I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Ataques cardíacos e horário de verão


Sempre cercado de discussões, o horário de verão talvez não seja uma boa opção para o coração. Médicos suecos publicaram  em importante revista médica onde mostram que o início do horário de verão (normalmente ainda na primavera) está associado ao aumento de ataques cardíacos. O estudo mostrou um aumento do número de infarto nas primeiras horas do dia durante o horário de verão.
Será que o horário de verão é uma ameaça a saúde e deva ser abandonado?
Não é bem assim parece que o perigo está na diminuição das horas de sono. Outros estudos médicos já mostraram resultados semelhantes.
A privação do sono, frequente no nosso dia-a-dia, dificilmente pode ser medida e avaliada. Dificilmente dormimos a mesma quantidade de horas todos os dias.
Porém, quando inicia o horário de verão todos dormimos uma hora a menos e o organismo pode demorar alguns dias para se adaptar a esta nova realidade. Esta mudança em massa no sono de milhões de pessoas permitem que estudos médicos possam ser realizados e as informações comparadas.

O que este estudo realmente quer dizer é que todos nós devemos prestar mais atenção aos nossos ciclos de sono, o nosso melhor para conseguir dormir o suficiente, e tentar evitar interrupções desnecessárias em nossos padrões de sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casado(a)? Sua chance de morrer por doença do coração pode ser menor!

Pessoas com doença cardíaca  casados apresentam menor risco de morte por doenças do coração assim como de outras doenças do que os não...