I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Será que todas as palpitações são arritmias cardíacas ?



  Será que todos que sentem palpitações tem realmente arritmas cardíacas?
  Recente estudo publicado na revista da Associação médica americana mostrou que os episódios de palpitações que duram menos de 5 minutos ou a presença de episódios de pânico são muito pouco relacionados com a presença de doença do coração
  Por outro lado, a presença de sensação de batimentos rápidos na região do pescoço ou a presença de episódios de palpitações com duração mais longa aumentam a chance da presença de alterações do ritmo cardíaco (arritmias).
  No caso de palpitações pouco frequentes ou com duração menor de 5 minutos os exames auxiliares como teste de esforço ou mesmo o eletrocardiograma de 24 hs (holter) não auxiliam muito na descoberta da causa desta sensação desagradável. Quanto maior o tempo de monitorização do coração, maior a chance do médico descobrir a causa da palpitação


21 comentários:

  1. Obrigado, esta é a real intenção deste blog, tornar as informações médicas acessíveis a todos.
    Retorne sempre!

    ResponderExcluir
  2. Na materia diz que se durar 5 minutos não significa problema cardiaco, mas que se a garganta bater pode significar. Mas e se a palpitação na garganta durar menos de 5 minutos, mesmo assim a pessoa está incluido no grupo de risco ou nesse caso não?

    ResponderExcluir
  3. Caro anônimo, a sensação de batimentos rápidos no pescoço é muito frequente em alguns tipos especiais de arritmias. Nestes casosa elas duram usualmente mais de 5 minutos. Caso elas durem menos porém com episódios frequentes, acredito que um profissional deve ser consultado. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  4. Dr. Cídio em primeiro lugar parabéns pelo blog,eu tenho 30 anos e há mais ou menos uns 5 sinto as vezes batimentos irregulares, como uns socos, outros mais rápidos, há uns 4 anos atrás fiz eletro, eco, e teste ergométrico e não deu nada, será possível que mesmo assim posso ter algum problema, aguardo resposta, pois estou pensando em engravidar em breve, obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Adriana a decisao de engravidar e importante. Visando um a gestacao tranquila e um bebe saudavel accredit que vice deva conversar com seu medico antes. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  6. dr Cidio boa noite. dr minha mãe sente palpitaçoes principalmente de madrugada. são palpitações sem arritimias o ps batimentos ficam em torno de 70bpm. ela tem 70 anos. obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, dr Cidio, venho sentindo palpitações desde junho, de leve a moderada, todos os dias no minimo percebo umas 10 vezes ao dia, cansaço a pequenissímos esforços, já fui no cardiologista , me pediu exames de sangue, bioq., e hemo., normais, vou fazer um holter agora em novembro, o que pode estar acontecendo comigo. Antes disso, passei por um momento de estresse muito grande, essas palpitações podem estar relacionadas a isso, Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  8. Oi Dr.Cidio mto interessante seu blog parabens!Há 4 anos tenho palpitaçoes sentidas como tremores intensos as vezes isolados e as vezes seguidos,ja fui a dezenas de cardiologistas e fiz mtos exames,trato com psiquiatra pois por causa das palpitaçoes desenvolvi panico,hj melhorou mas ainda tenho as palpitacoes e tenho mto medo delas,no holter apresentei extra sistoles ventriculares..oque faco para evitar isso e se realmente nao e perigoso?!mtoo obgada

    ResponderExcluir
  9. Olá, sugiro que leias o post http://tinyurl.com/panico01
    Tenho a certeza que muitas duvidas serão esclarecidas.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom! obrigado pelas imformaçãoes..

    ResponderExcluir
  11. oi DR meu coraçao bate normal e depois acelera do nada e depois volta a bater normal o que pode ser ja que fiz exames e nao deu nada, adriana

    ResponderExcluir
  12. Dr. muito bom seu Blog! As vezes eu sinto uma palpitação meia que peculiar, ou talvez naão seja palpitação! O que sinto é: como se pegasse no coração e desse um forte balanço (solavanco). Essa sensação dura em média 2 segundos e é exporádico. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  13. Dr. adorei o seu blog, muito esclarecedor...Ah um tempo venho sentindo palpitações, sinto o meu coração bater o dia todo. O meu coração bate tão forte que vejo ele batendo por cima da roupa sem precisar colocar a mão. E isso me incomoda muito pois penso que vou infartar a qualquer momento. Sou hipertensa e controlo minha pressão com Pressat 5mg 1 comp. ao dia e Selozok 50mg 1 comp ao dia. Fiz holter 24h que deu normal, a minha médica disse que é ansiedade...Será que pode ter alguma coisa haver com a medicação que eu tomo??? desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  14. Olá Dr. gostaria de saber se má disgestão pode dá uma aceleração no coração? ou a sensação de muitos gases intestinais, se isto também provoca aceleração do coração quando comemos,ou até quando comemos rápido? obrigada!

    Holanda

    ResponderExcluir
  15. Pois é. Eu fiz o eco e nada. Fiz o eletro e nada. Fiz o raio-x de tórax e nada. Aí fiz o Holter, deu sim, supraventricular. Porém meu cardio jura que isso não é grave, porque acusou 99 "somente". E jura que o fato de eu ser estressado e estar passando por síndrome do pânico (isso constatado por psiquiatra), eu acabo dando mais ênfase do que devia. E agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, existem aqui no blog diversos posts sobre estes assuntos: (taquicardia e pânico). Sugiro que leias mas lembre, nenhum site substitui a conversa com seu médico. Obrigado pela visita.

      Excluir
  16. Bom dia Dr. muito bom o seu blog, venho sentindo palpitações, fim de ano fui pular na piscina, com um mal jeito meu coração começou a bater rápido começou a me dar tontura, fraqueza nas pernas, muito suor, tive que sentar esperar um certo período (10 a 15 minutos), outra ocasião foi ontem, andando na rua normalmente, tinha fumado 2 cigarros, de repente sinto um batimento descoordenado, e novamente o coração acelera, me dando os mesmo sintomas anteriores. nunca tive pressão alta me alimento muito bem, me exercito 5 vezes por semana ! fiquei com muito medo !! peço sua ajuda, qual a sua opinião Sr !! agradeço sua atenção !!

    att, FELIPE !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe. Aqui no blog existem várias postagens sobre este tema.
      Abraços e boa leitura.

      Excluir
  17. Ola dr.tenho arritmia supraventricular, passei por uma ablaçao e nao teve sucesso ela voltou apos 15 dias a cirurgia, e normal isso acontecer, ela venho mas agressiva, ainda tenho chances de cura? me responda por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sheila, sugiro que converses com o médico que fez a ablação. Ele poderá responder tuas indagações.
      Obrigado pela visita.

      Excluir

Dia do portador de marcapassos

Em comemoração ao  Dia do Portador de Marcapasso , 23 de setembro, cardiologistas de todo o Brasil vão promover uma campanha orienta...