domingo, 13 de setembro de 2009

Medida do pulso (batimentos cardiacos)



Porque verificamos a frequencia cardíaca medindo o pulso?


Cada batimento cardíaco gera uma onda de pressão que é transmitida pelas artérias a todo o organismo. Estas artérias podem ser sentidas em várias partes do corpo. Com maior facilidade podemos sentir no pulso, (artéria radial), na região temporal (na frente dos ouvidos, acima da articulação da mandíbula) e no pescoço (artéria carótida). 

Seu pulso é a sua freqüência cardíaca e esta varia muito porém, normalmente em repouso, os valores variam entre 60 e 90 batimentos por minuto. Quando fazemos atividade física é normal a freqüência cardíaca aumentar.





Como medir a freqüência cardíaca.


Para medir o pulso no punho, coloque os dedos indicador e médio (nunca o polegar) sobre o lado de dentro do punho oposto, abaixo da base do polegar. Pressione levemente com os dedos esticados até sentir os batimentos cardíacos. No início é complicado acharmos a pressão necessária mas depois da primeira vez não tem erro. Quando a medida for realizada no pescoço (carótidas) coloque os dedos ao lado do pomo-de-adão,  entre os músculos até sentir os batimentos. Cuidado para nunca apertar os dois lados do pescoço ao mesmo tempo.
Em pessoas mais velhas evite manipular a região das carótidas.

Para realizar a medida, sinta os batimentos por 15 segundos e multiplique por 4, assim teremos a frequencia cardíaca por minuto (bpm). Usualmente os batimentos são regulares -tum,,tum,,tum-. Evemtualmente podemos sentir um batimento fora do ponto seguido ou não por uma pausa (falha) - tum..tum.tum........tum..tum- Estas batidas são chamadas de arritmias que na grande maioria das vezes não é sinal de doença cardíaca.

80 comentários:

  1. meu batimento cardiac chegou a 41 por minuto.. gostaria de saber se e perigoso..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na verdade 67 a 100 batimentos cardiacos é normal se estiver muitor cansado e seus batimentos altera consute um medico ou pessoas mais entendida da cardiovasculação obrigado pela atenção

      Excluir
  2. olá, não necessariamente, conforme podes ler no blog (http://foradoponto.blogspot.com/2009/08/quando-o-coracao-bate-devagar.html). Nosso coração pode bater mais devagar em diversas situações, caso não sintas algo dierente deves procurar teu médico, boa sorte.

    ResponderExcluir
  3. muito boa tarde o meu batimento cardiaco normalmente e de 105a112 batimentos por minuto gostaria de saber se e perigoso o meu muito obrigado

    ResponderExcluir
  4. meu pulço esta falhando,o que devo fazer? o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  5. Ola, o coração batendo fora do ponto é muito comum, alem de ser incomodo. Sugiro ler o post http://foradoponto.blogspot.com/2009/08/o-coracao-batendo-fora-do-normal.html.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  6. ola. . Eu gostaria de saber se é normal o meu coracao bater 100bpm estando de pé e em jejum e logo de seguida quando me sento passar para os 60-65 bpm.. Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Olá, é normal que exista variação na frequência cardíaca, sugiro que meças em outros momentos e, em caso de dúvidas fale com seu médico.

    ResponderExcluir
  8. Olá meu batimento cardíaco é de 105 sem fazer exercícios fisicos, seria normal ou não e quais seriam os riscos? Obrigado dr°

    ResponderExcluir
  9. Olá, é normal que exista variação na frequência cardíaca, sugiro que meças em outros momentos e, em caso de dúvidas fale com seu médico. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  10. porque usamos o pulso e/ou pescoço para saber o número dos batimentos cardíacos de uma pessoa? Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. bom dia, Dr Cidio, tenho 51 anos, e a dois anos e meio tomo o medicamento Selozok 50 mg, mas a coisa de 60 dias, a frequência cardíaca esta alterada mesmo com o uso deste medicamento, as vezes ele acelera e depois dá como uma sensação que irá parar, tenho muita falta de ar e cansaço. Estou aguardando para fazer um Holter 24 hrs. Sou hipertensa tomo Losartana Potássica 50 mg 1 manha e 1 a noite, e também tenho hipotiroidismo tomo Euthyrox 75 mg, Ah! durante a noite sinto o meu coração acelerar muito, é uma sensação péssima. Dr. o que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
  12. Interessante a pergunta: "porque sentimos os batimentos no pescoço ou pulso"? Nestes lugares as artérias (vasos que levam sangue do coração para o resto do organismo) passam perto da pele, por isto podemos medir mais facilmente. Existem pessoas que sentem os batimentos próximo aos ouvidos quando estão deitadas ou em diversas outras partes do corpo. Na verdade o número de batimentos é igual em qualquer parte do corpo que possamos sentir.
    Aparecida, este blog não substitui a consulta médica.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  13. Olá Doutor,
    Primeiro, meus parabéns pelo blog, excelentes explicações!
    Tenho 25 anos, sou casado e pratico esportes no mínimo 3 vezes por semana.
    Em uma consulta adimissional a doutora mediu minha pulsação e constatou batimento acelerado, (provavelmente "síndrome do jaleco branco") me encaminhou a um cardiologista, esse por sua vez me submeteu a um eletrocardiograma, que não constatou anormalidades. Não satisfeito como resultado solicitou que fosse feito um teste ergométrico, também sem resultado negativo. Porém, ao praticar exercícios que exigem mais força física, meu coração apresenta um ritmo descompassado principalmente no começo do exercício, depois quase normaliza.
    Sou praticante de kung fu, e também jogo futsal, a dias em que esses sintomas são mais acentuados e dias em que praticamente não acontecem.
    Tenho receio de ir novamente ao cardilogista e ele me proibir de praticar o kung fu!!
    Existem remédios para tratar isso, ou como por exemplo uma reeducação alimentar seria possivel obter resultados mais significativos?
    O que o senhor me recomendaria?
    Desde já agradeço sua atenção.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Olá Dr. tudo bem? depois de um susto que passei, comecei a sentir o coração bater normal e de vez enquando era como se parasse e voltasse a bater, uma batida forte, que me fazia sentir desconfortável, mas demorou uma semana. Fui ao cardilogista e ela mandou eu fazer exercícios físicos para voltar os batimentos normais, assim o fiz caminhadas, e melhorou, depois de mais ou menos um mês comecei a sentir de novo, até mesmo em repouso... Geralmente quando acontece isso, sinto uma sensação de medo, é ruin... Voltei hoje a caminhar...Verei se melhora. Me responde Dr. Desde já agradeço pela atenção...
    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  15. olá doutor,tenho 43 anos e meu coração bate 65 vzs por minuto,isso é nomal? obrigado doutor

    ResponderExcluir
  16. Dr. me Chamo Holanda qual a diferença entre Palpitações e Arritimia? Obrigada. Parabéns pelo Blog.
    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Olá Holanda, arritmias cardíacas são as alterações dos batimentos cardíacos, de todo o tipo e intensidade. Palpitações é a sensação dos batimentos cardíacos, ou seja um sintoma. A simples presença de palpitações não é sinal de gravidade. Diversas postagens ( http://www.foradoponto.com/2011/02/meu-coracao-esta-disparando.html) aqui no blog comentam estes aspectos, vale a pena olhar. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  18. Tenho 37 anos e uma vida um pouco sedentária. Já não fumo faz mais de 10 anos e comecei há uns meses a praticar futsal com uns amigos para abater um pouco a falta de exercício. O jogo dura uma hora e geralmente me canso muito depressa e chego por vezes a atingir 200 batidas por minuto. Será melhor deixar de jogar?
    Sempre que vejo que estou em esforço costumo abrandar e só ando apesar da gozação dos meus colegas que dizem que pareço uma tartaruga.

    ResponderExcluir
  19. Olá DR. sou Ane, gostaria de saber sobre Hipotireodismo, em que grau pode prejudicar o funcionamento normal do coração ocasionando palpitações ou arritimias? tanto o THS alto ou baixo pode dá essas variações devido a falta de hormônio do THS? quanto tempo pode durar palpitações ou arritimias, existe diferença de tempo? tem cura?

    ResponderExcluir
  20. Antônio
    Dr
    O pânico do medo pode causar palpitações ou arritimias? como curá-lo?

    ResponderExcluir
  21. A frequencia cardíaca costuma aumentar com a atividade física.
    Ane, obrigado pela visita. Em relação ao hormônio produzido para regular a glândula tireóide (TSH) é bom lembrar que tanto o seu excesso como a sua falta podem causar arritmias. Apenas consultando seu médico a relação entre a dose do hormônio e a presença ou gravidade das arritmias pode ser avaliada.
    Em relação ao pânico, ele pode causar palpitações e até mesmo arritmias. Existem diversas postagens no blog sobre o assunto,sugiro que olhe com calma que podem ajudar.( http://www.foradoponto.com/2011/06/doenca-do-panico-e-o-coracao.html )
    Obrigado a todos pela vista

    ResponderExcluir
  22. Dr.
    Parabéns pelo maravilhoso Blog.
    Otimo para nós leigos no assunto.
    Em esclarecer certas dúvidas.
    Fiz um eletrocardiograma.
    E deu isso aqui.
    Ritmo sinusal.Efeito dielétrico (baixa voltagem)
    Progressão lenta da onda R em parede anterior.
    Alterações primárias da repolarização ventricular.
    A minha Dra. que clinica, me encaminhou para o cardiologista.
    Isto é problema grave? Tem cura?
    Muito Obrigada.
    Izabel

    ResponderExcluir
  23. Após as refeições ou mesmo lanche matinal (sem café), sinto meu coração disparar, logo em seguida tenho tonteiras e muitas dores de cabeça+visão turva e pontos brilhantes.
    Já fiz hoter-cardiaco+Ecg que nada deu.
    O senhor poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  24. Ola, a leitura das postagens e comentarios no www.foradoponto.com podem ajudar bastante para esclarecer dúvidas prém nada substitui a consulta com um profissional qualificado. Obrigado pela visita e feliz ano novo

    ResponderExcluir
  25. Olá Dr. tenho 57 anos pressão 12/7 e media 80BPS, de uns tempos pra cá, tenho percebido uma falha no batimento em quase 1 segundo que me dá um desconforto na garganta rsrs, isso pode ser grave, sou fumande numa media de 8 cigarros dia e tomo cerveja nos fds. (nada de mais tbm.), devo procurar um cardio??? .

    ResponderExcluir
  26. Olá amigo, perguntas sobre condutas médicas ("eu sinto alguma coisa, o que faço") não podem ser adequadamente respondidas via internet. Em caso de dúvidas, seu médico deve ser consultado. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  27. ola Dr.Sou Laenio tenho 28 anos,ha alguns dias atraz eu fui andar de bicicleta e subi uma ladeira empurrando a bicicleta e prosegui,logo depois comecei a ficar tonto,e suar frio a os batimentos aceleraram as vistas ficarem truvas, tive que sentar e ficar com a cabeça apoiada na mesa e logo depois a vita escureceu como se estivesse apagado e suando frio fui voltando ao normal.no outro dia ainda sentia os batimentos acelerando mas que o normal,fui a emergencia e fiquei mais nervoso por que tenho sindrome do panico e fico muito nervoso e acelera ainda mais o batimentos e minha frequencia cardiaca chegou a 171bpm e depois de ser medicado fiz outro eletro e deu 80 bpm e fui liberado so que hoje em dia ate mesmo me levantar ou andar acelera em um ritimo que nao e igual ao de antes de tudo ter acontecido,passei pelo cardiologista, e ele me passou exames,holter 24h,chagas,tireoide que é os hormonios,t3,t4,tsh ja fiz so falta o holter 24h estou muito preocupado pois so trabalho tenho uma vida sedentaria o que faço

    ResponderExcluir
  28. doutor gostaria de saber porque meu coração de fez enquanto para de bater por um bom instante oque pode ser? min ajude

    ResponderExcluir
  29. ELIÉZIA 02 ABRIL 2012 EU TENHO 42 ANOS ME SINTO MUITO MAL QUANDO COMO PASTEL BASTA COMER UMA VEZ POR SEMANA PRA EU ME SENTIR COM A SENSAÇÃO QUE VOU MORER TEM AGUMA COIZA AVER COM A FRITURA. JUARA MT.

    ResponderExcluir
  30. OLA DR.MEU EU ME CHAMO ELIEZIA TENHO 42 ANOS alguns dias atraz EU COMESEI A NOTAR QUE MEU PULSO ESTA BATENDO MUITO RAPIDO DEVO FAZER ALGUM REGIME.

    ResponderExcluir
  31. Eliezia, existem diversos posts e questões sobre este tema, tenho certeza que acharás resposstas para estas dúvidas. Boa navegação e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  32. ola meu nome e anderson tenho 24 anos os meus batimentos cardiaco e de 100 a 105 batimentos quando estou parado
    mas elva quando eu nao durmo direito eu aroto muito
    meu peito arde eu acho q e por causa dos gases eu tenho problema de sistema nervoso.

    ResponderExcluir
  33. Ola meu nome e jose, meus batimentos variam de 40 e 44 sem exercicios fisicos isso e normal??

    ResponderExcluir
  34. Olá,meu nome é Poly tenho 30 anos faz dois anos retirei a tireoide total e sempre tive tsh muito alto ,e fui tentando abaixar com o puran de 200mg,depois da cirurgia apresentaram outros sintomas como:desanimo,angustia,meu cabelo cai muito,caimbras e dor no corpo parece ser nas articulações não sei bem.No mês passado 14/04/2012 fiz vários exames alguns sofreram alterações como TSH em:0,03 e CPK em: 248 e leucócitos em 10300 t4 e t3 estão normais.Mas o que mais está mim incomodando é a aceleração no coração e muito cansaço não estou aguentando fazer nada.O que devo fazer?Corro risco de ter problemas no coração?Muito obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Poly, sugiro que procures consultar seu médico para descrever o que estas sentindo para que ele(a) possa controlar estas desagradáveis sensações. Obrigado pela visita

      Excluir
  35. ola doutor.
    Tenho 16 anos e jogo futebol federado.
    Num dos jogos do campeonato, durante o jogo corri até á bola rapido para chegar primeiro que o adversário entao depois a bola saiu e o jogo parou para haver uma substituiçao e foi aí que eu me senti muito tonto com sensaçoes de desmaio, meti a mao no peito e o batimento estava um pouco acelarado, veio o massagista e tive mesmo que sair do jogo depois nao me acalmava estava com muitas tonturas e veio o INEM fui para o hospital e deram-me uns comprimidos para tomar e passadas umas horas acalmei e vim embora.
    Já fui visto por cardiologista e tá tudo normal mas gostaria de saber porque me deram aquelas tonturas no jogo com sensaçoes de desmaio.
    obrigado

    ResponderExcluir
  36. ola doutor meus batimentos tenho 16 ano meu batimento da 100 teives 120 mais eu ja fui no medico fis aquele isame mapa e nao deu nada auto o que e sera que sempre da 100 tenves 90

    ResponderExcluir
  37. Ola doutor vejo minha pressão arterial numa máquina portátil e de vez em quando fala em possivel arritmia. Devo confiar?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miguel, excelente questão, inclusive vou preparar umma postagem sobre este assunto. Estes aparelhos eletrônicos usualmente não são adequadamente calibrados ou com a capacidade de detectar arritmias cardíacas. Como esta observação pelo aparelho já ocorreu mais de uma vez, sugiro que procures um médico para uma avaliação mais detalhada. Obrigado pela visita.

      Excluir
  38. Olá, tenho 21 anos e há alguns dias surgiu uma falha nas batidas do coração, o intervalo não é bem definido, às vezes dá uma falhada e 5 minutos depois outra falhada, às vezes leva até horas para dar a próxima falhada. Já marquei uma consulta mas não consigo relaxar, e parece que nos momentos em que a preocupação fica mais intensa, mais falhadas surgem. Esse tipo de sintoma costuma aparecer em problemas que matam com rapidez?
    .
    Obs.: A falhada é bem característica, o ritmo segue "tum tum tum tum" e então o intervalo entre uma batida e outra é maior que o comum "tum ... tum tum", a primeira bombada após a falha parece ser bem mais forte que o comum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno, sua dúvida é muito frequente. Sugiro que leias a postagem http://www.foradoponto.com/2010/01/que-todos-que-sentem-palpitacoes-tem.html , assim como os comentários. Obrigado pela visita.

      Excluir
  39. Olá Dr. Cidio, meu nome é Wanda e gostaria de de matar duas curiosidades, se for possível. São elas: 1º Por que só se pode usar a carótida como ponto de aferição da freqência cardíaca em casos de emergência?! 2º Por que não se pode parar a bicicleta de exercício bruscamente?! O que pode acontecer com a pessoa que estiver se exercitando?!
    São essas minhas dúvidas por enquanto.Obrigada por se dispor a nos esclarecer as dúvidas; essa atitude é muito bonita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wanda, a artéria carótida (no pescoço) é a mais utilizada pelo fato ser mais facilmente palpável. Quanto a questão da bicicleta, não existem problemas cardíacos causados pela interrupção da atividade. Obrigado por suas palavras e pela visita.

      Excluir
  40. OLA DR.CIDIO A UNS 10 ANOS ATRAS, FIZ UMA ABLAÇAO COM O SR. TUDO BEM, NUNCA MAIS TIVE ARRITIMIA, DE UNS TEMPO PARA CÁ ,QUANDO TOMO CERVEJA ACORDO DE MADRUGADA COM O CORAÇAO BASTANTE ACELERADO, O QUE PODE ESTAR ACONTECENDO, TOMO TRIPTANOL, CLARO QUE NAO TOMO, NO DIA QUE BEBO..
    UM ABRAÇO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico contente em saber que sua vida melhorou após a realização da ablação. Quanto a sua perginta, sugiro que leias a postagem http://www.foradoponto.com/2011/02/meu-coracao-esta-disparando.html além dos comentários. Acho que pode esclarecer algumas dúvidas.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  41. eu fiz o calculo dos 15 segundos multiplicado por 4 e deu 52 bpm
    fiquei na dúvida e conferir e conferir os batimento por minuto e deu 92 bpm
    gostaria de saber porque não deu certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a contagem dos batimentos pode variar muito de minuto a minuto e conforme a experiência de quem está fazendo. Em caso de dúvidas utilize sempre a contagem de um minuto completo. Obrigado pela visita

      Excluir
  42. Ola, eu queria saber se é normal ver a artéria pulsando porque tem vez quando eu to sentada e olho pra minha perna eu vejo a minha artéria pulsando ate sem fazer esforço.
    obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, algumas pessoas conseguem ver ou perceber as artérias pulsando. Cada pulsação equivale a um batimento cardíaco. As artérias mais frequentemente percebidas são a carótida (pescoço), radial (pulso), femoral (coxa) e tibial (tornozelo).
      Obrigado pela visita e pelo comentário.

      Excluir
  43. adorei seu blog me ajudou mas ainda acho que preciso consultar um médico pois estou preocupada.um blog bem simples e explicações facéis de entender.muito obrigado

    ResponderExcluir
  44. meus batimentos chegaram a 34 bpm

    ResponderExcluir
  45. Ola...adorei seu blog é bem explicativo..
    tenho varia duvida e gostaria que o senhor pudesse me ajudar...´´a 13 anos atras tive uma pericardite leve que foi curada com uma semana de AS..depois de 3 anos começe a sentir que meu coraçao falhava ou tinha uma batida a mais..quando isto aconteçia ele demora um tempo p voltar a bater de novo, a sensaçao é horrivel parece que nao vai voltar a bater...gostaria de saber se foi a pericardite que causou a arritmia...se existe cura pra arritmia..tomo hoje 200 ml de selozok e mesmo assim sinto as falhas ou faltas de batidas...eu queria saber porque nao melhora com o remedio e se corro perigo com esta doença...obrigado.. me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, grato por seus comentários. O pericárdio é uma membrana que recobre todo o coração. Sua inflamação é chamada de pericardite. É frequente o surgimento de arritmias associadas a esta doença. Sugiro que procures o médico e discutas com ele quais as possíveis causas de teus sintomas. Obrigado pela visita

      Excluir
  46. ola meus dedos pulsam vc sabe me diser porque sera !!!! obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio, sugiro que leias as respostas acima. Tenho certeza que elas esclarecerão suas dúvidas.
      Obrigado pela visita

      Excluir
  47. Minhas batidas, tanto medidas através de um monitor de pressão arterial digital, quanto medidas conforme a explicação do texto variam de 113 a 125, sinto um forte desconforto no peito, ao lado esquerdo, e normal?

    ResponderExcluir
  48. Olá doutor,comprei um aparelho p/ aferir pressão arterial,mas só depois me apercebi que não sei como traduzir os números que determinam se a pressão é alta ou baixa.Devo procurar uma enfermeira para me ensinar esse tipo de leitura?Esse aparelho é confiável?Ajuda ou atrapalha?Desde já agradeço por ter esse espaço para sanar dúvidas.

    ResponderExcluir
  49. meu batimento cardiaco era 90 passei a tomar o remedio do meu marido: ele agora bate 60 so que eu sinto uma insegurança isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os medicamentos podem ser trazer efeitos colaterais, algumas vezes até com risco de morte. Seu uso só deve ser feito após prescrição do médico.

      Excluir
  50. Olá Dr. Fiz ablação há 10 dias e sinto um cansaço excessivo. É normal ? até para subir um simples lance de escada tenho de fazer grande esforço. Grato.

    ResponderExcluir
  51. ola, lendo os comentários gostaria de saber, as vezes sinto q meu coração é forçado a bater me dando falta de ar e co ma pulsação muita pesada é sinal posso estar enfartado?

    ResponderExcluir
  52. Doutor boa noite!
    Tenho 22 anos sou usuário de cocaína (aspirada)e quando uso a droga me da muitas dores no peito e pressão arterial entorno de 17x11 e logo a pressão cai muito tipo para 12x7 e os batimentos vão para 40 batimentos por minuto muitas dores musculares, falta de ar ,dor no peito, cefaleia e ate erupção cutania etc... devido a uma hipersensibilidade ao principio ativo, eu uso a mais o menos 7 anos e nos últimos 3 anos comes sou a aparecer esses sintomas e não consigo mais usar muito, com apenas um pouquinho eu já passo mal o resto do dia e nem consigo usar mais ,pode ser muito perigoso esses batimentos muito lentos? já estou tratando para abandonar o vicio mas tenho medo de recaídas! Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a cocaina pode apresentar diversos efeitos prejudiciais ao coração. Existem diversas postagens no blog sobre este assunto. Sugiro que leias, inclusive os comentários.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  53. Ola Dr,Cidio,
    Td bem? Meu querido minha mãe está com artrose e quando as dores está forte a pressão arterial sobe pra 170* 100. Contudo seu batimento varia de 110 a 130 por minutos. é normal esse batimento ou podemos assim considerar um arritmia?

    ResponderExcluir
  54. Ola, Dr.Gostaria de saber sobre os batimentos cardiacos com a pressao arterial Quando a pressao esta EX: 135/85 e os batimentos cardiacos estao a 118, mesmo que a pessoa nao fez esforco nenhum so esta sentindo um desanimo. A pessoa deve se preocupar com algo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não existe relação direta entre a frequência do coração e o número de batimentos cardíacos. Quanto ao número de batimentos, nada melhor que anotar em um papel o horário do dia, a atividade que está sendo realizada e levar estas informações a seu médico.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  55. Ola,gostei muito de seu blog é bem explicativo,a maioria aqui é como eu,nossos medicos nao dao informaçao necessaria para nos sentirmos seguro em relaçao a nossa doença...tenho arritmia a mais de 13 e so consigo informaçaoes suficentes lendo ou pela net...E olha que ja fui em varios medicos!!!queria informaçoes simples que acho que todos nos aqui gostariamos de saber...Queria muito saber sua opiniao se 200 mg de selok 1 vez ao dia é uma dosagem boa ou é muito,aqui nao acho de 200 pra comprar e tomo 4 comprimidos de 50 de uma vez so...o efeito é o mesmo se tomasse 1 de 200 ??? Tomando a medicaçao estamos protegidos de arritmias malignas?...Tenho uma duvida particular,se me alimento muito me da extra sistoles, se estou com fome tambem,se tiver febre tambem da,dor de cabeça tambem causa,se comer algo que faz mal tambem ataca a bendita extra...ufffaa.. é um dilema em nossas vidas estas extras sistoles que nao somem de vez...desculpe o desabafo mais é cruel a falta de informaçao que nao temos mesmo pagando pelas consultas...abraço e obrigada por tudo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, em relação a dosagem de seu remédio sugiro que converses com seu médico. Conforme podes ler acima, a sensação dos batimentos cardíacos baterem de maneira desordenada podem desencadeadas por motivos distintos, muitas vezes dependendo a'te mesmo das refeições, com é o seu caso.
      Grato pela visita

      Excluir
  56. Boa tarde :-)
    Eu moro em portugal e à quase 1 ano tive uma taquicardia, a partir dai descobri que tinha arremetias. Fiz um estudo eletrofisiologico à quase 1mês o médico disse que já não tinha a arretemia. Mas eu continuo a sentir arretemias. Posso ter ficado curada da taquicardia mas continuar a sentir arremetias?

    Agredecia muito uma resposta obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lia, as arremetidas, que no Brasil chamamos de acelerações ou taquicardia, podem ser causadas por diversos fatores. Sugiro que leias as postagens do blog com estes títulos.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  57. Olá doutor há um percentual de erro aceitável na medida dos batimentos cardíacos acima de 100? Onde posso encontrar isso na literatura científica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kamila, o % de erro depende da calibração do aparelho utilizado. É claro que o númerode batimentos pode variar em cada minuto dependendo de variáveis como atividade física, stress, etc.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  58. Olá bom dia, me chamo Bárbara, hoje tive uma variação na pulsação diferente, sentia meu pulso mais forte e mais rápido de forma que era possível ver a pulsação a olho nu, como um espasmo na veia, pode ser algo serio ou isso é comum acontecer?, e durou vários minutos.

    ResponderExcluir
  59. Dê uns tres dias para cá, não tenho dormido direito pois meu coração bate mais ou menos ou 7 batidas e falha uma. Isso causa muito desconforto. Gostaria de saber se isso é normal e o motivo.

    ResponderExcluir
  60. Boa noite, tenho 43 anos, sinto meus batimentos mais acelerados todas as madrugadas, isso acontece a uns 20 anos, já fiz vários exames, nada é constatado tomo um ansiolítico a muitos anos, mas nada muda, isso pode ser uma característica do organismo?

    ResponderExcluir
  61. Bom dia, tenho 23 anos e gostaria de saber quanto tempo aguenta o coração a 120 130 BPSM nesta idade. Pergunto isto porque realizo um tipo de meditação de me permite manter o coração desde 50bpms ate 140 bpms. Mas tenho receio que faça tempo a mais e possa ser perigoso.

    ResponderExcluir