I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

domingo, 29 de novembro de 2009

Doença cardiaca aumenta o risco de fraturas de quadril



  A fratura de quadril é uma das mais temíveis complicações resultantes de uma queda. Ocorre com mais freqüência em idosos. Seu risco é maior pela necessidade de internação hospitalar, realização de cirurgia e, em muitos casos importante diminuição da capacidade de movimentação. Outro risco importante é a possibilidade de liberar no sangue um pouco (êmbolo)  de gordura que pode causar severas complicações pulmonares e até mesmo a morte súbita.
  Tanto em homens como em mulheres idosos, a presença de doença no coração aumenta a chance de queda com fratura de quadril , conforme publicaram cientistas suecos na revista da Associação Médica Americana.
  A presença de doença cardíaca, derrame cerebral prévio, arteriosclerose (obstrução das artérias em qualquer parte do corpo). 
  Outra interessante observação foi que, estudando quase 16 mil gêmeos idênticos,onde um tem doença cardíaca e outro não, mesmo aquele que não tem doença cardíaca tem o risco de fratura aumentado! 
  Observaram que o risco de fratura era maior no primeiro anos após internação por derrame ou doença cardíaca, provavelmente devido ao repouso prolongado. 

artigo original

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia do portador de marcapassos

Em comemoração ao  Dia do Portador de Marcapasso , 23 de setembro, cardiologistas de todo o Brasil vão promover uma campanha orienta...