I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Atestado médico e a prática de esportes



Sociedade de Cardiologia prepara exigências que servirão de referência para médicos

Quem já faz ou pretende começar a fazer atividade física terá de passar por uma avaliação médica mais rigorosa a partir de agosto, segundo novas diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 

Os atestados médicos que costumam ser exigidos em academias, clubes ou competições seguirão um padrão, muito mais detalhado. 

O médico vai ter que informar, por exemplo, o tipo e a intensidade dos exercícios a que a pessoa está apta. 

Os donos de academias afirmam que é comum eles receberem atestados de dermatologistas ou ginecologistas, sem que haja uma avaliação cardiovascular da pessoa, segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo. 

Nas novas diretrizes, que servirão de referência aos médicos, serão indicados os exames necessários a quem pretende fazer exercícios. Avaliação clínica, eletrocardiograma e exame de sangue ajudam a prever riscos, segundo os médicos. 

O objetivo das medidas é evitar casos de morte súbita, como a do jogador Frederico Pinheiro, que morreu no sábado de parada cardíaca, aos 26 anos, durante uma partida de futebol da série B do Campeonato Carioca. 

Segundo especialistas, mesmo quem só pratica esporte no fim de semana precisa ser avaliado. Doenças cardíacas genéticas ou adquiridas, como hipertensão, diabetes e colesterol alto, podem significar risco. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os fabricantes de dispositivos de fitness ou qualquer dispositivo com sensores relacionados com a saúde, geralmente são cuidadosos e r...