I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

A cidade que mudou a Cardiologia: Framingham

Nos anos 40, as doenças cardiovasculares já eram identificadas como problema de saúde pública nos Estados Unidos. Em 1948, o governo americano iniciou um estudo para tentar identificar quais os fatores que contribuem para o surgimento destas doenças e a sua história natural (como evoluem). Assim iniciou o acompanhamento médico regular de aprox 5000 pessoas na pequena cidade de Framingham, no nordest americano
Estes são apenas alguns dos achados deste estudo:
1- Fumo aumenta o o risco para doençãs cardíacas (1960)
2- Colesterol elevado é identificado como fator de risco (1961)
3- A obesidade é identificada como fator de risco (1967)
4- A hipertensão foi caracterizada como fator de risco para derrames cerebrais (1971)
5- A menopausa aumenta o risco cardiovascular (1976)
6- Obesidade é fator de risco para o desenvolvimento de insuficência cardíaca (2002)
A lista dos benefícios que este estudo estão trazendo para o nosso conhecimento de prevenção de doenças cardiovasculares não para de crescer. Em 2006 foi iniciado o rastreamento do genoma de todos os participantes vivos do estudo. Muita coisa ainda vem por aí.

2 comentários:

  1. Olá, tenho psuriase e devo comunicar aos demais portadores de psuriase que tive ocorrencia de um quadro de Arritimia cardiaca è sempre bom consultar um cardiologista . Eu sou esportista e nunca tive nada c/ o coraçaõ. Fiquei surpreso. Boa Sorte PS Minha psoriase é do tipo vulgar e leve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beto, muito interessante seu comentário. Realmente não existe relação comprovada entre psoríase e doença cardíaca.
      Obrigado pela visita.

      Excluir

Casado(a)? Sua chance de morrer por doença do coração pode ser menor!

Pessoas com doença cardíaca  casados apresentam menor risco de morte por doenças do coração assim como de outras doenças do que os não...