I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

domingo, 7 de junho de 2009

Fibrilação Atrial realidade e mitos

A poucos dias foi divulgada pesquisa feita nos Estados Unidos mes de março deste ano (Out of Sync: The State of AFib in America Survey. Conducted by Yankelovich, Part of the Futures Company, March-April, 2009. Sponsored by sanofi-aventi)
Resultados interessantíssimos e que nos fazem pensar muito. Algumas constatações:
- mais de 80 % dos médicos acha que a fibrilação atrial é uma doença séria mas apenas 30 % dos pacientes tem esta impressão.
- Existe uma diferença média de quase dois anos entre o paciente relatar ao médico suas queixas e o diagnóstico ser realizado.
- 58 % dos pacientes com o diagnóstico procuraram mais informações e a Internet foi o melhor veículo que eles encontraram.
- mais de 90 % dos profissionais de saúde relataram que discutiram com seus pacientes os riscos da doença. Apenas 43 % dos pacientes lembram-se disto
- 60 % dos medicos comentaram com seus pacientes sobre eventuais hospitalizações devido a fibrilação atrial. Menos de 20 dos pacientes lembram.
Diferentes perspectivas sobre o mesmo (e sério) problema. Este descompasso de informações é um risco e ao mesmo tempo um aviso. A fibrilação atrial é uma doença de alto risco e, mesmo aqueles diretamente interessados não estão adequadamente informados. A exposição ao risco, mesmo após o diagnóstico é alta. Os profissionais de saude não estão conseguindo sensibilizar os pacientes. A internet parece estar sendo um bom auxiliar (ou substituto) para a educação. Mas, ainda temos muito a fazer, como médicos e como provedores de conteúdo. Enfim, deixo voces pensando um pouco. Outras postagens virão.

2 comentários:

  1. Discrepancia séria entre os numeros! Mas é bom que as pessoas estejam cientes para começar a pesquisar e ler, inclusive em blogs como este!!

    ResponderExcluir
  2. A aparente discrepancia é causada pela utilização apenas de percentuais nos resultados, sem a discriminação do universo pesquisado, o qual varia conforme a pergunta realizada.

    ResponderExcluir

Casado(a)? Sua chance de morrer por doença do coração pode ser menor!

Pessoas com doença cardíaca  casados apresentam menor risco de morte por doenças do coração assim como de outras doenças do que os não...