I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

sábado, 22 de agosto de 2009

Internet e informações médicas

O blog tecnologia da informação na medicina traz uma interessante postagem sobre a democratização das informações médicas com uma análise de algumas de suas vantagens e benefícios, os quais são inegáveis e necessários para que possamos ter uma visão crítica dos tratamentos e da qualidade do serviço prestado.
Acredito que isto é apenas parte do problema e ainda não a é a sua solução. Visando resguardar os direitos individuais e a privacidade que temos direito, as informações médicas são de propriedade do paciente e resguardadas pelo médico.
Apenas o paciente pode disponibilizar publicamente estes dados.
Ninguem consegue determinar qual o alcançe que este tipo de divulgação pode ter. Como exemplo vemos o uso das midias sociais (orkut, facebook, tweeter, youtube, etc), pelos empregadores para conhecer o perfil de candidatos a emprego. Estes dados podem ser verificados ou conferidos por qualquer interessado, independente dos fins.
É claro que nós escolhemos que dados disponibilizamos na rede mas o uso inadequado e mal intencionado destas ferramentas associadas a mecanismos de busca sofisticados já estão modificando significativamente nossos conceitos de privacidade e sigilo.
Portanto, até o estabelecimento de novos padrões de comportamento frente ao sigilo de nossas informações médicas, devemos ter o direito de controlar a nossa privacidade e nossa individualidade.
Agora, o uso das informações médica para que possamos conhecer o perfil dos médicos, das clínicas, dos hospitais e dos convênios é extremamente salutar e deve ser pelo menos incentivado.

10 comentários:

  1. tento dormir durante a noite no meio da madrugada acordo com o falta de ar,o meu batimento cardiaco acelera demais ,nao sei oque eu tenho vc pode me ajudar

    ResponderExcluir
  2. Olá, usualmente estas sensações são provocadas por ansiedade. Porem, algumas doenças do pulmão ou mesmo do coração podem causar sintomas parecidos. Consulte um médico pois ele com certeza poderá lhe ajudar melhor, boa sorte.

    ResponderExcluir
  3. Ola!!!!! Sinto muitas vezes ao dia meu coração acelerar e as vezes bate também fora do ritmo..., será que esses sintomas são de ansiedade..pois fico tempo sem sentir e de repente sinto ai fica dias e passa tomo sominex e os sintomas diminuem bastante quando sentir esses sintomas posso continuar tomando esse remédio pois ele é fitoterápico... Agradeço a atenção....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sugiro que consultes otras páginas do blog, podem auxiliar bastante.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  4. Eu sinto muita palpitação na parte da noite quando me relaxo para dormir...meu braço do lado esquerdo sinto formulações....e quando está calor sinto as palpitações e aperto no peito...seria grave doutor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, existem diversas paginas no blog que tratam sobre este assunto. Podes seguir o link http://www.foradoponto.com/search/label/palpita%C3%A7%C3%A3o
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  5. Eu sou diferente tenho 14 por que eu fico com gazes e acelera o coração

    ResponderExcluir
  6. Ola dr.,quero primeiro agradecer ao sr.por ser atencioso e tirar duvidas aqui o sr esta ajudando mt.sou hipertenso e faco uso de atenolol 50 mg a uns7 anos ja,de uns tempos p ca sinto meu coracao assim tb como se desse uma pequena paradinha e dps voltasse ja medi a pulsacao mas ele nao para msm acho q apenas mt ansiedade qual o conselho q o sr me daria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. to frequentesOlá Karlos, dúvidas como a sua são muito frequentes, sugiro que leias outros posts do blog que tratam exatamente sobre isto. Obrigado pela visita.

      Excluir
  7. Oi, Boa Noite, Tenho 18 anos e me Chamo Fred. As Vezes durante o Dia, Sinto uma Pequena Falta de Ar e Sinto Meu Coração batentendo bem forte no peito (De Forma que Mais Lento). Sobre tudo que pode causar as Palpitações, creio eu que seja o CAFÉ pois tomo todos os dias cerca de 2 a 3 Copos (Nao tomos Remedios nem nada do tipo) Farei um teste e Evitarei o Café! Agradeço Pelas Informações que Recebi, Pois me tirou uma Duvida Forte sobre oque estava Acontecendo comigo, Mas mesmo assim ainda irei a Uma Consulta para confirmar. Mas novamente OBRIGADO! :)

    ResponderExcluir

Dia do portador de marcapassos

Em comemoração ao  Dia do Portador de Marcapasso , 23 de setembro, cardiologistas de todo o Brasil vão promover uma campanha orienta...