I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

domingo, 16 de agosto de 2009

Preparando-se para a consulta médica

Devido as características de nosso sistema de saúde, o tempo que voce tem com o seu médico é limitado, portanto devemos estar preparados para utilizar bem estes momentos. Lembre que o médico não é um adivinhador, quanto mais informações ele tiver disponível, maior a chance de voce ter o seu problema diagnosticado e resolvido. A chave para isto é a preparação.
Aqui vão algumas dicas para fazer a sua consulta médica eficaz:
1: Conheça o endereço de seu médico ou clinica; saiba como chegar lá: quanto tempo leva da parada de ônibus ou estacionamento até o consultório, com qual antecedência você deve sair de casa para chegar no horário.
2: Leve seus documentos de identificação, carteira do convênio, guias de consulta, etc.
3: Se voce achar necessário, leve um parente ou amigo junto.
4: Conheça a história médica de sua família próxima ( pais, filhos, avós, tios e sobrinhos)
5: Faça uma lista com todas as medicações que você utiliza ou já utilizou.
6: Liste as doenças, os tratamentos e cirurgias que já fez.
7: Seja o mais claro possível sobre o motivo da consulta:
a) aonde é o problema;
b) como começou;
c) o que desencadeia;
d) o que piora;
e) é constante?
f) tem algum dia ou horário que piora?
g) voce sente algum sintoma associado?
h) existe irradiação (se estende para outra parte do corpo)?
i) como passa?
j) é um sintoma novo ou já ocorreu antes.
8: Pergunte qual a impressão de seu médico sobre seu problema.
9: Caso ele peça exames, pergunte se ele sugere algum laboratório ou clínica.
10: Não se esqueça de perguntar quando você deve voltar.
Lembre-se que se você acha que seu compromisso é só chegar na hora certa, a chance do médico pedir exames desnecessários ou até mesmo de um diagnóstico errado aumenta muito.
Diferente dos filmes de ficção cientifica, não existe aparelho mágico que faça o diagnóstico sozinho. A sua consulta é o momento em que você pode tirar suas dúvidas de saúde e de prevenção de doenças. Esteja preparado e utilize bem o tempo disponível!

7 comentários:

  1. fiz um eletrocardiograma e costa que meus batimentos esta batento 53pm tenho 20 anos é normal?

    ResponderExcluir
  2. Olá, existem diversas postagens sobre este assunto. Sugiro que consultes o link: http://foradoponto.blogspot.com/2009/08/preparando-se-para-consulta-medica.html#uds-search-results
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  3. meu filho tem 13 anos eo coracao dele bate 120 por minuto se ele corre um pouquinho ja cansa e dar uma falta de ar mas e so um pouquinho mesmo,sera que tem alguma coisa ver com a minha gravidez? eu bebia e usava drogas quando eu estava gravida dele< ele e muito assustado" por favo me responda :-( oque posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana, é normal que o coração de crianças e jovens adolescentes batam mais rápido do que corações adultos. Sugiro que leias a postagem (copia e cole o link): http://www.foradoponto.com/2011/02/meu-coracao-esta-disparando.html
      Obrigado pela visita

      Excluir
  4. Ola dr eu fiz uma etrocardiograma é deu taquicardia sinusal,o meu medico disse q é normal, mais ela passou outros exames, com raio x do torix, ecocardiograma e holter, estou muito preocupada, e tabem fuii a psiquiatra é ela diz q tenho transtorno da ansiedade ela me passou um remedio é to tomador ja faz quarto dia mais nao estou me sentido bem meu coraçao parece q nao bate direto,ele fica ssim tum, tum tum, mais forte, nao tenho fome, muito cansaço, o mdicamento q estou tomador é oxalato de escitalopra,dr tenho 22 anos me chamo aliny estou com muito medo, sera q tenho algum problema de coraçao ou uma arritima, agora eu coloquei na minha cabeça q tenho arritima fico com muito medo, fico medindo meu pulso todo hora, to desesperada, penso q vou dar um infarto a qualquer momento, ja faz cinco dia q to tomador o remedio, mais parece q ela so esta piorando minha situação, meu ajuda por favor obrigando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aliny, esta sensação do coração bater mais forte é comum, normalmente não está vinculada a nenhuma outra doença do coração. sugiro que leias as outras postagens do blog sobre palpitações e, principalmente, os comentários. Tenho certeza que serão muito úteis.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  5. Olá dr tenho sempre disparos no coração algumas das vezes parei em hospital alguns médicos me disseram que poderia ser arretmia mas ainda nao consegui tratamento com cardiologista pelo SUS e nem, tenho um filho de 7 anos e gostaria de engravidar novamente corro risco de vida, o que devo fazer pois conseguir vaga no SUS é muito dificil.

    ResponderExcluir

Os fabricantes de dispositivos de fitness ou qualquer dispositivo com sensores relacionados com a saúde, geralmente são cuidadosos e r...