Crianças podem realizar com sucesso ressucitação cardiaca


Estudo realizado na Áustria e publicado na semana passada, demonstrou que crianças a partir dos 9 anos podem aprender de maneira clara e objetiva a realizar as manobras de reanimação cardiovascular.

As manobras foram ensinadas em seis horas-aula a 146 crianças (idade média 13 anos) e 86 % delas realizaram as manobras com perfeição, apesar da força de compressão não ser adequada para manter o débito cardíaco. Mais de 90 % das crianças comunicaram corretamente ao serviço de emergência a ocorrência de parada cardiorespiratória.
A eficácia na ressucitação foi independente da idade mas diretamente relacionada com o tamanho da criança. Mesmo que as manobras sejam ineficazes, o fato da criança aprender a reconhecer a parada respiratória aumenta a chance da reanimação pois quanto mais precoce for o reconhecimento mais aumentam as chances da reanimação ser efetiva. Além disto, quando estas crianças forem maiores estarão preparadas para o eventual atendimento deste tipo de fatalidade. As instruções dadas não seguem as recomendações atualizadas mas são igualmente efetivas (30 compressões torácicas seguidas de 2 respirações boca-a-boca).



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O coração batendo fora do normal: Palpitações

Meu coração está disparando

Medida do pulso (batimentos cardiacos)