I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Arritmias e tratamento gênico


Cientistas japoneses usaram células retiradas de cordão umbilical de ratas para criar outras, com as mesmas propriedades do tecido condutor cardiovascular, responsável pelos impulsos eléctricos que levam o coração a bater.
Em estudo inédito apresentado na American Heart Association's Basic Cardiovascular Sciences Conference, em Dallas, nos EUA, cientistas japoneses explicaram como recolheram células estaminais mesenquimais provenientes de cordão umbilical de ratas e injetaram-nas em animais com problemas de arritmia cardíaca causados por bloqueio atrioventricular.
Uma semana depois o bloqueio tinha se resolvido parcial ou totalmente em aproximadamente metade dos sujeitos.
Os exames efetuados revelaram também que as células injetadas alojaram-se perto da área do coração responsável pela condução elétrica (nó AV).


"Atualmente, os bloqueios cardíacos têm apenas tratamento paliativo, proporcionado pela colocação do marcapasso. Esta investigação sugere a possibilidade de uma cura definitiva para as pessoas afectadas por este problema, literalmente dando-lhes um novo marcapasso biológico", segundo Toshinao Takahash da Universidade de Chiba, Japão.


 Ainda é muito cedo para saber a possibilidade de uso desta descoberta mas, sem sombra de dúvida, no Brasil onde a maior causa de bloqueios cardíacos é a doença de Chagas, novas possibilidades de tratamento são sempre bem vindas.



4 comentários:

  1. Dr Cidio, seu blog esta bastante instrutivo, mesmo para mim que sou um leigo. Siga assim e seremos bem informados

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita Dirceo, apesar de tua modéstia, és um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento da área de arritmias cardíacas no sul do pais.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Dr. Cidio,
    O senhor tem uma estimativa de quando tratamentos como estes terão início no Brasil? Pq hoje quem tem um bloqueio AV só pode contar com os marcapassos. Obrigada.
    Katiane

    ResponderExcluir
  4. Ola Katiane, tratamentos como este ainda não estão prontos para uso em humanos. As pesquisas ainda são apenas em animais. Acredito que ainda teremos os marcapassos como o único tratamento para os bloqueios por um bom tempo.
    Obrigado pela visita,
    Cidio Halperin

    ResponderExcluir

Dia do portador de marcapassos

Em comemoração ao  Dia do Portador de Marcapasso , 23 de setembro, cardiologistas de todo o Brasil vão promover uma campanha orienta...