I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

O perigo de não tomar remédios corretamente

A utilização irregular da medicação prescrita pode causar problemas sérios de saúde, conforme dados de estudo publicado online. Partindo de uma base de dados com mais de 100 mil conveniados a um plano de saúde, foram avaliados os pacientes com doenças cardíacas. Aqueles que tiveram internação hospitalar, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, cirurgias cardíacas ou óbito foram comparados com cardiopatas que não internaram em hospitais.
Os pacientes que tomavam seus remédios conforme a receita do médico apresentaram menor número de internações hospitalares, menor número de infartos, menos cirurgias e menor mortalidade.
Alguma surpresa neste resultado? Parece óbvio, mas não é bem assim.
Para muitos, o simples fato de tomar medicação é um problema. Alguns porque não gostam de sentir-se dependentes, outros porque acham que nunca ficam doentes, outros ainda acham que complicações só acontecem com os outros.
Os problemas ainda são maiores: aqueles que não gostam de tomar os remédios são os mesmos que não seguem as demais recomendações como controlar o peso, não fumar, evitar comidas gordurosas, medir a pressão regularmente, etc.
Tendo como objetivo melhorar a qualidade do tratamento médico, devemos todos trabalhar para que haja maior adesão aos tratamentos propostos.
A difusão das informações sobre o risco das doenças, seus tratamentos e sua prevenção é fundamental e a utilização da internet pode ser uma ferramenta muito útil tanto para aqueles interessados como para os médicos ou demais provedores de cuidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia do portador de marcapassos

Em comemoração ao  Dia do Portador de Marcapasso , 23 de setembro, cardiologistas de todo o Brasil vão promover uma campanha orienta...