I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Vida saudável diminui o risco de insuficiênca cardíaca

Em estudo publicado hoje no Journal of American Medical Association (JAMA), foi constatado que os hábitos de vida saudáveis estão associados a menor risco de insuficiência cardíaca.

Estes resultados são derivados de um banco de dados sobre a saúde de 21000 médicos americanos saudáveis. Fatores como aumento de peso, tabagismo, sedentarismo, consumo elevado de alcool e baixo consumo de frutas e verduras foram diretamente associados com o aumento do risco de falência do coração.
A insuficiência cardiaca é a falha do coração em bombear o sangue. Seu tratamento é complexo, podendo exigir diversas medicações até mesmo o implante de marcapassos especiais.
Usualmente conhecida como "coração grande" leva a sintomas como cansaço, dificuldades para realizar atividades físicas e aumenta o risco de morte súbita.

fonte: http://jama.ama-assn.org/cgi/content/short/302/4/394?home

Um comentário:

  1. Dr. Cidio:
    Muito gentil seu comentário lá no Blog.
    Eu penso que o prontuário eletrônico será como foi o PC, a internet e o celular: ele fará parte da rotina diária da maioria da população. Mas como ainda é hoje, pessoas optam por não possuírem celular, pc ou internet. E a cada opção, há perdas e ganhos. Eu ainda acho aceitável abrir mão de parte de alguma privacidade para ter certas facilidades no dia a dia.
    Muito interessante o artigo do Michael Porter! Acho que ele tocou em pontos fundamentais para o redirecionamento da atenção à saúde.
    abraço =]

    ResponderExcluir

Dia do portador de marcapassos

Em comemoração ao  Dia do Portador de Marcapasso , 23 de setembro, cardiologistas de todo o Brasil vão promover uma campanha orienta...