I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Arritmias e o risco de demência (doença de Alzheimer)



O tratamento da  fibrilação atrial (FA) com ablação por cateter pode reduzir significativamente o risco do surgimento de demência e da doença de Alzheimer, de acordo com os resultados preliminares de estudo apresentado no último congresso da Sociedade Americana de Arritmias Cardíacas (HRS), há uma semana em Denver, Colorado.


Os mesmos pesquisadores já haviam estabelecido uma ligação entre a doença de Alzheimer, demência e fibrilação atrial. Eles mostraram que pessoas com esta arritmia tem maior risco de desenvolverem problemas cerebrais futuros com aumento também da mortalidade.
Aproximadamente 40 mil pacientes foram acompanhados por tres anos sendo que o surgimento de alterações cerebrais foi claramente maior naqueles pacientes com fibrilação atrial não tratados. 
Os pacientes com fibrilação atrial tratados com ablação por catéter   apresentaram risco tão baixo quanto aqueles que nunca tiveram arritmia.


Os pesquisadores não sabem ainda porque esta arritmia aumenta a chance de doenças cerebrais mas especulam que pode haver diminuição da chegada de sangue (perfusão) ao cerebro ou ainda a presença de alterações inflamatórias simultâneas no coração e no cérebro. Quando a arritmia é interrompida diminuiria o estímulo para inflamação no cérebro.
As possibilidades apresentadas são ainda especulações e os resultados devem ser comprovados e repetidos em outros estudos mas é mais uma luz que surge no estudo de duas doenças crônicas que afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Esperamos que este trabalho seja adequadamente revisado e publicado para que todos possam analisar o material em sua totalidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia do portador de marcapassos

Em comemoração ao  Dia do Portador de Marcapasso , 23 de setembro, cardiologistas de todo o Brasil vão promover uma campanha orienta...