Qual a dose correta de remédio?




Em recente artigo  pesquisadores americanos mostraram que usar uma colher de cozinha como medida para remédios pode ser um grave problema. Por que? É facil de entender.
Pergunte a qualquer cozinheiro(a) qual a receita para fazer um bolo gostoso. Todas as receitas tem medidas que devem ser seguidas (1 colher de açucar, 2 tabletes de caldo de carne, etc) 
Ora, com os remédios devemos ter ainda mais cuidados. As colheres de cozinha tem diversas formas, diversos tamanhos, diferentes profundidades, enfim, dificilmente se consegue dar a mesma dose de remédio duas vezes.
Os efeitos são fáceis de imaginar: ou a doença não é tratada corretamente (pouco remédio) ou a possibilidade de efeitos colaterais aumentam (dose altas). O estudo mostrou que 1 em cada 5 pessoas que utilizam a colher de cozinha tomam a dose errada de medicação.

O que fazer então? Utilize as colheres-medida que acompanham as medicações. Lave após cada uso e guarde junto com o vidro. Nas farmácias existem também seringas dosadoras, que podem ser úteis principalmente para utilizar com crianças.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O coração batendo fora do normal: Palpitações

Meu coração está disparando

Medida do pulso (batimentos cardiacos)