I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Como bate o coração



A função primordial do coração é impulsionar o sangue para todo o organismo. Esta função de "bomba" só é possível porque ele se movimenta de maneira organizada diversas vezes por minuto. Cada movimento é chamado de batimento cardíaco. Para que este batimento consiga impulsionar o sangue, é necessário que exista um sincronismo entre todas as fibras musculares que compõe o coração. Este sincronismo é possível graças a um sistema elétrico que gera e transmite o sinal para todo o coração. Este estímulo pode ser registrado até mesmo na pele com a utilização de um eletrocardiograma. A contagem do número de estímulos é chamada de freqûencia cardíaca e é medida por batimentos por minuto (bpm), sendo que o normal ém repouso é de 60 a 90 bpm regulares  A transmissão deste estímulo para as fibras musculares provoca a contração que é chamada de sístole, ou batimento cardíaco.

O impulso elétrico é gerado em uma pequena área do coração chamada de nó sinusal, localizada na porção superior direita do coração. Após ele provoca a contração das câmaras superioras (átrios) e é transmitido por apenas uma via para as câmaras inferiores (ventrículos). A contração dos ventrículos impulsiona o sangue para todo o organismo.

Um comentário:

Casado(a)? Sua chance de morrer por doença do coração pode ser menor!

Pessoas com doença cardíaca  casados apresentam menor risco de morte por doenças do coração assim como de outras doenças do que os não...