I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Pesquisa sugere que Colesterol elevado pode causas arritmias cardíacas

     Ao longo do tempo, cientistas detectaram que a aumento do colesterol tem importante papel na modulação dos batimentos cardíacos e, provavelmente na morte súbita.
     Em estudo publicado pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unídos, pesquisadores franceses e canadenses detectaram um mecanismo pelo qual o aumento do colesterol leva a uma modificação nas correntes elétricas do coração podendo gerar arritmias, ao menos em  células isoladas dentro de laboratório de pesquisa.
     Este estudo tambem mostrou que a posterior redução dos níveis de colesterol promove a normalização dos batimentos e o desaparecimento das arritmias. O mecanismo identificado está relacionado a um canal de passagem do íon potássio para dentro da célula cardíaca.
O Colesterol bloqueia o funcionamento deste canal, enquanto que a sua diminuição faz com que o canal volte a funcionar normalmente.
     Alem disto, a diminuição da passagem de sange pelas artérias ocasionado pela deposição de Colesterol dentro delas pode, por si só, ser também responsável por episódios de arritmias.
     Certamente achados como este chamam cada vez a nossa atenção para a prevenção atraves do controle dos fatores de risco para o surgimento de doenças cardíacas.

7 comentários:

  1. Oi dotor, tenho trinta e nove anos, sinto q as vezes meu coração vai sair pela boca, batendo na gaganta, o q pode ser isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrea, existem diversas pessoas com problemas semelhantes. Sugiro que leias as postagens neste blog sobre este assunto.
      obrigado pela visita.

      Excluir
  2. Não sou do Ramo da medicina, sou pastor... Porem quero parabenizalo pelo excelente trabalho feito por intermedio desse blog. Hoje em dia não sao tantos os que se preocupam com as pessoas. Parabens que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato por suas palavras, acredito que devemos compartilhar mas não dividir e sim multiplicar o conhecimento para que todos possa ter acesso ao conhecimento.
      Obrigado por sua visita.

      Excluir
  3. parei de fumar meu coração está palpitações porque será

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, existem diversas postagens no blog sobre o tema palpitações. Sugiro que leias os textos e os comentários. Tenho certeza que serão de muita utilidade.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  4. Bom dia Doutor!
    A síndrome do Pânico e um mal que acomete muitas pessoas..inclusive a mim. As palpitações muitas vezes são de ordem Ansiedade...qual a relação do Magnésio PA com o coração. Podemos tomarja wue existrm mais de 300 pontos beneficos a Saude..Obrigada!!

    ResponderExcluir

Dia do portador de marcapassos

Em comemoração ao  Dia do Portador de Marcapasso , 23 de setembro, cardiologistas de todo o Brasil vão promover uma campanha orienta...