I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

sábado, 17 de abril de 2010

Atividade física para quem tem marcapasso ou desfibrilador




O exercício físico desempenha um papel importante na reabilitação após o implante de um marcapasso ou desfibrilador cardíaco. Além de prevenir sintomas e até mesmo a morte súbita, facilita o retorno ao bom condicionamento físico e reduzir os fatores de risco para a doença cardíaca, incluindo pressão arterial alta, colesterol, diabetes e obesidade. A chave para maximizar os benefícios do exercício é seguir um programa bem concebido que você pode produzir resultados a longo prazo. 
Primeiros passos:


Converse com seu cardiologista antes de iniciar um programa de exercícios e pergunte se existe contra-indicação para a realização de algum tipo de exercício.
Tome todos os medicamentos, como recomendado pelo seu médico. 
As metas do seu programa devem ser melhorar a sua capacidade de realizar atividades da vida diária, aumentar a força e resistência muscular. 
Os exames médicos a serem realizados antes de iniciar a sua rotina de exercícios são fundamentais para determinar a sua freqüência cardíaca máxima e aquela ideal para a prática desportiva (usualmente 60 a 75% menor que a frequência máxima).


Caso você escolha por realizar atividades físicas de rotina, o ideal é que um profissional especializado acompanhe a sua rotina.
Escolha atividades que tornam mais fácil para você acompanhar o seu nível de intensidade, como caminhada, ciclismo ou exercícios na água. 
Realize exercícios que envolvam todo seu corpo mas tenha cuidado nos meses que seguem a cirurgia pois algumas modificações podem ser necessárias e alguns exercícios contra indicados. 


Mesmo que você estava ativo antes da cirurgia, provavelmente sofreu uma diminuição importante no seu preparo durante o período de recuperação. 
Parar o exercício imediatamente e peça ajuda se você experimentar choques inapropriados, dor no peito ou cansaço extremo. 
Seu programa de exercícios deve ser projetado para maximizar os benefícios com o menor risco de agravar a sua saúde ou condição física. Nunca faça atividade física sem conversar com seu médico antes.

8 comentários:

  1. oi, tenho 27 anos e sou portador do marcapasso, devido a um bloqueio atrio ventricular total.
    e gostaria de saber se posso praticar exercicios como musculação em geral. obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a leitura atenta da postagem irá auxiliá-lo na prática da atividade física que desejas. Em caso de dúvida sugiro conversar com seu médico. Obrigado pela visita.

      Excluir
  2. Ola me chamo willian....sou portador de marcapasso desde meus 6 meses de vida...hj tenho 20 anos e agora estou querendo fazer exercicios de musculacao...posso fazer? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Willian, a resposta acima vai orientá-lo.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  3. gostaria de saber se existe alguma associação para portadores de marcapasso?

    ResponderExcluir
  4. Oi, tenho 73 anos e sou portador de marcapasso a 1 ano e meio. Gostaria de iniciar uma atividade física pois, muito embora eu seja bastante ativo estou sentindo necessidade de fazer exercícios. Sera que apenas a caminhada (como recomenda meu cardiologista) seria suficiente? Saberia me informar se há algum programa na internet que de dicas como caminhar com marcapasso na 3ª idade ou tenho que consultar um fisioterapeuta? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá a consulta ao seu médico é a melhor maneira para iniciar um programa de atividade física mais intenso. A idade não é contra-indicação para a realização de exercícios físicos. Obrigado pela visita.

      Excluir

Os fabricantes de dispositivos de fitness ou qualquer dispositivo com sensores relacionados com a saúde, geralmente são cuidadosos e r...