I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Monitorização dos batimentos do coração - Holter



A monitorização dos batimentos cardíacos é normalmente realizada durante a realização de um eletrocardiograma, com duração de aproximandamente 30 segundos. Diversas alterações podem ser diagnosticadas neste curto período, em repouso. Nossa rotina diária não é feita apenas de momentos de repouso, fazemos as mais diferentes atividades durante o dia e nosso coração responde de maneira diferente a cada uma delas.Tipos de monitorização


Como o exame é realizado?

O eletrocardiograma ambulatorial permite que as batidas do coração sejam acompanhadas todo o dia. Assim, podemos relacionar os batimentos do coração com as atividades e com eventuais sintomas durante o período da gravação. As alterações do ritmo do coração são as alterações mais frequentemente encontradas, nem sempre associadas a sintomas.

Existem tres tipos de monitorização prolongada dos batimentos cardíacos: monitorização contínua (24 a 48 hs), a monitorização intermitente (monitor de eventos) e o monitor de eventos implantável.

A monitorização contínua (Holter) é realizada com a colocação de eletrodos-adesivos no tórax que são conectados a um gravador colocado na cintura. Durante o exame todas as atividades de rotina podem ser executadas com excessão do banho. Usualmente o paciente recebe um diário no qual deve anotar caso sinta alguma coisa durante o exame. Após a retirada do aparelho o exame é analizado e as arritmias são avaliadas e as anotações do diário são correlacionadas  com o eventual surgimento de sintomas.

A monitorização intermitente não grava todos os batimentos. Sómente são armazenados na memória de 30 a 60 segundos segundos anteriores ao acionamento do aparelho ou seja, após o aparecimento de sintomas. Existem vários tipos diferentes de aparelhos e em muitos não deles não é necessário o uso de eletrodos, podendo o próprio aparelho encostado no tórax sentir os batimentos do coração e após, via telefone, transmitir o traçado para uma central. Talvez sua maior vantagem seja em situações em que os sintomas não sejam frequentes.

O monitor implantável de eventos é um equipamento pequeno (aprox 2 cm) que é colocado embaixo da pele e armazena as batidas do coração por até um ano. Ele pode ser programado de diversas maneiras como por exemplo, gravar quando os batimentos caem abaixo (bradicardia) de determinado valor ou ainda quando estão acima (taquicardia) passam do valor programado.

28 comentários:

  1. Dr. Me tire uma duvida. Fiz exame de holter 24hs tudo oK. Fiz um Eco e deu: Leve hipertrofia ventriculo esquerdo 1,2mm, o resto do exame deutudo normal. Pergunto? Minha médica falou que não é nada demais, foi porque minha pressão subiu, e pra eu continuar tomando o remédio certinho. O que o senhor acha é grave ou não? Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Luis Gustavo mas a Internet não pode e nem deve ser utilizada para substituir um diagnóstico médico. Apenas seu médico pode auxili-a-lo neste tipo de dúvida. Abraço e obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  3. Dr Cidio

    Boa tarde

    Estou vasculhando a internet atras de informações sobre Fibrilação atrial, a anos que vou ao medico reclamando que sentia um bate mais forte no coração mas que durava uns 2 segundos e ia embora, fiz eletro, Ecocardiograma, Teste ergometrico e deu tudo normal, passou algum tempo, tive um mal estar por causa de uma comida que não digeri bem, quando vomitei o meu coração disparou e comecei a sentir umas extras batidas descompassadas so que desta vez nao parava, corri para o hospital, fizeram um eletro e ai sim foi diagnosticada uma fibrilação atrial, passei a noite no hospital para reverter o caso, apos este episodio procurei um especialista em arritimias, ela me pediu um holter que vou fazer esta semana, estou muito preocupado, estou sentindo umas dores no peito(angina),hoje pela manha quando peguei minha filhinha peguei ela no colo do meu lado direito, na hora que coloquei ela no chao senti uma dor no peito do lado direito, logo em seguida veio um bate forte, meu braço direito ficou dormente e melhorou rapidamente, estou com medo, me ajude!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a fibrilação atrial é uma alteração muito frequente dos batimentos cardíacos, as vezes causando sintomas desagradáveis. Aque no blog existem diversas postagens sobre o assunto. O link http://www.foradoponto.com/search/label/fibrila%C3%A7%C3%A3o%20atrial levará direto a elas. Boa navegação e obrigado pela visita.

      Excluir
  4. Olá Dr.Cidio,
    Faço exercícios usando monitor cardíaco a dois anos e notei, desde o começo, que quando acelerava a passada no começo ou já começava correndo, sem aquecer, os batimentos aumentavam subitamente, de 80 ou 90 para 200, 220 ou mais por minuto. Fui ao médico na época, fiz exames e não foi notado nada de errado.
    Esta semana resolvi usar o monitor em atividades do dia a dia, depois que elevou a 190 enquanto colocava os sapatos, e notei, numa tarde de uso, que disparou três vezes a 180, 196 e 210, em momentos como dirigir, descer escada e mesmo caminhar devagar. Dura poucos segundos e volta subitamente ao normal. E não sinto nenhum sintoma.
    Já testei outros dois monitores e acusou o mesmo resultado.
    Marquei exames para daqui a 15 dias e já fiz consulta clínica com um médico que não verificou nenhuma anormalidade.
    Pergunto se devo tomar alguma precaução até realizar os exames ou devo continuar minhas atividades normalmente e se há algum indício do problema.
    Abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Campos, os "monitores" cardíacos utilizados durante a prática de atividade física nem sempre são a melhor maneira de verificar a frequência cardíaca. Isto não quer dizer que não sejam úteis porém podem sofrer interferências como excesso de suor, pulseira solta ou até mesmo baterias fracas. No entretanto, existe a possibilidade da atividade física desencadear arritmias cardíacas. Nada como a visita a um cardiologista e a realização de exames auxiliares pra chegar a um diagnóstico definitivo. Sugiro a leitura do post http://www.foradoponto.com/2009/09/monitorizacao-dos-batimentos-do-coracao.html .
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  5. Boa tarde eu no mês passado fui passear com os meus pais e de começei a sentir muitas tonturas e a visão turva e as pernas muitos presas e a pulsão muito acelerada e depois acabei por desmaiar ja nao é a primeira vez que me acontece tenho medo que volte acontecer .será que posso ter algum problema de coração

    ResponderExcluir
  6. olá tenho 19 ano as vezes tenho desmaios,quando era pequena fui diagnosticada com arritmia,mas exames recentes não constam nada.devo me preocupar com estes desmaios?pode estar relacionados a aritmia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, consulte seu cardiologista. Ele poderá fazer a correta análise de seu problema.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  7. Dr Cídio, durante o uso do mapa, o paciente pode fazer sexo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, excelente sua pergunta. Caso não houver limitação específica pelo médico, as atividades físicas de rotina devem ser realizadas.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  8. Bom dia Dr. Cidio
    Comecei a pouco realizar o exame e a mulher a qual instalou o Hitler me limitou a tudo, por exemplo: não dormir em cama de mola, não encher no telefone, computador, não cozinhar, durmir de barriga pra cima, e etc... segundo a mesma disse que pode dar interferência nos exames e verdade?

    Só tenho cama com molas então vou ter que comprar uma rede para dormir!?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, para realizar o exame todas as atividades, com excessão de molhar o aparelho, podem ser realizadas.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  9. Boa Noite Dr
    Realizei 2 Holter 24h e os dois deram muitas interferências, impedindo a realização da análise. Ano passado, fiz 3 eletros na emergência e os mesmos tb deram. O q pode vir a ser essas interferências??? Pode ser do,meu organismo como a atendente me passou????Aguardo,resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucy, as causas mais comuns de interferências são o aparelho e ou os cabos do equipamento. A boa limpeza da pele aonde serão colocados os eletrodos também é importante.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  10. Alguém já fez e sabe como funciona o eletrocardiograma, no qual o médico usa apenas 3 eletrodos. 2 ele coloca debaixo um de cada braço e outro próximo a virilha. o aparelho do eletro é pequeno e fica apitando, ele encosta no peito e em seguida nas costas.

    OBS: Exame para concurso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, existem diversos aparelhos com esta funcionalidade, usualmente é o Holter 24 hs que é utilizado. Novas tecnologias existem e esta área está em contínua evolução. Sugiro leitura do post http://www.foradoponto.com/2015/03/diagnostico-de-arritmias-pelo-telefone.html
      Obrigado pela visita

      Excluir
  11. ola Dr. fiz o ecocariograma e deu Prolapso na valvula Mitra leve.. estou querendo fazer o holter 24h e o teste ergometrico.. e necessario ou nao fazer esses dois exames?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kezia, apenas seu médico pode avaliar a eventual necessidade de realizar novos exames.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  12. Olá Dr. Cidio

    Gostaria de saber qual é a frequência média para mulher de 40 anos ao dirigir e executar tarefas rotineiras como trabalhar ao computador e de se vestir por exemplo. Entendo que o intervalo 60-90 é para repouso. Está correto? Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, existem diversas postagens interessantes sobre este tema. O link é: http://www.foradoponto.com/#uds-search-results
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  13. Olá boa tarde , posso tomar cerveja enquanto to com o Holter ?

    ResponderExcluir
  14. Olá, de vez em quando meu coração acelera muito e minha pressão abaixa,as vezes a tal ponto que o aparelho não consegue medir o que pode ser? eu estou fazendo exames mais como meu coração não acelerou, por esses dia, não esta acusado nada nos exames. hoje eu estou usando o holter sera que que ele tambem nao vai acusar nada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seu médico solicitou o exame de Holter para tentar documentar eventuais alterações nos batimentos cardíacos. Muitas vezes o exame tem capacidade de auxiliar na determinação correta do diagnóstico e até mesmo na orientação do tratamento.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  15. Boa noite Dr eu sinto falhas nas batidas ja fiz vários exames e ainda não consegui comprovar meu médico diz que provavelmente é uma arritmia benigna, elas eram bem espaçadas e raras mas agora sinto todos os dias e várias vezes ao dia gostaria de saber se isso pode enfraquecer o coração ou causar algum problema. E outra dúvida que tenho é por tudo que li existe alguns tipos de arritmias atriais e ventriculares uma pessoa pode apresentar mais de um tipo? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sobre seus sintomas, apenas um médico poderá fazer o diagnóstico correto e as adequadas orientações. Sua dúvida sobre os tipos de arritmias é frequente: podemos ter os dois tipos de arritmias? A resposta é sim, é possível e frequente. A presença dos dois tipos de arritmias não significa que o coração esteja mais doente ou maior risco, mas sim que deve ser investigada a origem das arritmias. Obrigado pela visita.

      Excluir
  16. gostaria de saber se ha uma possibilidade do resultado do holter24 horas da errado o meu deu arritmia ventricular severa ha uma chance de defeito eletroldo solto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janice, todos os exames podem ter seu resultado alterado por falhas técnicas, a avaliaçao do impacto deste fato no resultado do exame defeito deve ser feita por profissional com competência para análise do mesmo.
      Obrigado pela visita.

      Excluir

Os fabricantes de dispositivos de fitness ou qualquer dispositivo com sensores relacionados com a saúde, geralmente são cuidadosos e r...