I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

domingo, 12 de setembro de 2010

Relações sexuais e seu coração



Não é fácil falar com o médico sobre atividade sexual, porém existe uma pergunta que surge no consultório:  Quando posso voltar a praticar sexo após um ataque cardíaco? 


(as informações abaixo são de caráter geral, em caso dúvidas ou para maiores esclarecimentos, o seu médico deve ser consultado)


O efeito da relação sexual no coração é semelhante ao efeito do exercício moderado (caminhar a passos rápidos em superfície plana). Em geral, os médicos pedem que seus pacientes evitem relações sexuais por 4-6 semanas após um ataque cardíaco, enquanto o coração esta cicatrizando. 
Toda a atividade física deve iniciar de maneira leve, logo após a alta do hospital, e aumentar gradualmente a sua intensidade para que o sistema cardiovascular se prepare para recomeçar a atividade sexual. 
Assim como o exercício, a atividade sexual após um ataque do coração é normalmente bastante segura além de fortalecer a ligação entre os parceiros.
Algumas pessoas tem complicações mais sérias, nestes casos o retorno da atividade sexual pode demorar um pouco mais, enquanto seus problemas de saúde estão sendo controlados.
É comum que os homens tenham algum grau de disfunção erétil após um ataque cardíaco. Tanto homens quanto mulheres podem ter uma diminuição do desejo sexual. Alguns desses problemas podem ser devido aos medicamentos mas frequentemente são causados por ansiedade, depressão ou medo de ter outro ataque cardíaco durante o sexo. Tais problemas costumam resolver-se por conta própria depois de 30-60 dias, até que se recupere a confiança em suas habilidades para funcionar normalmente em todos os outros aspectos da sua vida.
Caso os problemas sexuais continuem, não tenha vergonha, fale com seu médico. Quando tomados de maneira correta remédios para a disfunção erétil são muito eficazes. Estes medicamentos podem ser usados com segurança na maioria dos homens com doenças cardíacas. 
Enfim, a atividade sexual normal pode ser retomado dentro de algumas semanas de um ataque cardíaco porém existem importantes considerações individuais a serem feitas, portanto conversar com o seu médico pode ser o caminho mais seguro e rápido para uma vida sexual ativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia do portador de marcapassos

Em comemoração ao  Dia do Portador de Marcapasso , 23 de setembro, cardiologistas de todo o Brasil vão promover uma campanha orienta...