Detecçao de fibrilação atrial ao alcançe de todos





A fibrilação atrial é a arritmia que mais frequentemente leva a consulta nas salas de emergência. Devido ao alto índice de complicações e ao fato que na maioria dos casos não existem sintomas, a comunidade médica  tem se preucupado em identificar as situações em que existe alto risco. Esta arritmia causa irregularidade nas batidas do coração e, por consequencia em todas as artérias do corpo.
Autores ingleses publicaram importante contribuição sobre o diagnóstico precoce da fibrilação atrial. Enfermeiras foram treinadas na medida do pulso em artéria radial.   Após o treinamento elas identificaram corretamente os pacientes com fibrilação atrial e encaminharam para avaliação médica ou seja, a simples palpação do pulso é um método rápido e efetivo para o diagnóstico de fibrilação atrial.
Estas informações não são inéditas, na verdade são muito antigas,  porem. cada vez menos o profissional de saúde examina o paciente adequadamente e por isto deixa de diagnosticar doenças que podem levar a aumento de risco. Na medicina oriental (chinesa), a avaliação do pulso (pressão, regularidade, etc) é fundamental para o diagnóstico de algumas patologias.

fonte:British Journal of Cardiac Nursing, Vol. 4, Iss. 9, 02 Sep 2009, pp 426 - 429

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O coração batendo fora do normal: Palpitações

Meu coração está disparando

Medida do pulso (batimentos cardiacos)