I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

domingo, 7 de junho de 2009

O que é Eletrocardiograma

O coração é um músculo que se contrai diversas vezes por minuto para bombear o sangue para o restante do corpo. Cada batida é gerada por um sinal elétrico que é gerado em uma pequena região do coração que após é conduzido para todas as células.
Com o auxílio de pequenos contatos metálicos encostados nos braços, pernas e no peito (eletrodos), um aparelho chamado eletrocardiógrafoo consegue captar este sinal elétrico gerado pelo coração. Estes sinais são os traços do eletrocardiograma.
Observando estes sinais, o médico consegue saber se o coração está batendo normalmente ou se apresenta algum sinal de falta de sangue (isquemia). Muitas vezes o eletrocardiograma de repouso é apenas o primeiro exame que o médico deve fazer para analisar o funcionamento do coração.
É bom saber que nem todas as alterações do exame são sinsai de doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casado(a)? Sua chance de morrer por doença do coração pode ser menor!

Pessoas com doença cardíaca  casados apresentam menor risco de morte por doenças do coração assim como de outras doenças do que os não...