quarta-feira, 24 de junho de 2009

Bloqueio AV de primeiro grau é benigno?

Tradicionalmente, a presença de um discreto bloqueio (1 grau) na conduçao dos estímulos do átrio para o ventrículo (AV) não é algo relevante na prática médica. É normalmente classificado como uma alteração benigna.
Em estudo hoje publicado no Journal of American Medical Association (JAMA) foram avaliados 7545 indivíduos com idade média de 47 anos, participantes do estudo populacional de Framingham (ver próximo post) A análise dos resultados mostrou que os portadores desta alteração tem o dobro de chance de apresentar fibrilação atrial e tres vezes mais chance de necessitar de um marcapasso.
Este estudo mostra que é necessário o acompanhamento médico regular das pessoas com bloqueio AV de primeiro grau, ao menos com a realização de um eletrocardiograma.. Ainda não se sabe quais os fatores que podem levar um indivíduo a progressáo da doença.

3 comentários:

  1. Meu filho esta com 13 anos teve arritimia e foi preciso fazer ablaçao duas vezes depois disso ficou com esse bloqueio AV de primeiro grau, sera q no futuro vai ser necessario um marcapaço? Obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao precisa fica tranquila sou lutador profissional de mma professor de jiu jitsu e tenho esta patologia coloca o moleque em atividades fisicas e sempre busque uma boa alimentação q seu folhote sera forte como um touro......

      Excluir
  2. Angel como é bom saber disso,estou feliz por vc que pode ter uma vida normal o cardiologista do meu filho o proibiu de fazer atividades físicas por causa do bloquei. Ele jogava futebol profissional mas depois da ablação foi preciso parar e isso o abalou muito. Agora vai fazer novos exames e tenho fé que ele vai poder voltar a fazer oque ama "jogar bola" tudo de bom pra você abraço.

    ResponderExcluir