I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

A cidade que mudou a Cardiologia: Framingham

Nos anos 40, as doenças cardiovasculares já eram identificadas como problema de saúde pública nos Estados Unidos. Em 1948, o governo americano iniciou um estudo para tentar identificar quais os fatores que contribuem para o surgimento destas doenças e a sua história natural (como evoluem). Assim iniciou o acompanhamento médico regular de aprox 5000 pessoas na pequena cidade de Framingham, no nordest americano
Estes são apenas alguns dos achados deste estudo:
1- Fumo aumenta o o risco para doençãs cardíacas (1960)
2- Colesterol elevado é identificado como fator de risco (1961)
3- A obesidade é identificada como fator de risco (1967)
4- A hipertensão foi caracterizada como fator de risco para derrames cerebrais (1971)
5- A menopausa aumenta o risco cardiovascular (1976)
6- Obesidade é fator de risco para o desenvolvimento de insuficência cardíaca (2002)
A lista dos benefícios que este estudo estão trazendo para o nosso conhecimento de prevenção de doenças cardiovasculares não para de crescer. Em 2006 foi iniciado o rastreamento do genoma de todos os participantes vivos do estudo. Muita coisa ainda vem por aí.

2 comentários:

  1. Olá, tenho psuriase e devo comunicar aos demais portadores de psuriase que tive ocorrencia de um quadro de Arritimia cardiaca è sempre bom consultar um cardiologista . Eu sou esportista e nunca tive nada c/ o coraçaõ. Fiquei surpreso. Boa Sorte PS Minha psoriase é do tipo vulgar e leve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beto, muito interessante seu comentário. Realmente não existe relação comprovada entre psoríase e doença cardíaca.
      Obrigado pela visita.

      Excluir

Dia do portador de marcapassos

Em comemoração ao  Dia do Portador de Marcapasso , 23 de setembro, cardiologistas de todo o Brasil vão promover uma campanha orienta...