenção nos seus hábitos, se você sempre acende um cigarro quando toma café, diminua ou pare de tomar café. É bem conhecido que a prática de exercícios físicos ajuda na interrupção do cigarro. Preste atenção a seus familiares, eles querem o seu bem.
4. Mantenha uma dieta saudávelComa mais frutas frescas e vegetais, peixes e alimentos integrais. Reduzir os alimentos ricos em colesterol e sódio. Um estudo recente descobriu que mulheres que comem verduras e saladas, como espinafre cozido, e usar azeite em vez de manteiga tiveram menor probabilidade de desenvolver doenças cardíacas. Sua família também irá beneficiar destas mudanças para uma dieta saudável em casa.
5. Preste atenção na balança.. Estar com sobrepeso ou obesidade é um fator de risco significativo para doença cardíaca e pode levar a outros problemas de saúde como a diabetes. Perder peso é dificil, mas a definição de objetivos reais pode ajudar.Não adianta colar na porta da geladeira a foto da Gisele Bunchen.  Mesmo uma pequena  perda de peso,  5 por cento do seu peso corporal total  tem benefícios de saúde importantes.
6. Cuide do colesterolO controle do colesterol é realmente importante para a saúde. O tipo "ruim"  (LDL)  é um grande risco para a doença cardíaca. Os níveis de colesterol podem ser controlados por ingestão de alimentos com baixo colesterol  e de gordura saturada e ricos em "bom" colesterol (HDL). Tenha certeza de ter exames de colesterol normal.
7. Conheça os riscos do diabetes ("açúcar no sangue").  Familiares próximos (pais tios, irmãos) com diabete podem multiplicar a chance desta doença de alto risco. Não vacile, procure um médico e cuide bem de sua alimentação.
8. Pressão alta. É um grande risco pois aumenta o trabalho do coração e pode danificar as artérias de todo o corpo. É uma das maiores causas de derrames cerebrais, insuficiência renal e outras doenças sérias. Tire o saleiro da mesa, o sal colocado durante o preparo da comida é suficiente.


Estas dicas podem modificar a maneira como você está vivendo hoje mas com certeza vão fazer a sua vida mais longa e com melhor qualidade !

2 comentários:

  1. O meu coração ta disparando por qualquer coisa que ey faço, sinto dores no peito,mão formigando,dor de cabeça direto.Tudo que eu faço meu coração dispara e começa a doer e me da muita falfa de ar . Oque pode ser estou muito preocupada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, existem diversas postagens no blog sobre este assunto, sugiro que visites algumas das paginas sugeridas na coluna da direita.
      Obrigado pela visita.

      Excluir

Os fabricantes de dispositivos de fitness ou qualquer dispositivo com sensores relacionados com a saúde, geralmente são cuidadosos e r...