I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Para que serve o eletrocardiograma



  Nosso coração funciona para bombear o sangue para todo o organismo. Para exercer esta função de maneira efetiva, as suas células são interligadas por um sistema elétrico que possui o equivalente a usinas, transformadores e linhas de transmissão.
   Assim, cada batimento cardíaco inicia-se com um estímulo elétrico na região chamada de nó sinusal, é transmitida pelas câmaras superiores (átrios) até chegar a uma região que filtra a energia e transmite para as câmaras inferiores, chamadas de ventrículos. Daí o sangue é transmitido para todos os orgãos pelas artérias.
   Esta atividade elétrica organizada permite que o coração receba e impulsione o sangue aproximadamente 100 000 vezes por dia. 
   O estudo desta atividade elétrica é muito importante pois suas alterações podem ser sinal da presença de doenças cardíacas. Esta avaliação pode ser feita por diversos exames sendo que o eletrocardiograma (ECG) é o mais usualmente realizado. Neste exame, cada batimento é decodificado em uma série de sinais elétricos (ondas) que representam a contração de cada uma das partes do coração. Apesar de simples, é uma excelente ferramenta para avaliarmos a presença de alterações no tamanho do coração, presença de infartos prévios, arritmias, bloqueios e até mesmo risco de morte súbita.
   O exame é realizado no próprio consultório médico, sendo que são conectados diversos fios no tórax, braços e pernas. Estes fios são conectados a um aparelho (eletrocardiógrafo) que registra a atividade elétrica. Importante lembrar que o aparelho não libera nenhuma energia, portanto não dá choques. É um exame simples de ser realizado e altamente útil na avaliação do coração.É recomendado que todos acima dos 50 anos façam avaliações cardiológicas regulares e sempre deve ser realizado um eletrocardiograma.
  Exames como o ECG de 24 hs (holter), o teste ergométrico e outros também são úteis na avaliação do sistema elétrico do coração.

3 comentários:

  1. Qual é o batimento normal durante o repouso de um idoso de 62 anos que pesa 80kg fem

    ResponderExcluir
  2. Qual é o batimento normal de um idoso de 62 anos em repouso 80 kg fem.
    obrigado

    ResponderExcluir
  3. Solange, em primeiro lugar é bom deixar claro que ninguém é considerado idoso aos 62 anos. Cada vez mais a medicina oferece recursos para preservar a qualidade de vida por mais tempo sendo que a vida média do brasileiro de classe média está cada vez maior. A frequência cardíaca normal para quem não está tomando medicações e não apresenta doenças do coração ou da tireóide pode variar entre 60 e 85 batimentos por minuto, em repouso. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir

Os fabricantes de dispositivos de fitness ou qualquer dispositivo com sensores relacionados com a saúde, geralmente são cuidadosos e r...