I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

domingo, 9 de agosto de 2009

Mais uma tragédia: morte súbita em jovem atleta

(BARCELONA - O zagueiro Dani Jarque, capitão do Espanyol, morreu neste sábado (8/08/09) vítima de um ataque cardíaco durante a pré-temporada da equipe na Itália. O jogador se encontrava no hotel da concentração com sua equipe, na cidade italiana de Coverciano. Ao perceber que ele não tinha descido para jantar, seu companheiro de quarto foi checar o que estava acontecendo. Ao abrir a porta, Jarque foi encontrado inconsciente. Apesar de ter sido levado rapidamente a um hospital, os médicos não conseguiram reanimá-lo.
O jogador, que tinha 26 anos, tinha assumido o posto de capitão da equipe nesta pré-temporada."
A morte súbita em jovens sadios é uma lamentável situação que comove a todos. Diversas causas de origem cardiaca podem levar a esta situação. As mais comuns são a miocardiopatia hipertrófica (crescimento inapropriado e assimétrico do coração) e alterações do funcionamento das células cardíacas, as chamadas canalopatias. As mais conhecidas são a Sindrome Q-T longo e a recentemente descrita, sindrome de Brugada. Estes problemas podem ser diagnosticados por exames cuidadosos em praticamente todos os casos.

Fonte: www.estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casado(a)? Sua chance de morrer por doença do coração pode ser menor!

Pessoas com doença cardíaca  casados apresentam menor risco de morte por doenças do coração assim como de outras doenças do que os não...