I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Fibrilação Atrial: mais luz sobre suas origens

A fibrilação atrial (batimentos irregulares) é a arritmia mais frequente e mesmo assim sempre foi relegada a segundo plano pelos médicos. Nos últimos anos esta percepção tem modificado. Diversos estudos tem mostrado que a fibrilação atrial está associada a um significativo aumento no número de Acidentes Vasculares Cerebrais ("derrames") e expressivo incremento na mortalidade. Muito está se aprendendo sobre esta doença, inclusive maneiras de trata-la bem, promovendo a cura em muitos casos. Hoje conhece-se o que desencadeia, aonde ela inicia, o que a perpetua, mas não se conheçe adequadamente o porque de seu surgimento. Algumas luzes estão surgindo.

A poucos dias foi publicada na prestigiada revista científica, Nature Genetics, a descoberta que uma variação de um gene (ZFHX3) está vinculado a um aumento de 20% no risco de fibrilação atrial. Parece pouco mas não é. A fibrilação atrial é a arritmia que causa mais visitas a emergência, estima-se que aprox. 600 mil pessoas nos Estados Unidos tem esta arritmia portanto, 20 % começa a tornar-se uma percentagem importante. O estudo recém publicado estima que mais de um terço dos indivíduos de origem européia apresentam a variante genética que predispõe a este aumento de risco.

Esta já é a terceira demonstração da possibilidade de origem genética para esta arritmia.

.

publicação: http://www.nature.com/ng/journal/vaop/ncurrent/abs/ng.417.html.

2 comentários:

  1. Parabéns!
    É isto mesmo, temos que esclarecer as pessoas sobre estas bobagens que andam por aí como ataque cardíaco ou pior ainda "ameaço de infarto".
    Tentei reunir médicos que tenham blog, mas encontrei poucos e sem muita disposição em formar um grupo.
    Atualmente estou com uma frente trabalhando na questão do paciente informado. Se tiver interesse é só falar.
    Manteremos contato, abraço
    Leonardo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!
    É isto mesmo precisamos alertar as pessoas para estas bobagens que estão por aí. Pior do que ataque cardíaco é “ameaço de infarto”. Tentei reunir médicos que mantenham blog, mas não consegui quase ninguém. Atualmente estou com uma frente de trabalho com o paciente informado, se tiver interesse é só chegar.
    Manteremos contato, foi um prazer, abraço
    Leonardo

    ResponderExcluir

Os fabricantes de dispositivos de fitness ou qualquer dispositivo com sensores relacionados com a saúde, geralmente são cuidadosos e r...