I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

sábado, 27 de março de 2010

Cigarro e morte cardiaca




 Todos sabem que o fumo é a mais importante causa de câncer de pulmão. Porem, o que não é muito divulgado é que o cigarro é um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças do coração. Diversos fatores associam o tabagismo a doenças do  coração. Talvez um dos mais importantes seja seu importante papel no surgimento e piora das placas de gordura que se depositam nas artérias causando uma diminuição da passagem do sangue levando a angia, infarto e até mesmo morte súbita.
Investigadores americanos e australianos demonstraram que a maior causa de morte em fumantes são as doenças cardíacas e não as pulmonares. Isto aumenta ainda mais o risco do cigarro.
Neste estudo, durante o ano de 2000, houveram 1 690 000 (um milhão seiscentos e noventa mil) mortes cardiacas em fumantes contra "apenas" 850 000 (oitocentas e cinqüenta mil) mortes de câncer de pulmão.


Portanto, é mais frequente que o fumante morra do coração do que e câncer de pulmão. Isto não quer dizer que aqueles que morrem do coração não tem doença do pulmão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casado(a)? Sua chance de morrer por doença do coração pode ser menor!

Pessoas com doença cardíaca  casados apresentam menor risco de morte por doenças do coração assim como de outras doenças do que os não...