terça-feira, 25 de agosto de 2009

O coração batendo fora do normal: Palpitações

Nosso coração bate aproximadamente 100 mil vezes por dia e não somos conscientes desta atividade, por isto nada sentimos. A sensação do batimento cardíaco é a melhor definição para as palpitações. É um sintoma muito comum, benigno e na grande maioria das vezes não está associado a doenças cardíacas.
A sensação de palpitações é descrita das mais diversas maneiras sendo as mais frequentes:
1- Coração acelerado;
2- Coração "saindo pela boca";
3- Falha nos batimentos ("paradinha") eventualmente seguida por um batimento mais forte;
4- Sensação dos batimentos do coração na garganta;
5- Batimentos irregulares dentre outras descrições menos frequentes.
As palpitações podem ter duração de segundos ou mesmo dias podendo ocorrer diversas vezes em um dia ou só esporadicamente. Raramente podem estar associadas a sintomas como dor no peito, falta de ar ou até mesmo desmaios.
Alguns fatores estão frequentemente associados com o surgimento ou a piora das palpitações:
1- Café ou chá
2- Chimarrão
3- Alcool
4- Cigarro
5- Energisantes (red bull, etc)
6- Stress
7- Atividade física
8. Desidratação
Existem medicações que podem levar ao surgimento de palpitações, muitas vezes como efeito colateral. A lista é longa e vou citar apenas os mais comuns:
1- Remédios para o coração;
2- Hormônio de tireóide;
3- Alguns antidepressivos;
4- Medicações para emagrecer;
5- Remédios para controle da hipertensão arterial
6- Outros hormônios
7- Remédios de uso psiquiátrico.
8- Medicações para asma;
9- Medicações para alergia entre tantos outros.
Tratamento
Na grande maioria das vezes, a simples retirada dos fatores desencadeadores ou das medicações é suficiente para o desaparecimento das palpitações.
Caso voce decida consultar um médico, além das perguntas habituais ele poderá solicitar alguns exames, sendo o mais importante o eletrocardiograma, É dos exames cardiológicos mais realizados pois além de ser barato, rápido e fácil de fazer, dá informações valiosas. Exige um aparelho relativamente simples com a colocação de plaquinhas metálicas (eletrodos) encostadas no corpo. Não é liberada nenhuma corrente elétrica, portanto o aparelho não dá choque.
Exames como o Holter 24 h (eletrocardiograma de longa duração), ecocardiograma e outros podem ser ainda solicitados para que a causa da palpitação seja descoberta e seu tratamento realizado, quando necessário.
 Maiores informações podem ser encontradas aqui.

IMPORTANTE: perguntas sobre condutas médicas ("eu sinto alguma coisa, o que faço") não serão mais respondidas. Em caso de dúvidas, seu médico deve ser consultado.

370 comentários:

  1. Obrigado por material de tão grande valor.
    o senhor faz parte do Brasil que acredito.
    Um brasileiro que nos trás orgulho.

    Infelizmente vivo com as indesejaveis
    palpitações citadas.

    Abraços...
    Flávio b Saraiva.

    ResponderExcluir
  2. Fico contente que as informações postadas tenham sido de utilidade, abraços.

    ResponderExcluir
  3. Após ter lido o artigo fiquei mais tranquila, pois faço uso de remédios para hipertensao, tireoide e asma...kkk...puxa vida - quantos... Ontem fiz o exame "holter", mas o resultado saira só na 2a.feira. Mas ainda estou com as estranhas palpitaçoes, credo que sufocante que é.

    ResponderExcluir
  4. Olá Dr.Cidio Halperin, Parabéns pela sua trajetória !
    Nos meus 8 anos de idade dei entrada no PS em crise convulsiva, apresentando bradicardia importante, seguindo com um quadro de hipotonia generalizada. Resumindo a situação foi revertida depois de alguns procedimentos importantes. Não foi constatada nenhuma consequência desse fato. Pergunta: Eu quase morri, ou só foi um susto?
    Desde já o meu muito Obrigado! (Hj tenho 28 anos)

    Ats,
    Nívea

    ResponderExcluir
  5. Olá Nívea, fica muito difícil opinar sobre algo que aconteceu há 20 anos, principalmente com poucas informações médicas disponíveis. Mas, pela evolução sem complicações, parece que aquilo que aconteceu foi uma situação de baixo risco. Obrigado pela visita, volte sempre.

    ResponderExcluir
  6. ola Dr. Cidio
    obrigado pela materia começavo a ficar preocupado
    eu tomo remedio pra emagrecer que conten tanto anti depressivo como outros e ainda por cima fumo,estou tentando parar tenho 26 anos e fumo dos 18 paro uns 5 dias e depois recomeço sempre assim,o meu pulso bate assim 2+4+2+4 e assim vai e um ataque cadiaca. estou certo? desde ja agradeÇo!!! Giuseppe alessando

    ResponderExcluir
  7. Olá Alessandro, certos hábitos estão diretamente relacionados com o surgimento de palpitações, conforme está no post. Lembrando alguns: remédios para emagrecer e fumo. É uma combinação perigosa. Acredito que devas procurar um médico para orientar a tua dieta e resolver a questão do cigarro. Eu sei que é fácil falar mas, se não tomarmos algumas atitudes o risco de doença no coração aumenta muito. (http://foradoponto.blogspot.com/2009/09/como-viver-menos-10-anos.html). Quanto a contagem das batidas do coração, sugiro que leias o post http://foradoponto.blogspot.com/2009/09/medida-do-pulso-batimentos-cardiacos.html , onde explico como medir os batimentos.
    Boa sorte e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Dr. Cidio Alperin
    Gostaria de saber se a síndrome do pânico pode desencadear alguma doença cardíca grave?
    Desde já agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  9. Olá Hugo, a síndrome do pânico é uma situação que incomoda muito, faz com que seus portadores tenham sintomas sérios, muitas vezes incapacitantes. As palpitações são muito frequentes e normalmente não estão relacionadas a presença de doença do coração mas uma visita ao cardiologista poderá te assegurar de que não existe outra causa para este sintoma. Boa sorte e volte sempre!

    ResponderExcluir
  10. Olá Dr Cídio....tenho 26 anos e minha pressão é 14.9 e nisso meu coração tem uns batimentos fortes q chegam a incomodar, fui ao médico tomei um remédio e fiz o eletro mas foi normal e no dia seguinte fiquei com os mesmos sintomas...o que pode ser?
    Lilian

    ResponderExcluir
  11. Olá Lilian, a sensação do coração batendo forte é uma das mais frequentes maneira de descrever as palpitações. Lembre-se que nem sempre a sensação está relacionada a alterações dos batimentos cardíacos, por isto o eletro foi normal. Se esta sensação desagradavel continuar, procure seu médico pois ele pode solicitar exames que acompanham os batimentos por 24 hs, (http://foradoponto.blogspot.com/2009/09/monitorizacao-dos-batimentos-do-coracao.htm),podendo assim saber se as palpitações estão sendo causadas arritmias cardíacas. De qualquer modo, fique tranquila. Boa sorte e volte sempre

    ResponderExcluir
  12. ola!!Dr cidio tudo bem?
    gostei muito dos seus esclarecimentos,,mas tenho Duvidas..eu tenho todos os sintomas de uma palpitação já fui em varios cardiologitas ja fiz varios exames he nunca da em nada os exames,hum cadiologista huma vez me receitou o ,Amiadarona, de nada adiantou. hoje em dia tomo o propánolol he também so diminuil hum póuco os sintomas,,O senhor me indicaria algum tipo de remedio mas espéssifico pro meu probléma? MEU NOME HE JORGE TENHO 23 ANOS;;

    ResponderExcluir
  13. Tudo bem Jorge? Fico contente que estejas gostando do blog, afinal é para isto que ele existe. Como já deves ter lido, nem sempre a sensação de palpitações é acompanhada de alteração dos batimentos cardíacos. Se não existe nenhuma complicação, o Propranolol é um excelente remédio. As palpitações incomodam bastante mas dificilmente estão associadas a doenças no coração em jovens. Abraço

    ResponderExcluir
  14. oi dr cidio...eu sinto essas "paradinhas" que vc comentou...eu sou muito nervosa...e quando levo um susto grande no outro dia comeca...é questao de segundos...tem vezes q fica um atras do outro...dai fico desesperada...então nervosismo pode provocar isso?Abraço

    ResponderExcluir
  15. Olá Thabata, as "paradinhas" incomodam bastante mas usualmente não são sérias. O nervosismo deve estar diretamente relacionadoc com o aparecimento desta desagradavel sensação. Fique tranquila pois dificulmente estão relacionadas a doenças no coração. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  16. olá doutor...muito bom esse seu blog...bom...é o seguinte...eu tenho 21 anos...dsd de 2007 convivo com sindrome do panico e as vezes quando to em minhas crises sinto meu coração "tremendo",ou seja, como se fosse um musculo tremendo sabe...fico desesperado e tenho muito medo de ir ao médico e descobrir q é algo grave...é como fosse assim: tumtumtum para e volta ao normal...será q to doente do coração? Agradeço!

    ResponderExcluir
  17. Oi José, obrigado pelos elogios. Esta sensação de coração tremendo deve ser chata. É frequente este tipo de sensação na síndrome do pânico. Acho que deves sim consultar um médico. Ele pode pedir alguns exames apenas para te dar mais segurança de que não tem nada grave acontecendo com teu coraçao e que não precisas te preucupar tanto. Abraço e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  18. Ola!
    Estou sentindo essa palpitacoes ja ha alguns dias e sao seguidas de uma leve dor no peito, como se o coracao estivese apertado. Sinto tambem a palpitacao forte na garganta uma dificuldade de encher o pulmao por completo. Ha uma ano atras senti os mesmos sintomas apos uma perda e fiz todos os exames, mas estava tudo normal. Vc acha que esses sintmas podem estar relacionados, com estresse, poucas horas de sono e sedentarismo? Nao fumo, sou magra e ha pouco tempo fiz um check up completo. Tenho medo de ter um infarto ha qualquer momento, me ajude!!

    ResponderExcluir
  19. Oi, não acredito que você tenha risco de ter um infarto pelos sintomas descritos. O stress, a falta de sono e o sedentarismo podem sim estar relacionados com estas desagradáveis sensações. Se mesmo depois de você controlar (ao menos um pouco)estas situações desagradáveis as palpitações ainda persistirem, procure novamente um médico. Não se preocupe. mudanças no estilo de vida são fundamentais para garantir uma vida melhor e mais longa. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde, Dr Cidio!

    Parabéns por essa sua coluna tão explicativa. Meu filho de 03 anos e meio já reclamou 3x que o coração está "batendo muito rápido". É ele mesmo quem identifica e quando colocamos a mão no peito dele, realmente sinto o coração dele bater fortemente (comose fosse sair pelo peito). Isto sem ele fazer nenhum exercício. Todas estas 3 reclamações foram desde Dezembro e sempre ele estava calmo, ou vendo televisão ou conversando conosco. O pediatra pediu um ECG - que ainda não fizemos. Mas queria saber se em crianças (sem histórico), com dieta normal, pode ser comum.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Olá Sonia, obrigado pelos comentários. Apesar do coração de uma criança bater normalmente mais rápido que do adulto, não é usual que ela tenha esta sensação. Acho que o pediatra tem razão em solicitar a realização de um ECG. Eventualmente ele poderá sugerir que a realização de outros exames ou mesmo que visite um cardiologista. O ideal é que consigas que ele faça um ECG quando ele estiver sentindo palpitações.
    Mas não fique preocupada, os exames irão esclarecer a situação. Em muitos casos estes sintomas desaparecem com o crescimento. Abraços e obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  22. Boa Tarde Dr. Cidio. Tenho 42 anos e desde 3a. de Carnaval estou sentindo o Coração "bater na Garganta".Pelo que li, talvez as poucas horas de sono nesta epoca de Carnaval sejam o Motivo.Pratico esporte(Futebol)no minimo 2 vezes/semana.Estas palpitaçoes seriam impeditivas p/ a pratica do Futebol??

    ResponderExcluir
  23. Olá, no carnaval freqüentemente somos expostos a situações como estimulação sensorial elevada, a falta de sono, consumo de estimulantes (álcool, fumo, café, energizantes, etc), atividade física em excesso. Estes fatores isolados ou em conjunto podem, em algumas pessoas, levar a sensações desagradáveis como as palpitações (coração batendo na garganta). Usualmente, o repouso ou apenas a suspensão da estimulação leva ao desaparecimento dos sintomas. Caso eles persistam por mais de 2 dias, um médico deve ser consultado. Abraços e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Olá, estas sensações desagradáveispodem estar vinculadas as crises de pânico que incomoda muito,podendo fazer com que seus portadores tenham sintomas sérios, muitas vezes incapacitantes. As palpitações são muito frequentes e normalmente não estão relacionadas a presença de doença do coração mas uma visita ao médico poderá assegurar de que não existe outra causa para estes sintomas. Boa sorte e volte sempre!

    ResponderExcluir
  26. Ola pessoal..ola Dr.Cidio
    Olha só, para informação de muitos que estão com duvidas sobre as palpitações...tenho isso a 12 anos mais ou menos e ja notei que quando tomo chimarrão é que elas aparecem com mais frequencia e intencidade...
    se não tomo chimarrão...nem lembro que tenho coração...mas e o vicio...acabo aguentando as ditas cuja!!!
    Abraços
    Elisa Santos

    ResponderExcluir
  27. DR, qe blog maravilhoso. Parabéns. Há alguns dias atrás passei um susto durante uma cuva forte, onde fiquei presa e começei a sentir palpitação leve no pescocço. Ontem a noite, comi leite condensado com coco, tarde da noite, coisa que nunca faço eacordei de madrugada com o coração palpitando muito forte, mas nao tive falta de ar, nem dor no peito,nem tontura.Procurei ficar calma, tomei agua com açucar e medi a pressáo estava 12 x 8, e o batimento 85.Passou um pouco, foi normalizando e me deu gases e vontade de obrar.Após isso, normalizou tudo. Será que posso ter desencadeado um problema cardiaco após o susto, ou o fato de eu usar muito a vóz, pode ter forçado a garganta? E as palpitações dessa madrugada podem ter relação com comer doce muito calórico tarde da noite, algo fora da minha rotina? E gases podem causar palpitações? Ou o intestino ter ficado preso? Minha irmã diz que sempre que toma seorvete a noite o coração dela acelera, ela fez exames de coração e nada constou, o colesterol e a pressão está normal. Eu fiz exame de sangue há alguns anos e nada constou. Não sou obesa, faço atividade fisica, bebo muita agua, mas de vez em qdo como coisas nao saudaveis a noite. As veses sinto o coração acelerar, mas é muito dificil isso ocorrer. Estranhei o ocorrido essa madrugada e agora estou normal, e nem a veia do pescoço está pulando. Tenho mania de ficar apertando o pescoço com o dedo, para sentir a pulsação e não sei se machuquei. Dr, descuple tantas duvidas, mas fiquei com receio mesmo. Se puder me responder, agradeço de coração.
    Uma abraço

    ResponderExcluir
  28. Obrigado pela contribuição Elisa, a maior parte das pessoas que sentem ou sentiram palpitações aprendem a conviver com elas. Em alguns casos, como o seu, começam a se conhecer melhor e descobrem a causa e.... a cura!
    Sr (sra) anônimo, obrigado pelo elogio mas não posso e nem é a intenção deste blog resolver os problemas de saúde dos leitores. A intenção é orientar para que todos possam viver melhor. Acredito que devas consultar um médico para que ele possa avaliar tua situação com toda a calma e dedicação que mereces. Abraços e boa sorte

    ResponderExcluir
  29. Obrigada dr. mas minha duvida principal é , posso ter problema cardiaco, se a palpitação no coração e na garganta duram menos de 5 minutos, com a pressão estando normal e isso ocorrendo raramente? E gases podem causar palpitações?
    Grata

    ResponderExcluir
  30. sim, gazes podem causar palpitações, se existe algum problema cardíaco associado sómente uma visita ao seu médico poderá lhe ajudar mais.

    ResponderExcluir
  31. Doutor..faz mais de uma semana que sinto palpitação no pescoço e percebo o musco contraindo.Isso quando estou em repouso. Fui ao hospital fazer um eletro e deu normal. O médico do pronto socorro falou que esta aparentemente normal. Mas ele perguntou se eu usava droga, como cocaina. Nunca cheguei perto. To pensando em faser um Holter 24 h para ver se não existe uma arritimia. Até agora, td normal! Pressão e batimentos cardiacos. Sinto a palpitação mas as batidas estão 66, 69 por ai. Obg. Leonardo

    ResponderExcluir
  32. OLA TENHO EXTRA SISTOLE TODOS OS DIAS ISSO E PERIGOSO?

    ResponderExcluir
  33. Olá, conforme o post, existem diversas origens possíveis para as palpitações. Estudos recentes mostraram que quando as palpitações duram menos de 5 minutos, a chance de doença cardíaca é pequena. Talvez o Holter http://foradoponto.blogspot.com/2009/09/monitorizacao-dos-batimentos-do-coracao.html seja um caminho interessabte. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  34. Dr. Há alguns meses eu passei mal dentro do ônibus.Tenho 19 anos. Todos os médicos disseram que era ansiedade. Até que começei a sentir palpitações, faltar de ar e etc. Fiz o exame ergométrico e váários eletrocardiogramas. Não deram nada, graças a Deus.Mas ainda não me conformo.
    Ninguém consegue entender, que o que sinto, não é um batimento acelerado, mas é como se fosse um super batimento.Como se o coração desse um soco no peito. Seguido de uma sensação estranha em todo o corpo. As vezes, após senti-lo, sinto dores de cabeça leves, ou falta de ar.
    Não sei se tem algo relacionado ao coração, mas eu também passei a sentir com mais frequencia a visão apagar ao me levantar, seja porque eu estava sentada, deitada ou acocorada.
    Fora muitos outros sintomas. Minha pressão oscila, essa semana fui socorrida passando mal. Estava 9.6. O primeiro médico disse que estava baixa, mas quando fui aferir com outra dra. Ela disse que 9.6 não é considerada baixa, que era a a pressão normal dela. Mas tive mais casos de pressão alta. 14.10 , 16.9 . Daí porque fiz o exame ergométrico.
    Enfim, não sei o que é isso. E não adianta falar com ninguém. Todos dizem que é psicológico.
    Queria uma opinão do Sr, mesmo que tudo que eu sinta seja... BESTEIRA.
    obrigaaada dr, amei o blog.

    ResponderExcluir
  35. Cara Raay, acho que entendes a dificuldade de realizar uma consulta médica via Internet....
    Diversas situações podem estar vinculadas ao surgimento destes sintomas, até mesmo a ansiedade. Sómente consultando um médico em quem confies poderá ter um diagnóstico mais certo e seguro para continuares vivendo tranquilamente. Obrigado pela visita e boa sorte !

    ResponderExcluir
  36. OLÁ DR.PARABÉNS PELO BLOG, SINTO MUITAS PALPITAÇÃO NO CORAÇÃO PRINCIPALMENTE QUANDO ESTOU ANSIOSA,JA FIZ UM ELETRO CARDIOGRAMA MAIS NÃO DEU NADA, ELES DIZEM QUE É MUITA ANSIEDADE,E ME PASSARAM FLUOXETINA O QUE O SENHOR ACHA...POIS AS PALPITAÇÃO SÃO CONSTANTES E DA UM POUCO DE MEDO,GOSTARIA DE SABER A SUA OPINIÃO MUITO OBRIGADA ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  37. Olá, conforme já descrevi, não é possível analisar cada caso particular pela Internet. Porém, respondendo a sua pergunta, as palpitações podem estar sendo causadas por ansiedade. Na dúvida consulte um médico de sua confiança. Boa sorte e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  38. meu eletro deu bradicardia sinusal meu coraçao as vezes da palpitaçoes que duram segundos isso é normal antes eu so andava de carro agora so caminho de apé bastante isso tem a ver

    ResponderExcluir
  39. MEU MARIDO TEVE PALPITAÇÕES POR MAIS OU MENOS 10 MIN ,SEM NENHUM OUTRO SINTOMAS.ESTAVAMOS NUM BARZINHO E ELE TOMOU GIM COM SODA.E POR MAIS DE 2 HORAS FICOU EM PÉ ENCOSTADO NA PAREDE CONVERSANDO COM AMIGOS.SERÁ QUE A POSIÇÃO QUE FICOU POR ESSE TEMPO ,MAIS A BEBIDA TENHA RESULTADO ESSA PALPITAÇÃO?SENDO QUE MAIS DE 4 DIAS APÓS ,ELE SENTE UM APERTO NO PEITO E FICA ARROTANDO MUITO.E COMO SE NÃO BASTASSE NÃO QUER IA AO MÉDICO.PODE ME AJUDAR?

    ResponderExcluir
  40. Olá anônimo, o post relata as possíveis causas de bradicardia, dá uma olhada, tenho certeza que vais achar interessante.
    Rosi, além das explicações que já estão no post, caso ainda tenha alguma dúvida acredito que um médico deva ser consultado,
    Obrigado pela visita,

    ResponderExcluir
  41. Olá dr Cidio, minha filha tem 3 anos e meio e sempre me diz : mãe bota a mão no meu coração , ele está batendo forte e quando coloco a mão realmente está batendo forte e muito rápido,mesmo as vezes não tendo se esforçado antes, as vezes até dormindo quando coloco a mão sinto os batimentos rápidos. Isso é normal? as vezes fico preocupada

    ResponderExcluir
  42. Olá,Apesar do coração de uma criança bater normalmente mais rápido que do adulto, não é usual que ela tenha esta sensação. Talvez seja interessante consultar um cardiologista. . Eventualmente ele poderá sugerir a realização de algum exame para esclarecer a situação. Em muitos casos estes sintomas desaparecem com o crescimento. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  43. Tenho 62 anos, altura 1,74m, peso 74 kilos, pressão 11x7, faço ginástica, tenho alimentação saudável: saladas, frutas, grãos, poca carne vermelha, muito peixe (salmão, atúm, sardinhas). Subo diariamente dois lances de escada, várias vezes ao dia, de dois em dois degraus (correndo, não tenho antecedentes familiares de doença cardíaca, agora meu pulso é, normalmente, de 36 a 46 bpm. Não sinto tonturas. Alguma indicação?

    ResponderExcluir
  44. Parabéns pelo estilo de vida. Todos os estudos médicos apontam que o estilo de vida que levas está associado não só a vida mais longa como também mais saudável. Com relação aos batimentos cardíacos, acredito que uma avaliação pelo seu cardiologista pode ser interessante. Boa sorte e parabéns pelo exemplo.

    ResponderExcluir
  45. Doutor tenho 23 anos, a dois meses mais ou menos comecei a sentir uma batida estranha no coração enquanto me arrumava pra trabalhar, fiz eletroooo medi pressão estava tudo bem...
    depois de um tempo fiquei....
    3 semanas pra ca voltou tudo com falta de ar e dores tanto no lado esquerdo como no direitoo...
    to mto assustado, ontem deitei pra durmir, do nada fui coxilar acordei sentindo o coração bater forte deamais, fiquei assim a noite toda
    me ajude por favor

    ResponderExcluir
  46. Olá Doutor! Fiquei preocupada com meu namorado que na última semana apresentou arritimia por tres dias seguidos, cada episódio com duração de no mínimo 2 horas, ele tem 31 anos, faz exercícios regularmente, não tem vícios. Ele sente batidas irregulares,com pulsação normal 64 batidas/min, pressão arterial normal também 12-8, não há outros sintomas que acompanhem a crise apenas uma sensação de esvaziamento momentaneo do pulmão junto com a batida irregular, ele disse que só sentiu isso há muitos anos atrás quando era adolecente. Ele anda bastante estressado com alguns problemas familiares e profissinais e acha que deve ser isso, não sentiu mais nada fazem alguns dias. Devemos nos preocupar com isso??

    Parabéns pelo blog!
    Obrigado,
    Abraços!

    ResponderExcluir
  47. Olá, acho que deves procurar um médico de sua confiança e conversar com ele a respeito destas estranhas sensações. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  48. Simone, esta sensação de batimentos irregulares é chamada de palpitações. O stress é uma das causas mais frequentes. Acredito que ele deve procurar um médico para esclarecer o problema e descartar outras possíveis causas para esta desagradável situação. Obrigado pela visita e pelas palavras de apoio

    ResponderExcluir
  49. doutor essas palpitações dores no peito e afinss pode ser tudo gases????

    ResponderExcluir
  50. Conforme está descrito várias causas existem para palpitações qualquer uma delas pode isoladamente levar a esta sensação desagradável. Gazes ? Sugiro que converses com teu médico para discutir este problema. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  51. ola dr meu nome e vitor tenho 28 anos 1.89m 90kl sofro de sindrome do panico mas parei de tomar meu remedio fluoxetina passarei a tomar remedios naturais bom quando parei de tomar a fluexetina começou acontecer uma coisa engraçada as vezes muito raro sinto que meu coracao da uma paradinha mas nao despara etc e junto com essa paradinha sinto uma pequena falta de ar me ajude o que pode ser vou morrer

    ResponderExcluir
  52. Gostaria de saber qual a diferença entre o coração ter batimentos acelerados e batimentos apertados? Qual diagnostico de cada?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  53. ola dr. meu nome e viviane tenho 25 anos sabe dr as vezes acordo de madrugada com meu coração batendo acelerado e com falta d e ar se o senhor poder mim ajudar eu agradeço abraços!!

    ResponderExcluir
  54. Olá. Boa noite.
    Só uma duvida.
    É normal a pessoa sentir o próprio coração bater?

    ResponderExcluir
  55. Boa noite
    Dr. Cidio Halperin está acontecendo comigo a mesma coisa que acontece com o comentário acima, mas comigo não foi uma paradinha só não, no mês de fevereiro eu quase perdi a consciência, por quatro vezes meu coração pareceu que parou e eu inclusive tive que por quase 5segundos mais longos de minha vida, lutar pelo meu fôlego e fui quase desmaiando e derrepente, meu coração voltou a bater normal disparadamente(pelo fato da adrenalina)e senti novamente bem fracos, mas os sintomas se repetiram umas 4 a 5 vezes dentro de um mês! não tão consecutivos e fortes como este, mas pude sentir sim! e tenho medo!

    ResponderExcluir
  56. Olá Dr.Cidio,tewnho 45 anos e sinto palpitação desde os 30 e poucos e nunca consegui me acostumar com isso,na época eram mais espassadas,mas agora estão mais frequentes,fico assustada pq muitas vezes deixo de sair com medo,quando estou entre amigos e sinto palpitação perco a graça e vou embora,já tive muitas doenças emocionais por conta disso,choro muito a noite e sinto medo de dormir,já fiz eletro e deu normal.meus filhos ficam assustados pq dizem q coloquei isso na cabeça e praticamente não saio pra canto nenhum por conta disso,é muito incomodo sabe??tem dias q eu fico numa tristeza só e não quero ver ninguém.,o q me diz Dr??sou fumante e muito ansiosa.parabens pelo blog,grata pela atenção. abraços

    ResponderExcluir
  57. Ola Doutor..tenho 40 anos...e ultimamente tenho sentido palpitacoes, passei num cardio ha um ano...fia um eletro..fiz exame de tireoide, creatinina, glicose e mais alguns e deram normal...mais antres de menstruar e quando menstruo tenho palpitacoes, como se fosse batidas irregulares de 2 segundos ou batidas mais fortes no coracao...eu tomo 1/4 de rivotril por noite por tratamento psiquiatrico..percebo que quando fico ansiosa piora..o que eu faco ??? Obrigada Luciana

    ResponderExcluir
  58. 1- Não entendi o que a expressão "coração apertado" significa, portanto fico sem condições de ajudar.
    2-3 e Luciana: Gostaria uma vez mais salientar que a intenção deste blog não é (e nem poderia ser) substituir uma consulta médica. Acredito que, caso não encontrem as respostas que necessitem, vocês deveriam procurar seus médico e conversarm com ele sobre as suas dúvidas. Com certeza ele poderá auxiliar na solução delas.
    Boa sorte e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  59. ola doutor tudo bem , meus parabens , a pagina esta muito legal . bom doutor eu tenho depressao , na depressao nos ouvimos falar que o copracao dispara , muito bem aconteceu comigo , so que agora nao sinto mais o coracao disparado e fico muito preocupado pensando que esta parando , vejo o pulso as x nem sinto , quando sinto e lento tambem no pescoço , os batimentos no coracao muda as x e diferente no pulço na garganta pois ja fiz varios exames eletrocardiograma e o ultimo medico me pediu ecocardiograma com dopper e deu tudo ok sera que e crise de panico por isso a minha mente nao faz eu sentir o coracao e achar que esta fraquinho , resumindo e normal sentirmos o coracao bater , ou depende das emocoes extres anciedado muito obrigado ate + abraços

    ResponderExcluir
  60. Obrigada Doutor a expressao coracao apertado poderia ser como se fosse uma angustia....sei que de uma pessoa para outra muda muita coisa...apenas gostaria de saber se em casos de ansiedade ter palpitacoes ..taquicardia eh normal e pode ser perigodso ?

    ResponderExcluir
  61. Olá Ricardo, realmente, em períodos de depressão e nas crises de pânico, algumas pessoas sentem mais as batidas de seu coração. Conorme podes ler no post http://foradoponto.blogspot.com/2009/08/o-coracao-batendo-fora-do-normal.html diversas são as causas de extrassístoles e em algumas oportunidades os médicos podem solicitar exames para esclarecer melhor. Boa sorte e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  62. Luciana, assim como nas crises de pânico, a ansiedade pode ser uma das causas de palpitações e de taquicardia. Se é perigoso? Acho que deves procurar um médico e conversar a respeito. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  63. Doutor tenho 23 anos a uns tempos pra ca sinto meu coração bater mto forte mesmo, aiii fui ao medico fiz eletro tirei pressão tudo ok, depois passaram duas semanas voltou tudo, só q agora com falta de ar e dores no peito todo, naum dores fortesss, mais pequenas, mais eu sinto q naum coisa q ja senti antes, me desespero mtooo pq tenho medo de ter infarto, sintooo tbmmm tipo o braço pulandooo, a perna tbmmmmm as vezes o pescoçoo pulaa e sinto dores neleeee, e eh isso 24 horas por dia, pelos sintomas descritos o senhor acha q posso estar sofrendo ameaça de infarto mesmo sentindo isso a 2 meses????
    fiz o ecocardiograma tbm, o resultado só sai quarta q vem mais a moça q fez me adiantou q esta tudo bemmm...mais doutor ando morrrendo de medo de infartar naum sei oq façoo >.<

    ResponderExcluir
  64. DOUTOR BOA TARDE....

    DE UNS TEMPOS PARA CA SEMPRE QUE FICO NERVOSA TENHO TAQUICARDIA E PALPITACAO EH NORMAL ?
    FUI NO CARDIO NO ELETRO DEU UM POUCO ACELERADO ELE DISSE QUE ERA NORMAL PQ ESTAVA NERVOSA, SE TIVESSE ALGUMA OUTRA COISA SERIA SAIRIA ? POIS NUNCA DAO NADA NESTE EXAME ?
    ELE ME PEDIU UM ECO COM DOPLER, TENHO UM DE 2002 QUE DEU NORMAL, SERA QUE EM 8 ANOS MUDA MUITA COISA ?
    OBRIGADA MIRIAM

    ResponderExcluir
  65. Doutor, eu sou mto novo tenho 14 ans, e as vzs ao dia sinto o coraçao na garganta, as vzs fico nersvoso com medo de acontece algor, mais sempre procuro me acalmar pq se nao piora...as vvzs to conversando com meus amigos to distraido e fik tdo bem, mas qdo eu lembro disso ela vem tipo do nada......pode ser algo do psicologico?? Obg

    ResponderExcluir
  66. Doutor eu tenho prolapso de valvula mitral ?
    quais os sintomas ?
    eles causam palpitacoes ?

    obrigado

    ResponderExcluir
  67. Miriam e Yuri, a resposta de muitas destas duvidas está no blog, questões médicas pessoais devem ser resolvidas diretamente com seus médicos. Obrigado pela vista

    ResponderExcluir
  68. Antônio, o Prolapso da Valvula Mitral pode estar associado a palpitações e, até mesmo a doença do pânico. Usualmente è uma situação sem maiores riscos e o acompanhamento médico regular é recomendado. Abraço e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  69. mõnica maria pires de camargo27 de março de 2010 11:33

    olá Dr.Cidio,me chamo mônica,tenho 45 anos e sinto muita palpitação,ás vezes são constantes e ás vezes passa bom tempo sem aparecer,sinto uma angústia muito grande por conta disso,me isolo das pessoas,deixo de me alimentar,é muito incoodo e atrapalha minha rotina,sem contar q não ando de ônibus sozinha coisa q gostava muito de fazer.já fiz exame e não deu nada,sei q sinto,mas não sei a causa.por favor,me diga algo.parabens pelo blog.abaços

    ResponderExcluir
  70. Olá Monica, a sensação de palpitações pode realmente incomodar muito. Fizestes algo fundamental que foi procurar auxílio médico. Conforme está no blog, diversas podem ser as causas de palpitações, dentre elas até mesmo variações hormonais. Acho importante que voltes a manter tua rotina e procure novo auxilio médico. Tenho certeza que chegarás a um diagnóstico preciso e a tua qualidade de vida irá melhorar muito ! Abraços e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  71. Ola Doutor de quanto em quanto tempo eh necessario se fazer avaliacao do prolapso da valvula mitral ?

    Nunca ouvi alguem dizer que eletrocardio da alguma alteracao...? Doencas como arterias entupidas ..arritimias ou doencas de valvula aparecem so no eletro ?

    ResponderExcluir
  72. Olá Miguel, o eletrocardiograma http://miud.in/2T7 é um excelente método para ajudar no diagnóstico de diversas doenças do coração. Algumas vezes outros exames são necessários http://miud.in/2T8 . Vale a pena ler os links do blog. Com relação ao prolapso mitral, converse com seu médico e pergunte o que ele acha mais interessante no seu caso. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  73. Boa noite.

    Parabéns pelo seu blog. Útil,Inteligente e nele percebece-se a forma cordial usada com seus visitantes. Parabéns

    ResponderExcluir
  74. Obrigado Rosmarie pelas palavras, É importante saber que podemos ajudar compartilhando e "traduzindo" informações da medicina e, em especial sobre arritmias cardíacas. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  75. Ola Doutor.
    Tenho gastrite exofagica o que me causa refluxo e estou tratando.Tenho também arritimia cardiaca que também trato com medicamentos e percebi que cada vez que sinto um refluxo sinto também uma paradinha no coração, uma arritimia. Não é só a sensação porque pude por varias vezes comprovar esta situação quando media a pressão arterial tanto ouvindo a mudança da batida no estetoscópio como o movimento do ponteiro no relógio. Existe uma relação causada pelo estômago?

    ResponderExcluir
  76. Olá Victos, pode haver relação mas acho que deverias conversar com seu médico a respeito pois em algumas vezes até mesmo os medicamentos podem estar associados a este tipo de problema. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  77. OLÁ DOUTOR, MEU FILHO DE 7 ANOS TEM ASMA E DESDE DE ONTEM O CORAÇÃO DELE COMEÇOU BATER RÁPIDO, E FIQUEI MUITO PREOCUPADA E Ñ SEI O QUE FAZER, LOGO ELE TEM MUITO MEDO DE MORRER E TODA VEZ QUE A CRISE DA ASMA VEM ELE FICA DESSE JEITO E Ñ PROCUREI NENHUM MÉDICO AINDA.O QUE DEVE SER?

    ResponderExcluir
  78. Olá Silvia, antes de mais nada acho que deves procurar um médico para teu filho. Se ele é asmático, até mesmo a medicação pode causar o coração bater mais rápido. Não perca tempo !
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  79. Ola Dr. Sinto todos os sintomas acima, as vezes penso que vou desmaiar, o coração parace cansado e franco, o batimneto forte parece explodir, me assusta, bebo muito cafe e sempre usei guaraná em po todos os dias pela manha, será que pode ser isso? Tudo começou ha tres semanas e sempre quando estou trnaquilo e sem stress.

    Carlos

    ResponderExcluir
  80. DOUTOR POR FAVOR QUAL A DIFERENCA DE PALPITACAO...PARA ARRITMIA ?
    COMO POSSO SABER SE ESTOU TENDO ALGO MAIS GRAVE E TER QUE IR PARA UM PS OU UMA SIMPLES ANSIEDADE ?
    FIZ UM ECO A 8 ANOS E DEU NORMAL....POSSO TER DESENVOLVIDO ALGUMA COISA GRAVE DEPOIS DISSO ?
    OBRIGADO PEDRO PAULO

    ResponderExcluir
  81. Anônimo, respondendo a sua pergunta, sim guaraná em pó e o consumo de café podem causar palpitações e arritmias em algumas pessoas.

    ResponderExcluir
  82. Pedro, conforme está no post, palpitações é a sensação do coração batendo e arritmia é efetivamente a alteração dos batimentos, os quais podem não ser acompanhados de sintomas. Aqui no blog tem uma série de posts que tratam sobre este assunto. Vale a pena explorar mais o blog. Em caso de dúvida, acredito que deves procurar um atendimento médico. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  83. Dr....pude aprender muito sobre o que eu sinto aki no seu blog...mais tenho uma duvida....
    arritmia a gente nasce com ela ou adquire em qto tempo.....ela sai no eletro ?

    e aquela arritmia quemata perigosa....nascemos com ela ...? ou tb adquirimos e de que forma ?

    obrigada Ana

    ResponderExcluir
  84. Ola Ana, O eletrocardiograma é oprincipal, mas não o único exame para diagnosticar arritmias. Independente da origem, se de nascença ou associada a alguma outra doença, algumas arritmias podem trazer risco de vida. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  85. Olá Dr.Cidio Halperin,
    Gostei muito do material que postou. Está bem claro e conciso. Tenho 35 anos e recentemente fui ao cardiologista para fazer exames de rotina. Ele fez o eletro e constatou que meu batimento está tendo umas "paradinhas". Disse que não é nada preocupante e não receitaria remédios, no entanto que eu parasse com o café e coca-cola. Ele não deu muita abertura para perguntas, então fiquei com algumas dúvidas:
    - Devo preocupar-me?
    - Isto pode ser considerado arritmia?
    - Devo voltar para novos exames em quanto tempo?
    Desde já agradeço,
    abs.
    Luis

    ResponderExcluir
  86. Olá Luis, obrigado por suas palavras de incentivo. Conforme seu cardiologista comentou, existem alguns fatores que podem levar ao surgimento das "paradinhas" no coração, também chamadas de palpitações. Geralmente não estão asociados a maiores problemas cardiológicos.Em muitos casos elas estão relacionadas a alterações nos batimentos cardíacos, as arritmias. Em relação a reconsulta, acho que deves combinar com teu cardiologista aquilo que ele acha mais apropriado. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  87. e normal o coracao dar uns socos para deois eu conseguir relaxar e dormir

    ResponderExcluir
  88. doutor ....tenho prolapso....isto causa palpitacao e taquicardias....em alguns estados de emocao ?

    Paula

    ResponderExcluir
  89. O prolapso de valvula mitral é uma das principais causas de arritmias, conforme podes ler nos comentários acima. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  90. Doutor, tenho 25 anos e ando assustada. Sinto palpitações fortes e fracas. E algumas vezes uma sensação estranha no fim da garganta, acompanhada as vezes de uma dor fina. As vezes ponho o dedão da mão neste lugar para perceber como estão meus batimentos. O fato é que já fiz eletro, ecocardiograma e o holter. No exame do holter o médico falou que eu tinha poucos casos de extra sistoles e mandou eu fazer yoga, meditação ou ginástica. Fiz duranteum tempo e me senti melhor. Parei um pouco pq chegava em casa cansada. E começou tudo novamente. Às vezes quando eu movimento o meu corpo eu sinto uma palpitação forte.Ontem 09/04/2010 fiquei cerca de 5 minutos com essa sensação estranha no fim da garganta. É como se meu coração tivesse quase parando de bater. Eu tenho vergonha de dizer o que estou sentindo. O povo pensa que é besteira. Mas estou ficando com medo. Hoje de manhã senti novamente.

    ResponderExcluir
  91. Me ajude doutor. Preciso de ajuda. Eu mandei um post agora a pouco. Eu não sei o que fazer pois esses tratamentos para o coração são caros. O médico me disse que eu era muito nova para usar um medicamento para controlar essas extra sistoles.

    ResponderExcluir
  92. Olá Daiane, não precisa ter vergonha de nada, o que estás sentindo são as palpitações. Elas podem ser sentidas em diferentes partes do corpo, porém elas nem sempre estão associadas as alterações dos batimentos cardíacos. O post http://foradoponto.blogspot.com/2009/09/medida-do-pulso-batimentos-cardiacos.html ensina a medir a frequencia cardíaca e avaliar se existem arritmias. As técnicas de relaxamento que o médico ensinou são eficazes para muitas pessoas, podendo até curar as palpitações. Conforme podes ler no post acima,elas podem ter várias causas e por isto diversas alternativas podem ser úteis para a sua prevenção. Existem diversos posts neste blog que podem ser úteis. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  93. olá Dr. cídio, gostaria muito de sua ajuda quanto o problema que estou tendo, já penso até viajar pra fora por causa do mesmo. tenho 25 anos,75k, sempre fiz esporte. Fiz uso há 3 meses de n02,proteina,guaraná com um pouco de cafeína e gh! fui para no pronto socorro com uma fauta de ar, onde comecei bater as pernas, sudorese, lembro que ate os cabelos da barba arrepiavam.. aplicaram o fernegam com clonazepam e ficou tranquilo..mas até hoje sinto muito mau, não consigo nem pegar um balde que começo ter palpitaçoes e aceleramentos, que me faz ter as mesmas sensações do pronto socorro! já fiz todos os exames e não dá nada..(inflamação da válvula mitral pouca)o de sangue, meu triglicerideo esta bem baixo, o colesterol esta ótimo. A doutora não sabe o que é... o que faço? esses dias peguei estrada e dirrepente sem fazer esforço a mesma sensação e tive que tomar clonazepam..a pressão estava em 14/8..no mapa não tive problemas de pressão. Obrigado.

    weslley.

    ResponderExcluir
  94. Olá Weslley. conforme podes ler em outro post ( http://foradoponto.blogspot.com/2010/03/os-energeticos-e-nosso-corpo.html ), o uso de energéticos pode levar ao surgimento de sintomas semelhantes ao que apresentasse. Em algumas oportunidades estes sintomas demoram um pouco a desaparecer ou podem estar associados a outras situações como síndrome do pÂnico ou até mesmo outras doenças, Acredito que deves procurar um médico de sua confiança pois com certeza ele encaminhará a solução de seu problema. Boa sorte e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  95. Obrigado pelas palavras de incentivo Robert

    ResponderExcluir
  96. Dr. segundo o que postei sobre o uso de energéticos, corro risco de ter uma parada cardíaca? ou algo danoso ao coração? tem possibilidade de eu tratar com senhor? ter consultas? como o encontro?. obrigado pelas respostas..parabéns..muito bonito seu trabalho!

    ResponderExcluir
  97. Olá, contatos podem ser via e-mail com suas informações de contato, assim que possível entraremos em contato. Obrigado por suas palavras de incentivo afinal esta é a motivação para a manutenção deste tipo de integração.

    ResponderExcluir
  98. Dr....na tpm costumo ter papitacoes...eh normal ? Dirce

    ResponderExcluir
  99. Dr....em relacao a vacina h1n1...quem tem sindrome do panico...e tem palpitacoes pode tomar ?

    luciana

    ResponderExcluir
  100. Olá Luciana, até hoje não foi descrita nenhum problema com esta vacina e palpitações

    ResponderExcluir
  101. Boa tarde doutor,sou muito ansiosa e tenho problemas de hipertensão,mais está controlada(talvez seja emocional)então tomo remédio de pressão e duas vezes ao dia alprazolan de 1mg e mesmo assim continuo ansiosa,faço exercicios fisicos todos os dias e consulto sempre cardiologista,que me garantiu não ter nada no coração,mais pq me sinto assim tão ansiosa e com medo de morrer?me ajude,grata.

    ResponderExcluir
  102. Ola Dr. Cidio.
    Meu nome é jefferson, Dr. a 3 anos trato me da sindrome do panico, é muito ruim estas sensações, dores no corpo medo de morrer do coração e este é meu unico medo Dr. sinto como se asvezes meu coração da 2 palpitações mais rapidas, sinto um calor terrivel falta de ar, ja fiz mais de 60 eletro e não da nada, o que acha que devo fazer, com sua vasta experiencia o Sr pode m ajudar, DORES DE CABEÇA PODEM SER RELACIONADA COM PROBLEMAS CARDIACOS. EU fumo muito quando estou na frente do computador, mas só quando estou no pc. só consigo dormir tomando diazepam 10mg. Dr não sei mais o que faço?

    ResponderExcluir
  103. Boa noite doutor,primeiramente Parabens pelo Blog tem ajudado muitas pessoas,bem meu nome e Sandra, ha pouco tempo no periodo da TPM, venho sentindo no coraçao duas batidas e uma paradinha sinto um desconforto e depois normaliza,mas depende do mes as vezes fica dias principalmente qdo vou deitar ou fico em repouso,estou preocupadissima devo procurar um medico?fui ao meu ginecologista ele viu meu coraçao e pressao graças a Deus esta otimo,tbem no periodo da TPM fico irritada e depressiva,espero que nao seje nada grave,desde ja muito obrigada abraços...

    ResponderExcluir
  104. Olá Jefferson, acho que deves procurar auxílio médico especializado mas posso te ajudar com a informação que o excesso de fumo e até mesmo do uso do computador podem estar associados aos teus sintomas. Boa sorte.
    Sandra, obrigado pelas amáveis palavras. Neste tipo de situação, nada melhor que confiar em seu ginecologista. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  105. Boa tarde doutor,sou muito ansiosa e tenho problemas de hipertensão,mais está controlada(talvez seja emocional)então tomo remédio de pressão e duas vezes ao dia alprazolan de 1mg e mesmo assim continuo ansiosa,faço exercicios fisicos todos os dias e consulto sempre cardiologista,que me garantiu não ter nada no coração,mais pq me sinto assim tão ansiosa e com medo de morrer?me ajude,grata.

    ResponderExcluir
  106. boa noite doutor sinto todos este sitomas referente ao coracao tomo 80mg de popranaLoL por dia mais as vezes continuo os mesmo sitomas o que devo fazez. obrigado,

    ResponderExcluir
  107. Olá , meu nome é Marcos , ando sentindo fortes ardumes nos braços , na boca queimaçao , tonturas dores no torax palpitaçoes no peito as veses fracas as veses fortes mas diariamente , todos os dias tenho mal estar , tenho 24 anos 1,72 dealtira e peso 49 quilos nao concigo engordar de maneira nem uma , sofro de forte estress , depressao , sidrome do panico , muitas dores musculares , gostaria de saber o que esta acontecendo comigo se meu problema é serio ou nao tenho muito assiedade tbm (batimetos acelerado) o que pode tar causando esse problema em mim ? Obrigado

    ResponderExcluir
  108. Ivonete e Marcos, sugiro que consultem seus médicos

    ResponderExcluir
  109. Bom dia doutor,eu mandei dois emails e o senhor não respondeu nenhum,por favor,estou aguardando uma resposta,enviei dia 24/04 Denise,aguardo sua resposta,grata e tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  110. Cara Denise, por algum problema não recebi nada.

    ResponderExcluir
  111. Denise disse...
    Boa tarde doutor,sou muito ansiosa e tenho problemas de hipertensão,mais está controlada(talvez seja emocional)então tomo remédio de pressão e duas vezes ao dia alprazolan de 1mg e mesmo assim continuo ansiosa,faço exercicios fisicos todos os dias e consulto sempre cardiologista,que me garantiu não ter nada no coração,mais pq me sinto assim tão ansiosa e com medo de morrer?me ajude,grata.

    24 de abril de 2010 15:05
    Foi esse email que mandei,aguardo resposta,grata

    ResponderExcluir
  112. Denise, com certeza este problema está incomodando muito. Sugiro que leias as diversas postagens sobre o assunto aqui no blog ( http://foradoponto.blogspot.com/search/label/morte%20s%C3%BAbita ). Caso ainda surgam dúvidas, deves falar com teu médico. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  113. Olá Dr.Cidio, quero parabenizar pelo blog, sinceramente é uma forma de ajudar a muitas pessoas, ta de Parabéns!
    Bom estou para dizer que a ansiedade me pegou e através dela veio aquela famosa (palpitação), isso ocorreu há 6 meses atras qdo fui a uma entrevista, nisso sentir pulsação no corpo todo e um bolo na garganta terrível, fiquei com medo, depois disso eu tive que ir até ao pronto socorro 2 vezes, fiz o eletro e o eco...o resultado foi taquicardia sinusal...eu perguntei a ele e me disse q não era nada grave apenas para ter calma, com isso tudo minha pressão fica entre 14x9 a 14x10 antes nao era assim mais devido a preocupações ela sobe. Nunca pensei em ta nessa situação me acordo com o coração ja acelerado, preciso de uma ajuda sua Dr, porque é uma sensação ruim essa palpitação. Ficarei grata

    ResponderExcluir
  114. Oi Meg, As palpitações podem ser uma sensação muito desagradável. Conforme descrito no post ( http://foradoponto.blogspot.com/2010/01/que-todos-que-sentem-palpitacoes-tem.html ) nem sempre elas estão associadas a arritmias cardíacas. A presença de taquicardia sinusal (aceleração dos batimentos) é um bom sinal e que vai facilitar o trabalho do médico de sua confiança. Boa sorte e obrigado pelas gentis palavras de incentivo.

    ResponderExcluir
  115. Dr.Cidio, Bom Dia! Obrigada pela atenção, tambem acho que a correria ajuda a me sentir assim, pois estou quebrando a cabeça com os estudos sou estudante de Gestão financeira e irei começar a trabalhar amanhã Graças a DEUS, mais me sinto Dr.Cidio bem insegura ao saber que isso irá me incomodar me tras um desanimo, fico feliz em um lado de ta conquistando o que eu mais quero e o outro é saber que vou ter que fingir essa sensação é terrível, Dr tem alguma solução para isso não me incomodar, minha mãe só quer que eu tome chá de cidreira e camomila, não vejo efeito para esse nervosismo, pronto agora mesmo eu estou com os batimentos otimos mais qdo penso no amanhã eu começo a sentir a famosa sensação desagradável, uma vez eu tive em estado de choque na família, e o neuro me passou um remedio de tarja-preta, nossa me balançou muito isso em saber que eu nova tomar aquele medicamento só tomei uma vez chega fiquei "lerda", mais tenho medo de ir denovo e pedirem para que eu tome esse tipo de remedios, pois acho que alguns podem causar palpitações Obs: o que me deram foi um tal de Solamium...acho que meu medo é mais pelo aceleramento. Deus te abençõe!

    ResponderExcluir
  116. OLÁ DR CIDIO, POIS É,SINTO PALPITAÇÕES EM SEGUIDA DE FADIGA ISTO É MUITO RUIM JÁ FAZ UNS 8 MESES
    ISSO ESTA ME PRIVANDO DE VARIAS COISAS NA MINHA VIDA,TOMO PROPRANOLOL MAIS SERÁ QUE EXISTE ALGUM TRATAMENTO ESPECIFICO QUE PODE ME TRAZER QUALIDADE DE VIDA TENHO 23 ANOS E NÃO SEI O QUE FAZER JÁ FUI ME CONSULTAR E TRATARAM COMO SE FOSSE ANSIEDADE E AINDA ESTOU RUIM, QUERIA LHE FALAR QUE TUDO ISSO COMEÇOU DEPOIS QUE TOMEI UM REMÉDIO PARA EMAGRECER(SUBTRAMINA) SERÁ QUE UM DIA VOU MELHORAR? COMO?

    ATENCIOSAMENTE

    MICHELLE DAYANE

    ResponderExcluir
  117. Oie Doutor!
    Sou portador de protese mitral pela segunda vez!
    tenho 19 naos, a primeira troca foi aos 13 e a segunda as 18. Hoje em dia tenho sentido palpitações desagradaveis, tenho tomado diazepam para me acalmar ficar mais tranquilo, mas ja não tem muita eficaz!
    o que pode esta levando a isso a protese, medicamentos que eu tomo para hipertrofia nasal ou o stress do meu lar

    ResponderExcluir
  118. Oi doutor recentemente fiz um exame com o holter.
    E foi observadas 120 extrassistoles ventriculares.
    Isso pode ser grave?
    Obrigado um abraço.

    ResponderExcluir
  119. Olá, o número de extrassístoles em um exame de Holter ( http://foradoponto.blogspot.com/search/label/Holter ) é uma informação que deve ser avaliada pelo seu médico junto com outras informações. Isoladamente o numero de extrassístoles é uma informação limitada. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  120. OLÁ DOUTOR ME CHAMO DOUGLAS E SOU PORTADOR DE SINDROME DO PÂNICO,QUERO PARABENIZA-LÓ POR TER DESCRITO ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE PALPITAÇÕES RELACIONADAS COM ESTE TERRÍVEL TRANSTORNO EMOCIONAL.APÓS REALIZAR ALGUNS EXAMES CLÍNICOS OS MÉDICOS CHEGARAM A CONCLUSÃO DE QUE NÃO SOFRO DE NENHUMA CARDIOPATIA,MAS DE UMA ANSIEDADE SEVERA DEVIDO AO FATOR DO PÂNICO.TENHO CERTEZA QUE ESE ARTIGO DESCRITO PELO SENHOR AJUDARÁ MUITAS PESSOAS ASSIM COMO EU A BUSCAREM UM TRATAMENTO ADEQUADO.

    ResponderExcluir
  121. olá me chamo bruno, as vezes sinto meu ombro dando uns pulos , ae olho e ele realmente pila, tipo, a pele da um salto como se fosse a batida do coração...
    é meio esqesito..
    pode ser no coração!?
    brigado

    ResponderExcluir
  122. Olá tudo bem? me chamo Janaína e tenho muita ansiedade, sinto ao deitar meu coração batendo e isso me deixa muito nervosa e sinto ele o tempo todo, isso nao é direto que acontece mas as vezes fica dias, estou tomando polén e passiflorine, gostaria de saber a opniao do senhor pois os medicamentos que o médico passou fizeram efeito contrario, desisti deles e estou o mais natural possivel.
    O senhor pode me dizer se o polen e passiflorine resolvem o caso das palpitações e ansiedade?
    desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  123. olá, as palpitações podem ser sentidas das mais diferentes maneiras inclusive sensação de pulos do coração.
    Oi Janaina: diversas medicações podem ser utilizadas e os efeitos são variáveis em cada paciente. Nada melhor que a consulta com o médico de sua confiança para resolver este problema. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  124. Boa Noite doutor meu nome eh marcio e procurei um cardiologista pq sinto palpitacoes esporadicas....hj ele fez um eltro e disse que estava normal..ele ate me motsrou....realmente o sobe e desce posso dizer que era discreto assim falando pq sou leiga....meus batimentos era 88 e pressao 12, 5 por 8.....isto pq eu me sentia muito ansiosa.....ate me deu o eltro e trouxe para casa..mais observei que no final da que ele marcou como se fosse um D ou um 4 em cima e embaixo um 12 ou seris um D2....e o sobe e desce era bem acentuado ate o final....isto eh normal....

    procurei no seu blogue uma foto de um eletrocardiograma normal...mais nao encontrei...tenho certeza que muita gente tem curiosidade em ver um...

    obrigada Marcia 41 anos

    ResponderExcluir
  125. Oi Doutor parabéns pelo blog, maravilhoso. A minha dúvida é a seguinte, venho sentindo palpitações a alguns dias, daquelas que dá uma "paradinha", sinto isso desde pequena, já fiz vários exames como holter, ecocardiograma e aquele da esteira que não sei como se chama, o médico me disse que tinha uma pequena alteração mais que não era nada sério me passou um medicamento e pediu que eu voltasse após toma-lo. Quando voltei fiz outro exame e ele me disse que já estava tudo normal. Só que voltei a sentir as palpitações e semana passada fiz um eletro e deu normal tb, ai o médico me passou um relaxante (rivotril 0,25) mais ainda não melhorou. O senhor acha que pode ser uma sensação psicológica??? Pois normalmente piora quando fico pensando muito nisso.

    ResponderExcluir
  126. Marcia, sugiro ler o post (http://foradoponto.blogspot.com/2009/12/para-que-serve-o-eletrocardiograma.html), pode ser muito útil. EM posts próximos voltarei a falar sobre o eletrocardiograma.
    Demais, sugiro que leiam novamente o post, com atenção. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  127. Dr.Cidio, Tenho palpitaçoes constantes , derrepente meu coração fica acelerado, isso já algum tempo... de um dias pra cá, meu coração da sinal que vai ficar acelerado e volta ao normal..estou muito preocupada pois todos dizem que isso é nomal, mais sinto que não é normal..agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  128. Ramona areco pereira nascimento31 de maio de 2010 22:21

    Ola, dr: meu nome é Ramona,eu tenho sindrome do panico, acompanhada de toc,meu medico passou citalopran, depois que fui a um psiquiatra ai então ele me receitou clomipramina,30mg bom agora pelo menos tenho ficado sozinha, consehido dormir, porque antes tinha medo de dormir e morrer,ele tambem receitou rivotril mais ainda não tomei nem um, mais o que tem me encomodado é que uma ves ou outra eu tenho sentido palpitações ai eu fico achando que tenho problemas cardiaco, embora tem apenas dez meses que fiz todos os exames de cora inclusive o ergometrico e não deu nada,confio muito na minha cardiologista, ela disse para eu retornar com seis meses apenas para uma consulta e acho que tambem para, me aliviar mais ela disse que para que não tem istorico na familia sendo neta uma pessoa que viveu até seus 110 anos e morreu não de doença e sim de um tombo de cavalo,por isso ela disse que geralmente quem não tem istorico na familia pode estar fazendo alguns exames do coroção a cada2 a 3 anos,ha também sou ipoglicemica, o que o senhor pode me falar? Parabéns dr:por sua boa vontade um abraço.

    ResponderExcluir
  129. Olá Renata, é normal que nosso coração bata com frequencias diferentes durante o dia (http://foradoponto.blogspot.com/2009/09/monitorizacao-dos-batimentos-do-coracao.html). Em caso de duvida fale com seu médico.
    Ramona, estás muito bem tratada. Sabemos que a história familiar é um dos mais importantes fatores de risco para as doenças cardiacas.

    ResponderExcluir
  130. ola doutor eu tbm sinto essas coisas de palpitaçao hoje fui a um otorrino pois estou a dias com tontura nausea sintomas de labiritnite sabe mas meu coraçao fica acelerado so de eu falar alguma coisa subi uma escadinha pequena e quase morri de desespero o0 coraçao tava saindo pela boca e fica assim por horas tenho muito medo os medico dizem ser sindrome do panico mas e nornal eu sentir o coraçao acelerado por dias e um aperto no peito como se eu nao respirasse o suficiente parece que sobe um ar do estomago que me sufoca ,nao consigo parar qeuieta tenho que me movimentar senao enlouqueço o que sera doutor desde ja agradeço fique com DEUS

    ResponderExcluir
  131. Olá dr. Cidio, uma boa explicação sobre palpitação, fiquei meio receoso com palpitação no coração quando tomo energeticos com alcool e procurei algo que pelo menos me acalmasse pois meu pai é hipertenso, tengo medo de, por hereditariedade, receber esse maleficio... mmuito obrigado pelas explicações... abração!

    ResponderExcluir
  132. ola Dr cidio tenho 24 anos sinto palpitações logo depois do almoço e quando como chocolate ou se como muito e ja fui ao médico fiz o teste de esforço e também exames de sanque mas não deu nada e ele disse se eu continua´-se sentindo que volta - se lá mas não voltei sera o que pode ser isto e sou muito ansiosa..... obrigada

    ResponderExcluir
  133. ola! doutor parabéns pelo seu trabalho.olha! HA CINCO MESES COMECEI A SENTIR UM NÓ NA GARGANTA COMO SE FOSSE POR ALGUNS SEGUNDOS FALTA ÁR,UMA LEVE TONTURA,E PALPITACÕES TUDO ISSO AO MESMO TEMPO ESTOU DESESPERADAPOIS JÁ FIZ UM ELETROCARDIOGRAMA E NADA DEU TENHO PROBLEMA DE GASES AGORA NÃO SEI SE ISSO ESTÁ ASSOCIADO OU SE REALMENTE TENHO PROBLMA NO CORAÇÃO.ME AJUDE DOUTOR COM UMA RESPOSTA.HÁ!TENHO 29 ANOS AGUARDO!

    ResponderExcluir
  134. Nelmara da Costa Reis21 de junho de 2010 09:42

    Olá Dr. Cidio, tudo bem?
    Há um certo tempo atrás, também comecei a sentir umas dores no coração!
    Umas palpitações, e tmbm de vez em quando( nao com muita frenquencia) dá uma pontada seguida de rápidos batimentos cardíacos!
    As vezes o meu pulmão tmbm parece nao encher totalmente ao respirar.. o que será que eu tenho Doutor?
    tenho medo disto q eu sinto!
    Parabéns pelo blog, é uma excelente iniciativa! Abraços,
    Nelmara

    ResponderExcluir
  135. Dr.Cidio,
    Tenho 26 anos e o ano passado foi muito tumultuado para mim,a minha mãe morreu,eu estava no ultimo ano de faculdade,tenho um seviço muito estressante,resumindo não estava mais tendo foraças.Quando chegou dezembro fiquei doente e o médico disse que estava com estresse,fui a uma psicologa ela me disse que não estava com depressão e nem sindrome do panico,apenas o meu corpo estava cansado,fui ao cardiologista pois tenho estava com palpitações e a minha pressão estava alterando 15/9,14/9,fiz um eletro e um eco,e todo tipo de exame de sangue os resultados foram todos normais.
    Sou uma pessoa muito anciosa e o medico me disse que não daria remedio,pois eu precisava descarregar o meu emocional
    Mas o problema doutor é que as minhas palpitações diminuiram bastante de como eram mas ainda continuo tendo-as.Ah o médico me disse que sou uma pessoa um pouco agitada e que não sou hipertensa.O uqe o Sr. acha que devo fazer ou devo aguardar como o médico me falou,pois não tenho problemas de saude?
    Muito obrigada
    Fica com Deus

    ResponderExcluir
  136. boa tarde Dr...meu nome é Ricardo...tenho sindrome do panico a anos..minhas crises sao eventuais...mas ultimamente ando muito extressado ..e sinto meu coraçao da uma paradinha e logo em seguida uma batida mais forte volta ao normal...nao sinto nada alem disso...a nao ser um pouco de agonia..pode me orientar !! obrigado e parabens pelo Blog

    ResponderExcluir
  137. Dr. Bom dia,

    Primeiramente parabéns pelo seu blog, muito 10, minha dúvida é o seguinte, já fazem cerca de 08 anos que tenho extra-sístoles, aparecem por um tempo depois somem, já fiz eletro, holter, teste de esforço em esteira, raio-x coração e vasos da base, tireóide, colesterol, etc..., sempre dá normal, fui militar por 09 anos e atualmente 04 anos, sou Policial Civil, realizo exercícios físicos, e gostaria de saber se há algo relacionado com alimentação para aparecer extra-sístoles?, no dia em que realizei o exame de esforço o cardiologista me falou que posso realizar exercício sem problema nenhum gostaria da sua opinião, desde já agradeço.

    Att.
    Paulo

    ResponderExcluir
  138. Ricardo, favor ler respostas anteriores e o post http://foradoponto.blogspot.com/search/label/palpita%C3%A7%C3%A3o. Muitas de suas dúvidas serão respondidas.
    Paulo, obrigado pelas palavras de apoio. Caso não tenhas obesidade mórbida (não pareçe) a alimentação não provoca extrassístoles com algumas excessões: comer muito "encher a barriga" e o uso de bebidas com estimulantes (alguns refrigerantes, café, energéticos, Já escrevi alguns posts sobre isto, sugiro olhar a seção de marcadores que com certeza acharás mais respostas. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  139. Boa tarde doutor!
    Antes demais deus abençoe o senhor por este maravilhoso serviço e espero que a sociedade saiba reconhecer esta maravilhosa virtude!
    Tenho 32 anos sem colesterol magra sem triglicerideos nao fumante nem de bebidas tensao arterial 12 por 6...
    Minha duvida...por vezes sinto um mau estar como que nauseada mas isso melhora se eu tomar alprazolam 0,5...e antes tambem sentia uma saltada do coraçao de quando em vez que ja nao sinto á mais de um mes felizmente...Será este sintoma de mau estar coraçao ou pelo facto de passar com calmante posso pensar que seja mesmo ansiedade?
    Muito obrigado pela sua atençao

    ResponderExcluir
  140. À alguns dias venho sentindo algumas falhas em meus batimentos cadíacos.(como se meu coração parasse de bater por um instante e após volta ao seu ritmo normal)Sinto isso principalmente à noite quando vou descansar sendo que nestes momentos minha frequência cardiaca está em torno de 58 à 60bpm. A duração destes sintomas fica entre +ou- 4min.Além da sensação desagradável da "parada" do coração não tenho qualquer outro sintoma.(dor,sudorese,taquicardia,etc).Sou hipertenso e estou tratando com seloken.Doutor, o que pode estar causando este sintoma?É uma sensação passageira que poderá durar somente alguns dias ou provavelmente terei que conviver com isso por muito tempo? Desde já agradeço por sua ajuda. Vagner 38anos.

    ResponderExcluir
  141. Olá Dr. Cidio, fiz um Holter a pouco tempo e foi constatado Braquicardia sinusal 40bpm durante repouso e Arritmia sinusal também, fiz o exame pois reclamava muito de palpitações e crises de ansiedade e stress, como hiperventilação. Depois de eu ter jogado uma partida de futebol, ter suado e me esforçado bastante as palpitações pararam... e meu coração está sempre a 60 bpm q eu acho normal... faço tb musculação a 4 meses e me sinto bem... qual sua opinião sobre o caso??? Abraços Dr.

    ResponderExcluir
  142. Prezados Vagner e Bruno vou transcrever o que já está no post:
    IMPORTANTE: perguntas sobre condutas médicas (" eu sinto alguma coisa, o que faço") não serão mais respondidas. Em caso de dúvidas, seu médico deve ser consultado.
    Obrigado pelas visitas.

    ResponderExcluir
  143. Olá Dr. Cídio, apenas esclareci meus sintomas e minha vida social e realmente não reparei que fosse uma conduta médica, nenhum tipo de diagnostico, mil desculpas Dr. Mas gostaria de saber mais sobre braquicardia... viverei menos? é muito grave? Obrigado e desculpa novamente!

    ResponderExcluir
  144. Boa noite Dr. Cidio, meu nome é Rafael... tenho 23 anos e esta acontecendo o seguinte, as vezes quando faço esforço o coração acelera e da uma pequena parada, e isso tambem acontece as vezes quando estou deitado... Parace que da uma pequena pausa seguido de uma batida estranha.. ja vi um comentario parecido com o que esta acontecendo comigo, não parece ser nada grave... mesmo assim estou preocupado! Obrigado!!

    ResponderExcluir
  145. ola dr cidio meu nome e joni tenhu 31 anos faço academia e meu trabalho e pesado quando fico muito tempo sem dormir trabalhando fico nervoso andei sentindo arritimias fis eletros raio x e tudo normal minha pela manha cedo e 11.5x7.5 depois de fazer os exames acordei um dia 7 da manha fui a academia depois fui pro trabalho ate as 2 da manha quando chegei em casa senti como meu coraçao tremesse ai fiquei apavorado muito esstresado eu tava pode ser porcausa de muito esforço fisico e nervos junto ???obrigado

    ResponderExcluir
  146. DR. existe alguma relação entre a comer doces e sentir o coração acelar, e se existe é grave?

    ResponderExcluir
  147. OLA DR CIDI0 MEU NOME É NAIZA E TENHO 23 ANO ULTIMAMENTE TENHO SENTIDO MUITA FALTA DE AR MEU CORAÇAO ACELERADO E OUTRA COISA SINTO COMO S ALGUMA COISA TIVESSE APERTANDO MINHA GARGANTA FICO BASTANTE ASSUSTADA AS VEZES ACHO ATE Q VOU MORRE COM FALTA DE AR...O ENHOR PODE ME AJUDAR? É UMA SENSAÇAO HORRIVEL. OBRIGADO

    ResponderExcluir
  148. OLÁ DOUTOR, GOSTEI MUITO DESTE SITE É MUITO EXPLICATIVO!!
    Á TRÊS ANOS ATRÁS TIVE UMA SENSAÇÃO HORRÍVEL NO CORAÇÃO, FUI LEVADDA AS PRESSAS AO MÉDICO E LA FIZ ELETRO E Ñ DEU NADA, A MÉDICA ATÉ DISSE QUE ERA PITI.
    fIZ VÁRIOS EXAMES COMO HOLTER, ELETRO, ECO E TB Ñ DEU NADA, FUI AO PSIQUIATRA QUE DISSE QUE ERA SINDROME DO PÂNICO, FIZ TRATAMENTO E MELHOREI.
    TRABALHO NUM LUGAR MUITO ESTRESSANTE E TENHO SENTIDO UMA PARADINHA NO CORAÇÃO E DEPOIS VOLTA AO NORMAL, FIZ ELETRO SEMANA PASSADA E ESTAVA TUDO OK, ESTOU AGUARDANDO O RESULTADO DO HOLTER E VOU FAZER TESTE ERGOMETRICO (ESTEIRA), SERÁ QUE ISSO PODE SER ANSIEDADE E ESTRESSE, POIS FIZ VARIOS EXAMES DE SANGUE E TB Ñ DERAM NADA, SENTI UMA PRESSÃO NA CAEÇA E DEPOIS FOI PARA OS OUVIDO E MAXILAR E PASSOU SÓ QUE ANDO MUITO CANSADA, GOSTARIA MUITO DE UMA PALAVRA DE ÂNIMO POIS SOU MUITO NERVOSSA E ANSIOSA.
    MARIANA

    ResponderExcluir
  149. Olá Doutor, meu nome é Pamella tenho 19 anos ultimamente tenho sentido palpitações, sinto meu coração na garganta um incômodo no peito, tenho muita falta de ar quando caminho e quando paro sinto tontura.. Já fiz eletro mas o Médico disse que estava normal ele disse que é emocional. Sera isso mesmo?

    ResponderExcluir
  150. Boa tarde Dr. Cidio,tive um sintoma hoje de manhã ao começar o trabalho, que me deixou muito preocupado. Senti o meu coração acelerado durante uns seis ou sete minutos e fiquei com a sensação de pressão baixa, fui até o PS, a PA estava 11/8, fiz um eletro, e deu normal, tomo limbitrol p/ ajudar no sono, porem ontem por estar c/ muito sono, não tomei, estou o dia td c/ sonolencia, durmi mal. Isso pode ter causado esse mal estar? Desde já parabenizo e agradeço por este Blog q. orienta muita gente.

    ResponderExcluir
  151. Repito o que já está postado:
    IMPORTANTE: perguntas sobre condutas médicas (" eu sinto alguma coisa, o que faço") não serão mais respondidas. Em caso de dúvidas, seu médico deve ser consultado.

    ResponderExcluir
  152. Dr. bebir cerveja de quinta a domingo quando chegou a noit sentir o coração acelerado parei de beber e fiquei com medo custou a dormir , procurei uma emergencia na Terça o mesmo falou que tenho arritimia Sinusial isso é perigoso? Sinto ainda cada bombada no coração me responde por favor

    ResponderExcluir
  153. BOA TARDE, DR.
    Tenho 35 anos, 1,82 altura peso 92,7kls, e no início deste anos tive uma alte em minha pressão que foi até 18/10 e desde então passaei a ter palpitações, falta de ar, e minha pressão em horas alta e outra normal por volta de 14/9 e 13/9, fiz eletro, ecocardiograma, raio x do peito e nada de anormal segundo os médicos, mas snto ainda esta coisas e também em algumas horas somente andar forte ou fazer esforços sinto me cansado e com batimento acelerado. Dr. por gentileza me de uma orientação.
    Desde ja agradeço.
    Abraços.
    obs antes da alta da pressão ela estava 14/9.

    ResponderExcluir
  154. Dr. eu tive palpitações um pouco abaixo da boca do estomago,senti após me levantar eu estava abaixado de cócoras e ao levantar senti como se fosse o coração descompassado,e a sensação de barriga cheia como se eu tivesse comido muito.Fiz um eletro a 6 meses deu tudo normal,mas ja tenho outro marcado para amanhã,tenho trinta anos e ja tomo rem´dio para hipertensão,mas na hora das palpitações não sinto dores e o único desconforto é a sençação da palpitação.Sera que pde sercausado pelo strees pois sou motorista de ônibus.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  155. Dr meu filho tem 7 anos e sindrome de wolf parkinson White. Toma ritmonorm e atenol. è acompanhado de perto pelo cardiologista. Quando viajamos ele tem escapes. O coração acelera e volta ao normal em segundos, isso ocorre 10, 12 vezes, perfeitamente auscutados com esteto e medicamos com atenol. Na sua opinião a mudança de lugar provoca essas arritmias, visto que em São Paulo ele permanece sem escapes ou a medicação está fraca? Na sua opiniao a ablaçao deveria ser feita agora ou aguardar até ele ter 12 anos conforme me foi sugerido. grato.

    ResponderExcluir
  156. Olá Dr. tenho 26 anos e ultimamente tenho sentido o coração parar em segundo e voltar nessa hora me dar falta de ar e começo a tremer,o q o senhor me diz disso,esse tremor pode ser medo não é?felicidades!!

    ResponderExcluir
  157. Olá Dayane, o medo é uma das grandes causas de palpitações. O stress, a novidade, a tensão tudo isto pode causar esta sensação de parada no coração. Usualmente tudo melhora após o susto. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  158. célia,ola Dr parabens pelo seu blog,estou desesperada com um sintoamque estou sentindo,estou normal com os batimentos normais derrepente o meu coração da uma batida bem forte mais uma só,e ai volta normal de novo,faz um ano que fiz esteira eletro e tava tudo normal,tenho 41 anos e pressão,glicose,triglicerese colesterol tudo normal,pressão 11 e 12/7,mais estou muito apavorada comecei a sentir isso ontem a tarde,mais não melhora..me ajude por favor,to sem grana para ir ao cardiologista...que Deus o abençoe...sempree

    ResponderExcluir
  159. Olá, tenho recebido muitas postagens solicitando orientações, até mesmo consultas médicas.
    Estas postagens não serão mais publicadas.
    É MAIS SEGURO PROCURAR O SEU MÉDICO.
    Não existe consulta médica sem a presença do médico.

    ResponderExcluir
  160. OLÁ Dr MEU NOME É EDILSON E TENHO 27 ANOINHUSSS...É UM PRAZER PARTICIPAR DESSE BLOG. DR TENHO UMA PERGUNTA PARA FAZER,E ACHO QUE DEVE SER UM PROBLEMA DE MUITAS PESSOAS.A PERGUN É QUE QD EU BEBO ALGUM TIPO DE BEBIDA ALCOOLICA, NO DIA SEGUINTE E NA NOITE SEGUINTE MEU CORAÇÃO COMEÇA A BATER ACELERADO,BEM FORTE MESMO,AINDA MAIS DE MADRUGADA,EU QUERIA SABER SE ISSO EH NORMAL, Obs: EU ADORO UMA BALADA,E FICAR MEIO ALEGRE...RS...DESDE JÁ AGRADEÇO...

    ResponderExcluir
  161. Ola doutor...
    ha um mes mais ou menos tenho tido pesadelos e acorodo com taquicardia e falta de ar...mais isso so acontece qdo durmo a noite de dia nao da...
    eu tomo rivotril a 7 anos..1/4 para dormr...receitado pelo psiquiatra pq sou muito ansiosa....ha chances do remedio esta dando isso ou pode ser uma arritmia sinusal ?

    ResponderExcluir
  162. Gostaria de saber o pq sinto há dois dias meu coração dando supapos de 3 batidas e não tão rápido,daí para e depois de certo tempo vem de novo..me ajude dr.não sei o q é isso

    ResponderExcluir
  163. Bom acho que com essas respostas já esclareci minhas dúvidas...Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  164. boa noite doutor!
    bom o que me trás a visitar seu blog e que ultimamente ando sentindo meu coração acelerado, ja havia sentido esse sintomas há seis meses, após ter tomado um remédio para emagracer chamado sibutramina, mas não tomo mais esse medicamento. estou com barimento acelerado e estou muito preocupada, pois estou receiosa em procurar um hospital devido ao alto índice de contaminação pela bactéria kpc aqui em brasília.
    doutor peço uma orientação se possível

    ResponderExcluir
  165. Dr. Cidio Halperin
    Parabens doutor por este blog ,a pouco eu quase sair para procurar um cardiologista,pois quando estou na cidade BH ou outra que seja ,acima de 200 mil habitantes eu n sinto nada ,mas quando venho para fazenda ,eu quase morro ,eu fico muito ansiosa com isso começo a sentir um tanto de coisa ,cada dia uma coisa,mas hoje eu estava deitada ,quando levantei parece que meu coração ia sair pela boca,ate parecia que eu ia ficar sem ar,eu sei que estou muito ansiosa,tenho feito 40 minutos de bicicleta e 40 de esteira ,a 2 meses ,na hora que estou fazendo alguma coisa n sinto nada,quando escurece ,eu sinto tudo..... so sei de mim se eu n controlar isso eu nunca mas quero saber de mato.... mas o senhor acha que posso ta mal meu coraçao .... grata claudia c guimarães

    ResponderExcluir
  166. Dr. Cidio Halperin
    Parabens doutor por este blog ,a pouco eu quase sair para procurar um cardiologista,pois quando estou na cidade BH ou outra que seja ,acima de 200 mil habitantes eu n sinto nada ,mas quando venho para fazenda ,eu quase morro ,eu fico muito ansiosa com isso começo a sentir um tanto de coisa ,cada dia uma coisa,mas hoje eu estava deitada ,quando levantei parece que meu coração ia sair pela boca,ate parecia que eu ia ficar sem ar,eu sei que estou muito ansiosa,tenho feito 40 minutos de bicicleta e 40 de esteira ,a 2 meses ,na hora que estou fazendo alguma coisa n sinto nada,quando escurece ,eu sinto tudo..... so sei de mim se eu n controlar isso eu nunca mas quero saber de mato.... mas o senhor acha que posso ta mal meu coraçao .... grata claudia c guimarães

    ResponderExcluir
  167. Nossa me desculpe ,eu n tinha visto que o senhor n ia mas responder...perdoe ,mas eu voltei aqui para agradecer ,pois estava lendo e percebi que e normal ,meu coraçao ate acalmou,eu n tenho medo de morrer mas quando estou na cidade n sinto nada aqui ,parece que vou ter um treco rsrsrs,o senhor e muito bom vale ,por milhares medicos,que muitas vezes ainda nos causa medo,o senhor na deveria parar de responder as pessoas ,pois vc ja deve ter salvado muitas vidas,eu sei que o senhor salvou meu final semana ,achei que ia voltar para bh e deixar o opovo aqui,eu aqui quase morro.... grata bjs

    ResponderExcluir
  168. Fico contente por ter ajudado mas, espero que entendam que nada substitui uma consulta a um médico de sua confuança.

    ResponderExcluir
  169. ola Dr.Cidio, meu cunhado tem miocardite e apresenta agora arritmia,o medico fala em dar choque para normalizar os batimentos,isto é perigoso? é o melhor procedimento? grata...Clara

    ResponderExcluir
  170. Olá as informações sobre este tipo de tratamento estão aqui: http://foradoponto.blogspot.com/2009/10/cardioversao-eletrica-no-tratamento-de.html .
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  171. Olá Dr.Cidio fiquei mais tranquilo quando li esse blog,o Senhor está de parabens. a situação é o seguinte, eu já senti uma vez,senti isso por uns 2 meses, dai fui pra outra cidade pra me consultar, graças a Deus não foi detectado NADA.Fiz 2 exames,eletrocardiograma e Ecodopler. Dai o medico me passou um remédio chamado PROPANOLOL dai eu melhorei, só que após 2 anos, sinto novamente e é muito icomodo, principalmente na hora de dormir!! eu tomo bebidas alcolicas e energeticos, tomo café e chá tbm as vezes, e sobre os medicamentos que o Sr. Citou eu naum tomo nenhum... AGORA VOU TENTAR VOLTAR A CIDADE DO MEU MÉDICO E IREI PERGUNTAR SE POSSO TOMAR O MEDICAMENTO NOVAMENTE. um abraço e obrigado pelas informações.

    ResponderExcluir
  172. BOA TARDE DOUTOR, SOU MILITAR, ESTOU UM POUCO ESTRESSADO, FOI CONSTATADO QUE SOU HIPERTENSO, TOMO ATENOLOL 50MG, NÃO SAIO DO 13 POR 9 (PRESSAO CARDIACA). NOS ULTIMOS DIAS TENHO SENTIDO SENSAÇÃO ESTRANHA NO MEU CORAÇÃO, E COLOQUEI O APARELHO ESTETOSCOPIO E POR CERTO MOMENTO SENTI E OUVI UMA FALHA DE UM BATIDA DO MEU CORAÇÃO. LEMBRANDO QUE TOMO CAFÉ, NÃO FAÇO MUITOS EXERCICIOS FISICOS. NÃO FUMO NEM BEBO. TE PERGUNTO: PODE SER GRAVE?

    ResponderExcluir
  173. Dr, sou mulher, tenho 18 anos. De um tempo para cá, inesperadamente, meu coração começa a bater muito forte, acompanhado de uma fadiga imensa, falta de ar (com aperto no peito), dor de cabeça. Chega a me assustar de verdade, o que pode ser? Pode ser um simples sintoma de ressaca? Porque sempre que eu bebo vodca na noite anterior eu acordo passando muito mal, porém não acontece o mesmo com outras bebidas (mesmo destiladas). É certa a visita a um cardiologista, mas gostaria de me tranquilizar (ou não) o quanto antes.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  174. Doutor e pessoal, eu estou preocupada... Senti um sintoma estranho. No domingo, após comer brigadeiro senti uma forte batida no coração, logo o ritmo voltou ao normal. Esse batimento estranho ocorreu várias vezes, e sem padrão. É como um soco de dentro para fora do peito q passa, sem deixar sintomas de batimento. Pórém, eu percebi cansaço, uma leve dificuldade de respirar, acredito q um enjôo, e em seguida eliminei mtos gases do estômago. Achei q era algo isolado, mas hj aconteceu novamente. Bebi suco de maçã e aconteceu os soquinhos no coração, um a cada 15 minutos para mais. Junto veio um cansaço e os arrotos. Podem ajudar?

    ResponderExcluir
  175. boa tarde Dr , abrigado pelo blog tudo que sinto e nao tinha como esplicar para um médico esta tudo aqui as perguntas que eu queria fazer ja fizerao rs e agora nao vou mais virar um alcolatra , pois só me sentia bem se tomase 2 ou 3 cervejas a noite antes de dormir.. abraço Mercelo

    ResponderExcluir
  176. Doutor nuca tive problema de pressão alta, tenho 38 anos não fumo , não bebo, sou dona de casa e estudo porém vivo um ritmo muito intenso tenho 4 filhos faço faculdade e outras atividades, mais tenho me sentido incomodada com as palpitações as famosas paradinhas, e fico impressionada poi quando faço algum esforço e me agito as vezes vejo meu coração pulsando no meu peito, tudo isso no meu período de tpm, tenho hipocromia( anemia ) e o médico disse que a falta de ar era por causa da anemia nunca bati eletro pois não sinto tontura nem desmaios e raramente umas fisgadas no peito e sei que sou muito tensa, só que meu pai tem problema de coraçaõ isso quer dizer que posso ter também ou não é uma regra? fora isso me sinto bem na verdade o cansaço falta de ar e palpitaçoes são mais no período de tpm.

    ResponderExcluir
  177. olha eu queria saber é pq meu coração bate muito acelerado muito mesmo mas eu ja fiz exames de coração mas não deu nada tenho muito medo pq ele bate muito forte o que pode ser?? espero pela sua resposta obg

    ResponderExcluir
  178. Pessoal, obrigado pela visita, procuro sempre que possível atualizar as informações. As respostas a grande maioria das perguntas já estão em outras postagens, sugiro utilizar a xaixa de pesquisa do google (a direita em cima) ou mesmo a lista de postagens. O blog não substitui a consulta médica, em caso de dúvidas procure um médico de sua confiança e não tenha medo de perguntar. Boa sorte

    ResponderExcluir
  179. Boa noite Doutor Cídio, tudo bem com o senhor?
    Meu nome é Sônia e tenho 31 anos.
    Tenho batimentos irregulares a mais ou menos um ano. Fui no Ama, fiz um eletro (logo depois de ser medicada com propranolol), não deu nada de anormal, só uma única pulada irregular. Fui ao Incor, me disseram que podia ser estresse, nervoso, cortaram o café e a pimenta. Comprei o Propranolol a olho, o mais fraco e tomo somente a metade quando fico nervosa e os batimentos irregulares voltam, só tomo porque o médico do Incor disse que não tinha problema. Chego a ficar meses com os batimentos normais.
    Gostaria de saber se posso continuar a tomá-lo ou não, já que ir a um especialista não dá em nada.

    ResponderExcluir
  180. oi Dr. tenho 27anos, há dois anos fui diagnosticada com pvm sem refluxo, no holter 1 extra sistole. Agora estou gestante, exame de sangue e pressao normais, batimento 90, hábitos saudáveis, mas passei a sentir algumas vezes no dia uma batida muito forte no coração, como um soco e ao mesmo tempo um nó na garganta. Qdo sinto isso fico apavorada e ansiosa. me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  181. olá doutor eu sinto meu coraçao bater forte doendo as vezes sinto uma coisa dominando meu corpo como se eu fosse morrer.como se eu estivesse apagando,mim ajude..

    ResponderExcluir
  182. ola doutor ..
    venho sentindo umas palpitaçoes ..mas penso que seja ansiedade mesmo não sentindo mesmo ..pois fiz um ecocardiograma e um holter e não apareceu nada de anormal a não ser umas extra-sistoles ..
    em situaçoes de desconforto , em confusões sinto o meu coração a disparar e sinto mesmo ele a bater muito rapido ..depois quando tudo acalma fico normal ..mas tenho medo desses disparos que eu não sei se são normais do coração ..podia me ajudar?obrigado com os melhores comprimentos

    ResponderExcluir
  183. Olá Antonio, estas sensações são muito comuns, sugiro que leias algumas das respostas acima que, tenho certeza, irão te ajudar muito. Boa sorte

    ResponderExcluir
  184. Boa tarde doutor, parabéns pelo blog, gostaria de tirar uma duvida.Quando coloco a mão sobre o peito sinto meus batimentos cardiacos, entre 60 a 90 batidas por minuto, gostaria de saber se o fato de eu sentir o coração bater no peito é palpitação ou não. Quando coloco a mão sobre o peito, ou na barriga sinto a pulsação facilmente, mesmo quando esta a 60 por minuto, as vezes 80 isso é palpitação?

    ResponderExcluir
  185. OLA DOUTOR,UTIMAMENTE ESTOU SENTINDO UMAS SENCAÇOES MUITO ESTRANHAS,MEU CORAÇÃO ACELERADO DIRETO,ATE QUANDO VOU DORMIR EU SINTO ELE ACELERADO,EU FAÇO ACADEMIA,MAS CREIO QUE ISO NÃO SEJA A CAUSA,TALVEZ POSSA SER OS SUPLEMENTOS QUE EU TOMO,QUE SÃO ELES Á:CREATINA E O CARBOIDRATO,ESTOU COM MUITO MEDO,POIS NUNCA SENTI ISO ANTES,AS VEZES ACELERA RAPIDO DEMAIS E FICA NO RITIMO ACELERADO,É TANTO QUE QUANDO EU ACORDO PELA MANHÃ O CORAÇÃO JA TA EM RITIMO ACELERADO,ESPERO QUE POSSA ME AJUDAR A ENTENDER O POR QUE ? SE ISSO É NORMAL,OU SE DEVO PROCURAR UM CARDIOLOGISTA URGENTE!!! DESDE DE JA EU AGRADEÇO !

    ResponderExcluir
  186. boa noite Dr.primeiramente agradeço a oportunidade dos esclarecimentos.E gostaria de tirar uma dúvida:tenho uma filha de 4 anos ,quando ela nasceu teve problemas de convulsoes mas com 3 anos parou de tomar o gadernal.mas agora tenho percebido que o coracão dela as vezes fica muito acelerado mesmo quando ela dorme e tem PARADINHAS no meio.e quando nasceu fez todos os exames do coraçao e de cabeça estava tudo normal. issu é normal,ou é algo mais grave.... dessde já agradeço.

    ResponderExcluir
  187. Olá doutores! espero que alguem possa me ajudar! achei bem legal o blog! então tenho arrotado muito, tenho horas que sinto meu coração batendo diferente, sinto fraquesa, aperto no coração?

    ResponderExcluir
  188. tenho pressao alta depois que fico nervosa e ansiosa o que pode ser

    ResponderExcluir
  189. Obrigado pela visita masa maior parte das infoemaçoes solicitadas já estão descritas noblog. É sempre importante lembrar que a Internet não substituio médico. Pode complementar e auxiliar no esclarecimento mas o kmédico ainda é a principal fonte de referência. Procure um de sua confiança

    ResponderExcluir
  190. dr cidio...parabéns pelo contúdo do blog...muito bom msm...queria saber se gases pode provocar extra sistoles? E saber se essas "paradinhas" que o senhor citou é a memsa coisa que extra sistoles. Obrigada!

    ResponderExcluir
  191. Olá,

    Gostaria de saber se sentir dores no peito está associado a alguma doença. Além das dores sinto como se meu coração batesse e saísse do meu peito. O que pode ser?

    Aguardo resposta,
    Grata,
    Bruna Alves

    ResponderExcluir
  192. quero saber se e normal sentir meu coraçao bater na nuca? e toda vez que tiro um eletro meus batimentos e de 103 por minutos.

    ResponderExcluir
  193. o meu coração acontece isso as vezes do nada,e essas paradinha,ou então bate forte que eu até paro tudo que to fazendo na hora quando isso acontece,quadno passa,fico um pouco sem ar,e dou uma tossida sem nem querer..quase automático.Até aí eu nem ligava,só que de dois dias pra ca agora meu pulso ta começando a bater forte e bem rapido,hoje ja foi umas 4 vezes..oque será? tô começando a preocupar
    Será que é o café?adoro café rsrs

    ResponderExcluir
  194. Primeiramente parabéns pelo Blog!

    Bom Doutor, cmo posso explicar.. sinto uns batimento no coração muito diferente, um batimento fortissimo como se ele tremesse por um momento e voltasse ao normal, minha respiração fica horrivel, como se fechasse minha garganta, sinto alguns vácuos na respiração junto con esses batimentos.. meus exames nunca dão nada, isso ja me encomoda a uns anos, não to atraz de doença, só queria saber o porque acontece isso me atrapalha muito na minha vida social, com o tempo foi ficando constante e cada vez pior! fico feliz se puder me ajudar, Obrigado desde já!

    ResponderExcluir
  195. Olá, dúvidas repetidas mas absolutamente pertinentes. No texto da postagem ( http://foradoponto.blogspot.com/2009/08/o-coracao-batendo-fora-do-normal.html ) estas questões estão respondidas, boa leitura e obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  196. Realmete é bem esclarecedor esse Blog e útil pois muita gente de estados de tensão e dúvidas apenas com a leitura desses textos já melhoram. Parabéns ao Médico que dá todas essas informações sem objetivos finaceiros.

    ResponderExcluir
  197. Oi Dr.!
    Bom, aconteceu uma coisa que nunca aconteceu antes..eu estava almoçando e senti meu coração dar umas palpitadas mais forte como se estevesse dando um tranco, fiquei muito assustada pois tenho apenas 21 anos, mas ha algum tempo atras fiz varios exames com o cardiologista e o resultado foi ótimo. O senhor acha que é normal esses trancos? Tenho problemas com ansidade e já tive síndrome do pânico. Como devo tratar isso?

    ResponderExcluir