I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Vida saudável diminui o risco de insuficiênca cardíaca

Em estudo publicado hoje no Journal of American Medical Association (JAMA), foi constatado que os hábitos de vida saudáveis estão associados a menor risco de insuficiência cardíaca.

Estes resultados são derivados de um banco de dados sobre a saúde de 21000 médicos americanos saudáveis. Fatores como aumento de peso, tabagismo, sedentarismo, consumo elevado de alcool e baixo consumo de frutas e verduras foram diretamente associados com o aumento do risco de falência do coração.
A insuficiência cardiaca é a falha do coração em bombear o sangue. Seu tratamento é complexo, podendo exigir diversas medicações até mesmo o implante de marcapassos especiais.
Usualmente conhecida como "coração grande" leva a sintomas como cansaço, dificuldades para realizar atividades físicas e aumenta o risco de morte súbita.

fonte: http://jama.ama-assn.org/cgi/content/short/302/4/394?home

Um comentário:

  1. Dr. Cidio:
    Muito gentil seu comentário lá no Blog.
    Eu penso que o prontuário eletrônico será como foi o PC, a internet e o celular: ele fará parte da rotina diária da maioria da população. Mas como ainda é hoje, pessoas optam por não possuírem celular, pc ou internet. E a cada opção, há perdas e ganhos. Eu ainda acho aceitável abrir mão de parte de alguma privacidade para ter certas facilidades no dia a dia.
    Muito interessante o artigo do Michael Porter! Acho que ele tocou em pontos fundamentais para o redirecionamento da atenção à saúde.
    abraço =]

    ResponderExcluir

Casado(a)? Sua chance de morrer por doença do coração pode ser menor!

Pessoas com doença cardíaca  casados apresentam menor risco de morte por doenças do coração assim como de outras doenças do que os não...