I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Obesidade e pressão alta aumentam o risco de fibrilação atrial



  
   Investigadores europeus publicaram em novembro de 2009 em respeitada revista médica americana resultados de uma pesquisa que demonstrou que tanto a obesidade como a hipertensão aumentam o risco de crescimento dos átrios, trazendo consigo uma maior incidência de fibrilação atrial. Acompanhando um grupo de 1200 pessoas durante dez anos, os investigadores concluíram que qualquer um dos dois fatores provocam aumento do risco, sendo a obesidade o mais importante. 
   Este estudo confirma achados de estudos já realizados que demonstram que o aumento do indice da massa corporal (IMC) está correlacionado ao aumento das cavidades (átrios) cardíacas .
   Estes achados são complementados por outro estudo, publicado em dezembro 2009 que mostra que mesmo uma moderada redução de peso em pacientes obesos melhora a função cardíaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casado(a)? Sua chance de morrer por doença do coração pode ser menor!

Pessoas com doença cardíaca  casados apresentam menor risco de morte por doenças do coração assim como de outras doenças do que os não...