I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Repensando o Sistema de Saúde - Michael Porter

Em artigo publicado ontem na mais respeitada revista médica New England Jornal of Medicine, o gurú de gestão corporativa, Michael Porter, fez uma profunda crítica ao sistema de saúde americano. Ele vem já a alguns anos tentando incorporar princípios de gestão corporativa competitiva para as empresas do setor médico hospitalar. O setor como um todo não tem experiência em competitividade, muito menos na gestão da saúde. A especialização de todos é a doença.
Porter comenta que o sistema, da maneira que está estruturado, para a gestão da doença e não da saúde. Os médicos são apenas a ponta do iceberg. Os hospitais, clínicas, laboratórios, planos de saúde, o governo e os próprios pacientes são componentes fundamentais deste processo e cada um tem a sua parcela de culpa.
Este assunto é extenso e será objeto de novos posts.

http://content.nejm.org/cgi/content/full/361/2/109?query=TOC

Um comentário:

Casado(a)? Sua chance de morrer por doença do coração pode ser menor!

Pessoas com doença cardíaca  casados apresentam menor risco de morte por doenças do coração assim como de outras doenças do que os não...