Cigarro e morte cardiaca




 Todos sabem que o fumo é a mais importante causa de câncer de pulmão. Porem, o que não é muito divulgado é que o cigarro é um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças do coração. Diversos fatores associam o tabagismo a doenças do  coração. Talvez um dos mais importantes seja seu importante papel no surgimento e piora das placas de gordura que se depositam nas artérias causando uma diminuição da passagem do sangue levando a angia, infarto e até mesmo morte súbita.
Investigadores americanos e australianos demonstraram que a maior causa de morte em fumantes são as doenças cardíacas e não as pulmonares. Isto aumenta ainda mais o risco do cigarro.
Neste estudo, durante o ano de 2000, houveram 1 690 000 (um milhão seiscentos e noventa mil) mortes cardiacas em fumantes contra "apenas" 850 000 (oitocentas e cinqüenta mil) mortes de câncer de pulmão.


Portanto, é mais frequente que o fumante morra do coração do que e câncer de pulmão. Isto não quer dizer que aqueles que morrem do coração não tem doença do pulmão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O coração batendo fora do normal: Palpitações

Meu coração está disparando

Medida do pulso (batimentos cardiacos)