I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Os Energéticos e nosso corpo




O consumo de energéticos  (Gatorate, Red Bull, etc) está crescendo cada vez mais no País. Milhões de pessoas utilizam a bebida para espantar o cansaço ou mesmo para enfrentar a agitação da balada. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas não Alcoólicas, o consumo destes produtos no Brasil foi de 11,7 milhões de litros em 2008, com um crescimento de 48,5% em 2009 chegando a 17,3 milhões de litros. Apenas uma das marcas detém 75 % de todo o mercado. Para alcançar tanto sucesso, a propaganda foi fundamental pois associou o consumo de energéticos a melhora da capacidade física, vida saudável e retorno a o vigor da juventude. Pena que as coisas não são assim tão simples e a propaganda está deixando de comentar alguns aspectos importantes relacionados ao consumo deste tipo de "bebida". Todos os energéticos tem como base a cafeína além de substâncias como proteinas  e gorduras  e outros estimulantes, ou sejam aceleram a taxa de metabolismo e aumentam o estado de alerta deixando o cérebro mais atento e os demais órgãos do corpo funcionando mais rapidamente. Em outras palavras, enganando o corpo. Diversas outras reações naturais podem ocorrer com esta estimulação do funcionamento corporal tais como dor de cabeça, aumento da vontade de urinar, suores, respiração mais ofegante, aceleração do funcionamento do fígado (importante se a pessoa estiver utilizando algum remédio), palpitações, taquicardia, outros tipos de arritmias e em casos raros até mesmo morte súbita caso o usuário sofra alguma doença do coraçãoDe acordo com o  Comitê Olímpico Braileiro (COB)  não existe proibição específica mas um importante alerta: " Aminoácidos, sais minerais e vitaminas podem ser utilizados desde que o atleta use com cautela, pois as pesquisas mostram que alguns deles apresentam contaminação com substâncias proibidas". Cuidado e moderação são as palavras chaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os fabricantes de dispositivos de fitness ou qualquer dispositivo com sensores relacionados com a saúde, geralmente são cuidadosos e r...