domingo, 22 de março de 2009

A vida depois do implante de marcapasso ou desfibrilador: visitas ao médico


Pessoas com marcapasso ou desfibrilador implantável necessitam de acompanhamento regular do médico especialista pelo menos duas vezes por ano.  Estes aparelhos podem ter seu funcionamento acompanhado  por meio de aparelhos no consultório médico, sem necessidade de novas cirurgias ou sem dor. Esta avaliação permite que o médico obtenha informações importantes sobre o funcionamento do coração  e programar o dispositivo para atender as necessidades do coração, prolongando a duração das baterias e otimizando os recursos (mais de 50) disponíveis em cada marcapasso ou desfibrilador.
A informação sobre as baterias é importante para  sabermor quando o aparelho deve ser trocado. A duração das baterias depende do tipo de aparelho e de seu uso.  Os desfibriladores usualmente tem uma vida útil menor que os marcapassos, os quais podem chegar até a 8 anos de duração.  Algumas pessoas são dependentes de seu marcapasso, por isto o aparelho funciona mais vezes, diminuindo a duração das baterias. Nada como a visita ao médico que acompanha o aparelho para saber a situação das baterias ou modificação na programação dos marcapassos ou desfibriladores para termos a segurança que tudo está bem e a vida possa seguir normalmente. 

232 comentários:

  1. Boa tarde! Estou com indicação p/ o implante do C.D.I, sei que melhorará muito minha qualidade de vida, mas tenho uma preocupação, a estética. Vocês teriam fotos de pessoas que fizeram o implante? Muito obrigada! Kérima Lago Pereira - Poços de Caldas/MG

    ResponderExcluir
  2. Olá Kérima, os aparelhos modernos são menores e as técnicas de implante permitem que ele seja posicionada por debaixo da musculatura, tornando o contorno do aparelho pouco ou quase nada saliente. É um equipamento implantado para salvar vidas. Portanto, se a preocupação com a estética existe, converse com o seu eletrofisiologista. Esclareça todas as suas dúvidas.
    Com relação a fotos de pacientes, elas só poderiam ser publicadas com a autorização do paciente mas no link abaixo voce pode ver uma figura bem interessante. Boa sorte Kérima http://www.mymethodist.net/imgs/ewebeditor/srv_inv07_icd.jpg

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!Gostaria de saber qto ao implante de marcapasso se pode haver algum tipo de lesão muscular(perda de força muscular nos MMSS)?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Olá, não é comum este tipo de problema após implante de marcapasso. Este tipo de situação pode ocorrer caso haja alguma compressão nervosa no mesmo lado em que foi implantado o aparelho. Quando ocorre costuma ser transitória. Na dúvida fale com o seu médico ou outro especialista.

    ResponderExcluir
  5. ola estou realizando pesquisa bibliografica sobre a qualidade de vida e possiveis mitos e medo dos pacientes sobre marcapasso gostaria de saber se tem mais pesquisas sobre o assunto para que eu possa incluir no meu T C C .


    GRATO
    HAMILTON ROCHA

    ResponderExcluir
  6. Olá, vou procurar mais informações que possa ser de utilidade. assim que encontrar coloco no blog

    ResponderExcluir
  7. Sou portadora de marcapasso desde os 18anos,hje tenho 45anos,segundo o meu médico o meu problema é congénito,tenho uma vida normal,só evito fazer esportes mto esforçado,tenho 2 filhos e sou professora;gostaria de saber se já existe marcapasso definitivo(sem precisar de trocar).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa igual minha mae parabens pra vc que superou tudo DEUS TE DE MAIS SAUDE..

      Excluir
  8. Pessoas portadoras de marcapasso pode trabalhar normalmente até aponsentar?existe alguma lei trabalhista que o proteje?Afinal o que o portador pode e não deve fazer para não ser prejudicado clinicamente?

    ResponderExcluir
  9. Olá, realmente existem ainda diversos mitos em relação a manutenção da qualidade de vida após o implante de marcapassos/desfibriladores implantáveis. O fato é que o implante deste tipo de aparelhos não cura a doença cardíaca mas sim propicia um tratamento eficaz. É claro que se as condiçoes clínicas permitirem o portador de marcapasso/desfibrilador deve retornar a viver em sua plenitude, inclusive a trabalhar. O que pode ou não pode fazer é um excelente assunto para um novo post que farei nos próximos dias. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  10. Tenho que implantar marcapasso devido a BAV segundo grau e as vezes BAVT, ambos os bloqueios só ocorrem durante o sono e segundo o exame de holter 24 sugerem que o bloqueio seja a nível nodal. Não sei qual tipo de estimulação será a plicado a meu caso. Tive lendo um artigo e como leigo achei interessante a DDDR e VDD. Qual seira a adequada a meu caso?

    ResponderExcluir
  11. A indicação do tipo de estimulação cardiaca é uma decisão complexa que depende não apenas do tipo de bloqueio, mas tambrm do tamanho do coração, da presença ou não de arritmias. O tipo de estimulação chamada de DDD, que envolve o átrio e o ventrículo é a mais fisiológica (natural)e deve ser utilizada como preferencial, quando possível. Abraços e boa sorte

    ResponderExcluir
  12. QUEM TEM MARCAPASSO PODE FAZER DE TUDO? A VIDA MUDA EM ALGUM SENTIDO PARA PIOR?

    ResponderExcluir
  13. Olá, realmente existem ainda diversos mitos em relação a manutenção da qualidade de vida após o implante de marcapassos. O fato é que o implante deste tipo de aparelhos não cura a doença cardíaca mas sim propicia um tratamento eficaz. É claro que se as condiçoes clínicas permitirem o portador de marcapasso/desfibrilador deve retornar a viver em sua plenitude, ou seja vivendo uma vida melhor. Em relação a eventuais limitações, no início de março escreverei um post sobre isto. Elas são muito poucas mas importantes. No livreto que acompanha o marcapasso existem explicações interessantes sobre este assunto. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  14. boa noite. Gostaria de saber se uma pessoa com 90 anos com historico de 6anos de avc que teve como sequela a perda da fala que vive normalmente logico com as dificuldades da idade avançada deveria colocar um marcapasso por indicaçao medica. obrigado

    ResponderExcluir
  15. Após a indicação pelo médico, qualquer procedimento não emergencial deverá ser autorizado pelo paciente ou responsável. A idade não contra indica a realização de implante de marcapassos. Informações constantes no código de ética médica, em edição de abril 2010. (http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/CFM/2009/1931_2009.htm)

    ResponderExcluir
  16. Boa Noite !! tive que fazer um implante de marcapasso a um mês 03/05 apos um mês retornei para fazer mimha primeira avaliação, os medicos falaram que 20% ja foi usado em somente um Mes,retornarei somente em 2 meses, é normal ,será que eu consigo marcar no incor uma consulta antecipada para uma nova avaliação??
    Obrigado...

    ResponderExcluir
  17. maria aprecida alves marttos19 de outubro de 2010 15:30

    Sou portadora de marca paço desde 31 de abril deste ano,mas tive um serio problema na cirugia, um dos eletroudos escapou e atingiu meu pulmão. Passei por uma nova cirugia no dia 1 de maio. Sofri muito. Meu problema cardiaco e Taquicardia e Bradicardia. Pergunto,tenho muita dor onde fica o aparelho de marca-paço e entre meus seios, onde houve nescessiade da abertura, minha vida será normal??.

    ResponderExcluir
  18. Cara Maria Aparecida o portador de marcapasso pode e deve ter uma vida normal ( http://foradoponto.blogspot.com/2010/04/atividade-fisica-para-quem-tem.html ). Sobre os problemas que relatas, sugiro que converse com teu médico a respeito.
    Boa sorte e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  19. .Ola vivo atualmente tenho meu marido com 59 anos com marcapasso e tenho dois filhos uma com 35 anos e o caçula com 29 anos, ambos irão implantar marcapasso pois um com bradicardia que é o meu filho e a filha com taquicardia supraventricular estou muito preocupada irão implantar no Incor mais acho que eu como mãe e esposa tenho que fazer um acompanhamento com psicóloga ,pois ando muito nervosa me ajudem por favor..Estudo genetico?? Pq os tres com marcapasso? abraços

    ResponderExcluir
  20. Olá, acredito que voce deva conversar sobre esta situação. Tenho certeza que o médico pode dar maiores explicações após conhecer e avaliar seu esposo e filhos. Em algumas oportunidades existem doenças que podem levar a estes problemas mas, nada substitui a avaliação cuidadosa do médico. Tenha calma e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi meu nome e giselle aminha mae colocou o marcapassso em otubro e 28 de maio ela faleceu e eu tenhor um certo medo pois eu e minha irma tambem colocamos agora me ajude?

      Excluir
    2. Gisele

      Coloquei Marca Passo agora, faz 18 dias, preciso de amizades que tenham esse implante, estou meio perdido, pode me ajudar falando um pouco comigo?
      siqueira@lbc.com.br

      Excluir
  21. Boa Tarde! Sou portadora de um C.D.I, e ha 2 dias atras, tive uma crise de falta de ar, no pronto socorro foi diagnosticado que os batimentos estão normais, mas me sinto um pouco cansada qd. ando, e próximo ao aparelho no meu peito, tem uma manchinha rouxa, não me lembro de levar nenhuma pancada no local. Gostaria de saber quais os efeitos que uma pancada sobre o aparelho ou próximo dele podem causar. Tipo, o parelho pode se desprogramar? Aguardo a resposta. Obrigada

    ResponderExcluir
  22. Olá, os marcapassos e desfibriladores são muito resistentes, apesar de serem pequenos computadores. Situações do cotidiano como tombos ou pancadas não afetam o funcionamento do aparelho. A possibilidade de lesão no local onde o aparelho foi colocado (chamado de loja) existe. Caso surga alguma irritação ou dor no local, o médico deverá ser consultado. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  23. Olá, doutor. Tenho 31 anos, sou portadora de arritmia do tipo taquicardia supraventricular. Já passei, por duas vezes, por estudo eletrofisiológico seguido de ablação; sendo que o segundo objetivou inativar uma via anômala oculta, não encontrada no primeiro. Desde então, tive a medicação (propafenona) suspensa. Entretanto, ontem tive novo episódio de aritmia (taqui, com momentos de bradicardia). Demorei 35 minutos para ser atendida no PS do Hospital Universitário da USP. Diante disso, tenho duas perguntas: primeiro, é aconselhável novo estudo eletrofisiológico seguido de ablação, mesmo depois de dois insucessos? Segundo, eu corria risco de vida ontem?

    ResponderExcluir
  24. Ola Rejane, é importante que seu medico veja o eletro que foi feito no PS. Apenas assim ele poderá saber se é o mesmo tipo de arritma que apresentavas antes de orientar o melhor tratamento, com o menor risco. Boa sorte

    ResponderExcluir
  25. Ola Dr Cidio , tenho uma duvida enorme: o Médico de minha mãe pediu um exame de cateterismo para diagnosticar o implante do CDI com desfibrilador, porem o médico que cuidava dela nesses ultimos anos(mudamos o médico , por uma questão geográfica) dizia e comprovou que o problema da minha mãe é a Doença de Chagas, coração maior e lento , em média 46 por minuto. O Cateterismo é indicado nesses casos para ver se ha necessidade do CDI ????Vale lembrar que a minha mãe ja teve algusn desmaios , e estou morrendo de medo da Morte súbita.Aguado Ansiosamente

    Diógenes Zandarin

    ResponderExcluir
  26. Olá Diogenes, os médicos tem condutas diferentes, não necessariamente certas ou erradas. É muito difícil opinar a distância sobre cada caso. O importante é teres confiança no médico e discutir com ele(a) todas as possibilidades e riscos. Boa sorte e obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  27. Oi, a minha mae é portadora da doença de chagas e à exatamente 10 dias implantou o CDI com desfibrilador. Bem, ocorre que nos 5 primeiros dias ela sentia apenas a dor onde foi implantado o aparelho e nos ultimos dias ela está com falta de ar. Isso è normal?

    ResponderExcluir
  28. Olá, o implante de marcapasso ou desfibrilador é realizado por uma pequena cirurgia com a colocação do aparelho na região abaixo da clavícula. É normal que nos primeiros 10 dias algumas pessoas sintam um dolorimento na região e uma leve dificuldades para movimentar o braço. Boa sorte

    ResponderExcluir
  29. Miguel Ailton
    Olá, gostaria de saber se depois do implante e do tempo de recuperaçâo, posso viajar de avião, dirigir carro, ter uma vida sexual normal e ficar proximo de aparelhos eletrônicos? Qual é normalmente o tempo de recuperção após o implante? Obrigado.

    ResponderExcluir
  30. Miguel, existem poucas limitações após o implante. Sugiro que leias as postagens acima pois estas questões já foram abordadas. Em relação ao tempo de implante, cada médico tem a sua rotina e depende também dos hábitos do portador de marcapasso. Sugiro que sigas as orientações do médico que fez a cirurgia. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  31. oi meu nome e marcilene,minha mae colocou marcapasso cdi a tres anos, ainda sente se muito casada com falta de ar as vezes vomita elevou um choque e nomal o que ela ta sentindo

    ResponderExcluir
  32. Ola Doutor, tenho 29 anos, portador de bav de 1 grau congenito. Ultimamente tive algumas situações de extresse no trabalho e vida pessoal que ocasionaram uma alteração na pressao arterial. Fiz o check up q o medico pediu incluindo o Holter 24 horas. Foi verificado 12 eventos de bav de 2 grau e uma frequencia minima de 41 batimentos durante um momento do sono. Na sua opiniao ja se faz necessario a utilização do marcapasso ou apenas um acompanhamento? o medico ficou de consultar com um especialista em eletrofisiologia. Grato

    ResponderExcluir
  33. Ola Célio, acredito que consultar um cardiologista especialista em arritmias cardiacas (eletrofisiologista) será importante antes de decidir o melhor tratamento. Não esqueça de levar todos seus exames para que ele possa observar a evoluçāo desta alteraçāo na condução dos batimentos cardíacos.
    Boas festas e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde!Queria saber se uma pessoa de 95 anos pode colocar um marcapasso?
    Quais sao os Riscos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a idade não é contra-indicação para o implante de marcapasso. A correta indicação do médico deve ser avaliada pelo paciente e família. Obrigado pela visita.

      Excluir
  35. Ola!Meu marido é portador de CDI e ele é motorista de onibus, mas depois da cirurgia a empresa não aceitou mais ele para trabalhar. O médico da firma disse que ele ia ter que se aposentar.Gostaria de saber se realmente a lei protege esses casos e ele poderá se aposentar.Outra pergunta quando ele vai onde ten som muito alto diz que se sente mal isso.O som alto tem alguma imtererencia no CDI ou seria algo psicologico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a questão da aposentadoia após implante de desfibrilador ainda é muito debatida pelos médicos e depende da avaliação médica e da profissão exercida. Não é usual que sons interfiram com o funcionamento do desfibrilador. Obrigado pela visita.

      Excluir
  36. helena boa tarde fiz implante de marcapasso dia 03 de maio de 2012,ainda sinto dores e dormencia no local da cirurgia como tambem continuo sentido os batmentos cardiacos muito elevados,vaõ de 60bp a 120 mesmo sem que eu faça esforço .E nomal, sera ainda uma adaptação do organimo com o aparelho? Ou o aparelho pode estar com defeito?Obriga aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helena, conforme está na postagem, é importante que converses com seu médico. O marcapasso, assim como qualquer outro aparelho, pode apresentar falhas, que são muito raras. Converse com seu médico, ele poderá orientá-la quanto a frequência cardíaca programada e outras dúvidas sobre o aparelho. Obrigada pela visita.

      Excluir
  37. Bom dia estou muito grata pela sua atenção,voltei ao medico e ele me receitou (selozok 50mg e aldactone de 25mg)estou fazendo uso e aguardado resultados.

    ResponderExcluir
  38. caso a pessoa esteja fazendo o uso e o aparelho da o choque o que devo fazer ao estar do lado da pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito oportuna sua pergunta. Quando o aparelho utilizado pelo paciente é um marcapasso, a descarga elétrica é muito pequena, não afetando a musculatura fora do coração. O desfibrilador implantável (http://www.foradoponto.com/search/label/desfibriladores) , quando ativado por uma alteração maligna do ritmo do coração, libera uma energia maior, o chamado "choque". Se alguém estiver segurando pessoa, pode sentir um pequeno choque elétrico rápido, sem maiores repercussões ou problemas. Obrigado pela visita.

      Excluir
  39. doutor, gostaria de agradecer, antes de tudo, pelas informações aqui prestadas. Hj pela manha minha mãe passou mal (vomito, dor na nuca, mal-estar). Marcamos com urgência uma consulta num cardiologista amigo da familia. Foi descoberta uma disfunção ventricular e de imediato ele agendou a implantação de um marcapasso. Estou muito preocupado... portanto gostaria de saber: quais os riscos da cirurgia e o tempo estimado de recuperação? obs: minha mae é uma senhora saudável de 61 anos.

    Muito grato desde já

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o implante de marcapasso é uma cirurgia de pequeno porte, ou seja risco baixo e o tempo de recuperação é curto. Sugiro que converses com o médico pois cada paciente apresenta uma situação diferente. Obrigado pela visita.

      Excluir
    2. junior
      doutor, meu pai vai fazer implante de cdi nesta segunda.gostaria de saber se ele sai no mesmo dia.

      Excluir
  40. o dr apos cirurgia do marca passo na minha mae disse: nao foi o que eu gostaria, so liguei um fio e passei ele por cima do osso da clavicula .minha mae dormindo espuma muitp e normal?muito obrigado pelos esclarecimentos um abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, procure falar com o seu médico para entender o que está acontecendo e esclareça suas dúvidas. Obrigado pela visita.

      Excluir
  41. Boa tarde, meu pai implnatou um desfiblilador, ocorre que nos ultimos dias o aparelho tem emitido alguns sons equiparados a bips, a pergunta é normal? eata ocorrendo alguma desc rga eletrica ou é mal funcionamento do aarelho? Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, alguns aparelhos emitem bips quando detectam alguma alteração da atividade do coração ou ocasionalmente problemas com o aparelho. Sugiro que consultes o médico que realizou o implante pois ele irá resposnder com segurança a sua dúvida.
      Obrigado pela visita

      Excluir
  42. Boa noite,

    1- Vivo em ambiente de grande interferência eletromagnética, rodeados de caixas de som em minha profissão, isso é o que mais gosto de fazer e preciso disso para viver e é onde ganho o meu sustento. Gostaria de saber qual o risco disso e que tipo de medidas devo tomar para evitar algum problema.

    2- Qual a distancia que devo ficar dessas caixas, opero com caixas de pequeno porte, mas tb de grande porte.

    3- Em alguns shows, ficamos perto de geradores tb, o quanto devo ficar longe deles ?

    4- Posso voltar a fazer exercícios como bicicleta ergométrica por exemplo ?

    5- Nos shows tb, freqüências de som graves ( deslocamento acústico, não confundir com freqüência eletromagnética ) e diversas outras se propagam pelo ambiente em volumes muito altos, o que isso pode causar ? Vc saberia dizer, pode causar vibrações no aparelho que seja um problema ?

    6- Tem algum aparelho para medir campos eletromagnéticos ? Se tem, qual a medida que pode ser prejudicial na marcação do mesmo e o que devo evitar ?

    7- O trio elétrico aqui na Bahia é repleto de caixas de som, eu fico praticamente em cima delas, porém a distancia dos imãs das caixas são grandes em relação a mim, cerca de metros, isso seria um problema ?

    8- O que devo sentir que indique que devo me afastar de alguma situação que ofereça riscos ?

    9- O medtronic CDI, Em relação ao aparelho que foi implantado, o que vc poderia dizer dele, é moderno, protege desses fatores, vc já viu algum relato com o mesmo modelo de problemas relacionados a isso ?

    10- Que medidas devo tomar em geral para evitar riscos, vc poderia recomendar alguma leitura de artigos específicos ou manuais, até livros ?

    11- Algo contra desumidificadores e cafeteiras elétricas tipo Dolce Gusto ?

    12- Preciso saber quando devo retornar para a primeira visita depois do implante, viajo de 15 a 24 de setembro para o exterior, o senhor recomenda que eu seja analisado antes ou depois da viagem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, as respostas a maioria de suas perguntas estão já respondidas no blog mas sintéticamente, a proximidade das caixas acústicas e amplificadores poderiam causar problemas caso inferior a 2 metros. Sobre as demais situações, sugiro que consultes as postagens sobre o assunto (http://www.foradoponto.com/search/label/marcapassos ) ou consulte seu médico. Obrigado pela visita.

      Excluir
  43. Olá!
    Imaginemos a seguinte situação: uma pessoa portadora de um marcapasso interno qualquer deixa de recarregar a bateria e esse aparelho não funciona e ela vem a ter uma parada cardiorrespiratória. Ela pode sofrer um choque de um desfibrilador externo para restabelecer os batimentos cardíacos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problemas, os aparelhos implant'aveis estao protegidos contra este tipo de descarga eletrica, porm nao diminui a necessidade de troca do marcapasso. (Desculpe os erros de portugues mas no computador que estou utilizando fora do Brasil)nao encontrei os acentos. Obrigado pela visita.

      Excluir
  44. Estou namorando e me preparando para um relacionamento sério com um senhor de 50 anos que possui um marcapasso já a 3 anos colocado.Sou uma senhora viúva de 62 anos e ele me procurou dizendo que ele tem muitas restrições na vida sexual.Seus limetes são muitos e pergunto: corre ele o risco de no momento de uma relação sexual ele ter um súbito? temo pois nunca lidei com esta situação com nenhum membro de minha família. Gosto muito dele e temo que poça ocorrer algo sério com ele pois ele tem uma grande atração fisica por mim e sempre digo que não mas desde que estamos porgramando uma vida a dois eu preciso que o senhor meaconselhe, desde já muito grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a utilização de um marcapasso não é limitante para a prática de atividade sexual. Parabéns pelo seu relacionamento e obrigado pela visita.

      Excluir
  45. ola minha mae colocou o marcapasso e ela tem chagas ocorre alguns cuidados a mais, ela gosta muito de plantas e isso requer esforsos. q cuidados devemos ter. obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a doença de Chagas é uma das maiores causas de implante de marcapassos no Brasil. A vida após o implante deve ser semelhante a todos os outros pacientes porém em casos de dúvida seu médico deve ser consultado. Obrigado pela visita

      Excluir
  46. Tenho BAVT e há um e meio implantei marcapasso. Não tenho nenhuma doença associada. Lendo alguns relatos aqui, vi que o marcapasso (não o CDI) também emite choques. Isso procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o marcapasso funcionada estimulando o coração com estímulos (choques) elétricos de baixa energia, os quais muito raramente podem ser sentidos pelo portador. Sugiro que leias a postagem: http://tinyurl.com/8grntd5 .
      Obrigado pela visita

      Excluir
  47. sou portadora de marca passo quando faco esforco físico ele pusiona muito isso e normal e também sera que posso ter vida normal trabalhar como qualquer outra pessoa normal. tenho 36 anos dez de ja obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas, caso sinta alguma limitação, procure seu médico.
      Obrigado pela vista.

      Excluir
  48. Olá!
    Minha vó tem 92 anos e os batimentos do coração dela está muito lento, o medico falou que tinha que colocar um marcapasso. É muito perigoso essa cirurgia?
    Muito grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mara, sugiro que leias a postagem http://www.foradoponto.com/2009/03/marcapassos-cardiacos-o-que-sao-para.html . Em caso de dúvidas fale com o médico. Obrigado pela visita.

      Excluir
  49. Olá! Tenho 39anos. Há dois anos implantei um marcapasso cardíaco. Por causa de uma bactéria tive um BAVT. Minha vida sempre foi ativa em todos os aspectos: faço mustulação, pratico voley, corrida de 5 a 10Km. Após o implante minha vida continua a mesma não mudou praticamente nada. Antes corria os 10km em 50min, e hoje faço os dez em 1h 20min. Continuo malhando e jogando voley e sexualmente continua a mesma. Dificilmente falo a alguém que uso, não sei se por medo ou preconceito. Quando conto não acreditam.Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é muito importante voce relatar sua experiência sobre a manutenção da qualidade de vida após o implante. Muitas pessoas não acreditam nisto e deixam de ser beneficiadas por este tipo de tratamento. Obrigado pela vista, vou utilizar sua resposta para uma postagem a respeito, caso tenhas alguma objeção favor comunicar.

      Excluir
  50. olá.conheço uma amiga,que usar o marcapasso e não se conforma,devido isto ela ñao se espõe diante das amigas.ou mesmo fala que é portadora de marcapasso.ela me contou que as vezes passa mal.mas ñao conta a ninquém.eu fico contragido por participa deste silencio.como devo me dá com isto.será que é normal ela senti-se assim.? é normal a pessoa se ausenta de tudo e todos se DEUS deu o direito da vida a ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sugiro que repasses o endereço do blog para sua amiga. Talvez muitas dúvidas possam ser esclarecidas!
      Obrigado pela vista.

      Excluir
  51. ola, meu marido acabou de implantar um marca passo, segurando a mao dele senti um choque leve e continuo, isso e normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edilce, conforme podes ler acima, os pulsos do marcapasso são de baixa intensidade de energia, não sendo sentidos por outras pessoas. A grande maioria dos portadores de marcapasso não sentem quando eles estão funcionando. Obrigado pela visita.

      Excluir
  52. olá dr. me chamo Renata, meu pai tem 64 anos e marcapasso há 3 anos, um certo dia ele estava sentindo palpitação e foi ao medico,na consulta o medico disse que 99% é o marcapasso que está sendo utilizado, me assustei mto com tal informação, não seria melhor meu pai procurar outros medicos,outros meios, outra opinião? é normal praticamente só o marcapasso funcionar??? aguardo ansiosa pela resposta do senhor. obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata, o fato do marcapasso ser responsável por 99 % dos batimentos apenas mostra como foi importante o implante para a saúde de seu pai! Não é sinal de mal-funcionamento. Em caso de dúvidas, fale com o médico que está avaliando seu pai.
      Obrigado pela visita

      Excluir
  53. Olá doutor sou portador de uma dor crônica na coluna devido a um tumor que tive.. hj estou afastado pelo INSS pois nao consigo trabalhar devido a dores 24hs por dia.. Estão me avaliando e estão me indicando um eletrodo tipo marcapasso para colocar na coluna afim de sumir com minhas dores.. Após esse implante eu consigo ficar afastado ainda? Terei eu uma vida normal? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem diversas aplicaçoes para marcapassos, neste blog discutimos apenas as questões referentes a utilização desta ferramenta para a cardiologia. Sugiro que converses com seu médico.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  54. Olá doutor. Minha filha implantou o marcapasso com 11 meses.Depois de três anos de uso teve que trocar. Ela tem 5 anos e tem reclamado diariamente de dores ( pontadas) rápidas, na região do marcapasso. Isso é normal? Estou preocupada, com o 1º marcapasso ela não reclamava dessas dores, contudo não sei se era porque ainda não sabia expressá-las e agora como já está maior e mais esperta já consegue dizer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o implante de marcapassos em crianças é um procedimento complexo pois temos que considerar não apenas a doença cardíaca mas também o crescimento. Sugiro que visites o que médico que fez o implante e relate esta situação.
      Obrigado pela visita

      Excluir
  55. Olá doutor. Namoro a 1 ano e 5 meses e a 8 meses meu namorado necessitou colocar um desfibrilador por causa de arritimias. Ocorreu tudo bem graças a Deus. Mais de um tempo pra cá ele reclama de incomodos, coceiras e q o aparelho esta tipo tremendo dentro do corpo dele. o que pode ser? São normal esses sintomas? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é usual este tipo de alterações causadas pelo aparelho. Caso existam nais dúvidas, o médico que fez o implante deve ser consultado. Obrigado pela visita.

      Excluir
  56. Boa Noite meu paino dia 2-12 passaou mal e voi ao posto de saudee o batimento tava 38, minha tia cardiologista viu o eco e disse q teria q colocar o marcapasso pois o coração tava tendo bloqueio, ele colocou no mesmo dia o provisorio e ontem dia 11-12ele colocou o difinitivo aconteçe q vi ele depois da cirurgia e achei ele mal nem gosto de lembrar vindo embora da visita minha tia me ligou dizendo q ele tava com um problema nos rins q o rins dele tava pra baixo de 0, hoje na visita fiquei sabendo q ele ta com arritmia, nossa to muito triste e gostaria de saber se é normal da isso depois da cirurgia. grato Aline

    ResponderExcluir
  57. OI DR CIDIO ! MEU PAI COLOCOU OMARCA PASSO (BIOTRONIK) FAZ 35 DIAS , ELE JA ESTA DIRIGINTO MOTO , FICO PREOCUPADA POR Q O MARCA PASSO DELE FOI IMPLANTADO DO LADO DIREITO , MESMO LADO Q ACELERA A MOTO , USANDO MUITO A MAO DIREITA !............ GOSTARIA DE SABER SE TEM PROBLEMA OU NAO ? OBRIGADO ....!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não precisa ficar preocupada. O marcapasso é um sofisticado aparelho composto de um circuito com filtros para evitar interferências elétricas ou mecânicas. Ele não interfere na moto e nem a moto interfere no marcapasso, independente do lado que foi feito o implante.
      Obrigado pela visita

      Excluir
  58. Boa tarde !
    Doutor, há 50 dias implantei um marcapasso bicameral e queria saber se ao usar microfone há a possibilidade de haver interferência no funcionamento dele.

    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o campo magnético gerado por um microfone, independente do tipo, não interfere no funcionamento dos marcapassos.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  59. Oi! Minha prima colocou uma desfibrilador a pouco tempo. É normal sentir dor? Quais os tratamentos estéticos que ela pode fazer, sendo portadora desse aparelho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não existem limitações para a realização de procedimentos estéticos no entretanto, caso seja necessária a utilizaçào de equipamentos que emitam ondas de radiofrequência o médico deve ser consultado.

      Excluir
  60. Fiz recentemente o implante do CDI (desfibrilador), caso queira um dia deixar de usar isso eu posso retirar? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, a retirada de um desfibrilador é possivel, porem deve ser uma decisao muito bem pensada e envolve uma boa conversa com seu médico e muitas vezes também a familia. O motivo mais frequente para a colocaçāo de um desfibrilador é a prevençāo da morte súbita portanto a sua retirada mantem o alto risco.

      Excluir
  61. Bom dia, Dr. Cidio.
    Tenho 32 anos, desde os 15 anos descobrir que sou portadora de uma cardiomiopatia hipertrófica. A alguns dias coloquei um desfibrilador, por conta de sempre ter episódios de síncope. Quero saber se caso eu não me adaptar ao uso desfibrilador, poderei pedir para retirar. Caso sim quais os riscos???
    Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  62. Boa noite, Dr. Cidio e leitores do blog. Há cerca de um mês, temerosa e entristecida, estive aqui no blog tentando obter o maior número de informações possíveis sobre o implante de marcapasso, uma vez que estava com minha mãezinha, de 74 anos, internada no CTI de um hospital, com 35 batimentos cardíacos apenas, prestes a implantar um. Li todos os depoimentos, bem como suas respostas. Voltei hoje ao blog para dizer que minha mãe está muito bem, graças a Deus. Respirando como uma menininha, sem o cansaço que era característico, ativa, alegre, renovada, e ainda nem se completaram 30 dias da sua cirurgia. Seu batimento cardíaco está normalizado e ela se sente bem e feliz. Para os que acreditam em Deus, gostaria que soubessem que foi Ele quem inspirou os homens a criar esse aparelhinho bendito. Sou grata, muito grata a Deus e à bondade e competência do médico e equipe que cuidaram da minha mãezinha. Aos que hoje estão inseguros e temerosos como eu estive, fica o meu depoimento e o meu desejo de muito, muito, sucesso. Com carinho, Rita Marques.

    ResponderExcluir
  63. vilma rodrigues da silva2 de janeiro de 2013 15:25

    ola eu sou portadora de marca-passo ja ha 21 anos , hoje tenho 44 anos, ja troquei duas vezes e tenho que trocar ate março 2013 , me sinto bem mesmo com ele eu nao tenho desmaio e trabalho e ando de moto normalmente. Agora to um pouco preocupada pois alguns dias fui ao médico e quando desligou o marca -passo tive um desmaio. to deixando este depoimento para as pessoas que estao com medo de colocar axando que vai morrer rapidamente e o contrario so vai lhi ajudar .

    ResponderExcluir
  64. Tenho 66 anos,há 5 anos coloquei o marca-passo,me sinto muito bem,mas cada vez que vou ao médico que examina o marca-passo,ele me fala seu coração bate 30%, depois 20% agora ele disse que o marca- passo, está batendo 99%, fiquei assustadissima,e meu coração como está? eu perguntei a ele mas ele estava tranquilo,disse que o marca´-passo,dá conta sózinho,se eu precisar trocar, vai dar tempo de fazer a cirurgia? reduz o tempo de vida? me responda por favor,obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O acompanhamento regular pelo seu médico vai permitir que a troca de seu marcapasso ocorra com toda a segurança, no tempo adequado para que voce não corra risco de vida.
      Obrigado pela visita

      Excluir
  65. Olá Dr., possuo 25 anos e coloquei CDI há 3 meses, devido a uma TVMS provavelmente causada pela área de lesão que possuo, por causa de 2 IAM´s prévios. (aos 18a e 23a). Não possuo doença base, desconfiam de uma vasculite, kawasaki? porém, sem confirmação.descartado trombofilia.

    Enfim, me informaram que após 3 meses poderia voltar as atividades físicas. Sempre pratiquei atividades físicas , em especial Musculação(já adaptada a cardiopatas). Minha dúvida é: Após 3 meses posso voltar a iniciar treinos com pesos? teoricamente, já ouve plena cicatrização e "fixação" do CDI e eletrodo?? ... (FEVE 55%, os 2 IAM em ACD terço distal - carvedilol 12mg2x/enalapril 5mg2x/Warfarina/atorvastatina/aas)

    ps. sou estudante de medicina do 6 período UAM.
    ps.2 meus sinceros PARABÉNS pela iniciativa e respostas... É de grande valia, se tivesse descoberto esse blog antes, me tranquilizaria e me ajudaria muito há 3 meses atrás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, a fixação do eletrodo no coração usualmente ocorre nos primeiros trinta dias. Se nao houver alguma contra-indicação específica ao seu caso, as atividades fisicas podem ser liberadas. Devido as caracteristicas de sua situação, sugiro que converses com eu médico.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  66. Bom dia!
    Fiz implante de marcapasso há três meses. Gostaria de saber quais exames posso requisitar ao cardiologista para avaliar a situação do meu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a melhor pessoa para requisitar os exames, aliás é a única que pode é o seu médico. Converse com ele!
      Obrigado pela visita

      Excluir
  67. Ola sou karol, a 2 meses descobrimos pelo holter que meu marido com 31 anos, tem varias pausas sinusais de 5,2 segundos durante a noite, ele fes todos os exames inclusive o polissonografia, e o resultado forao bons, o medico dele disse que tera que colocar marcapasso, minha duvida e, sera necessario passar por isso ja que em todos os exames ele ta bem?
    Obs:( ele fes 2 holter, o 1 resultado foi 29 pausas a maior de 5,2 segundos.... o 2 resultado do holter deu, 10 pausas a maior de 4,4 segundos).
    Mi respondam por favor estou mt preocupada. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karol, sugiro que converses com seu médico com calma pois os exames estão um pouco alterados.
      Obrigado pela visita

      Excluir
  68. Olá.Primeiramente parabéns pelo blog.
    Fiz um implante há quase seis meses, e fiz em duas partes.
    A primeira parte tentaram fazer via tórax e não conseguiram instalar o terceiro eletrôdo devido as minhas veias serem muito finas, fiquei mais de duas horas na mesa, tentaram me colocar na sala de cirurgia para colocar via corte perto da costela (não sei como se chama) mas a sala não foi liberada.
    Fiquei uma semana e meia com somente o desfribilador instalado e meu coração batia extrememamente forte.
    Depois que fiz a segunda parte, para uma operação que dizem ser pouco incisiva fiquei muito debilitado, demorei muito tempo para me recuperar, e estou até agora com dores onde está o cdi, principalmente quando vou dormir, pois não posso me mexer, pois se me mexo ele vai junto e quando volta ao lugar parece que está rasgando a pele.
    A cicatriz que foi cortada duas vezes também está ainda bem sensível, e tenho cicatrização queloidal.
    Porém o corte abaixo, que foi o mais dolorido está praticamente cicatrizado.
    Sou músico, toco praticamente minha vida inteira e conheço caras, inclusive meu primo, que fizeram musculação, outras senhoras que trabalham na roça sem problemas algum com seus cdis e suas operações foram bem tranquilas.
    Porque a minha foi tão traumática, e porque meu coração bateu extremamente forte durante três meses?
    E outra , porque ainda dói o aparelho no peito?
    Pois tenho que tocar bem pouco, pois depois de uma meia hora a pele por cima e a cicatriz começam a doer.
    E isso que toco sem amplificador, posso tocar violão por exemplo, se levar em conta o fator magnético.
    Resultado...
    Estou a seis meses sem fazer absolutamente nada em casa, liguei para o meu cirurgião e ele resumindo basicamente me falou para mim me acostumar com a situação e tomar reédios para dores.
    Já houve casos parecidos com o meu?
    Obviamente vou mudar de médico e ir a Porto Alegre no Instituto de Cardiologia para ver o que está acontecendo pois definitivamente isso não é normal, e não posso levar uma vida assim, tenho que trabalhar.
    Já tive em hospitais por causa de duas fraturas expostas de fêmur e joelho, e demorei um ano para me recuperar então já sofri bem mais traumas do que esse, se parecer que sou muito sensível.
    Tomava medicações muito mais fortes na época, porque que ainda o Cdi não se adaptou ao meu corpo?
    Desde já agradeço.
    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, diversos tipos de intercorrencias podem levar a complicações durante ou após o implante de marcapassos ou desfibriladores. Na grande maioria de casos este problema pode ser resolvido, ou ao menos minimizado. Caso optes por consultar novo médico, existem diversos em Porto Alegre, não esqueças de levar todos os exames que já fizestes. Para facilitar sugiro a leitura da postagem: http://www.foradoponto.com/2009/08/preparando-se-para-consulta-medica.html
      Boa sorte e obrigado pela visita.

      Excluir
  69. Olá Dr..a pergunta é sobre marcapasso que meu namorado usa....ele fez a troca do aparelho a 7 meses....e de semana passada pra cá ele vem sentindo umas dores no braço esquerdo....Ele foi a médica no retorno, só que sem antes saber de nada....ele percebeu na hr da avaliação que foi mais demorada....ai a médica comentou com ele que quando ele fez a troca o batimento era de 70, agora passou para 62 e que ele esta com Arritmia e deu pressão alta também....dai ela pediu para ele voltar que vai fazer mais exames precisos para descobrir as causas....Dr estou muito preocupada! O que pode estar havendo!!! É normal, uma pessoa portadora de marcapasso desenvolver a Arritmia? Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o implante do marcapasso foi devido a presença de uma arritmia (usualmente quando o coração bate mais devagar). Estes equipamentos tem capacidade de detectar a presença de outras alterações do ritmo do coração, sendo a grande maioria sem risco. Sugiro que converses com a médica para esclarecer melhor suas dúvidas.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  70. Dr, minha esposa é portadora de BAVT e arritimia no atrio (controlada por remedio e marcapasso) Recentemente sofreu uma Arritimia no Ventriculo grave e foi trocado por um CDI. Pergunto, ela tem 38 anos, a espectativa de vida dela chegar a 3 idade é plausivel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sem dúvida, a expectativa de vida para os portadores de CDI é muito boa. Um dos fatores mais importantes é o controle da doença que levou ao implante deste aparelho. Converse com seu médico pois ele poderá resolver suas dúvidas.
      Obrigadopela visita.

      Excluir
  71. Dr.Cídio,prabéns pelo Blog, ele tem sido muito esclarecedor.
    Tenho uma filha de 12 anos, portadora de Bavt e implantada de marcapasso fazem quatro anos.Como surgiu o assunto da Supertempestade solar e ondas eletromagnéticas, gostaria de saber quais os riscos de quem faz uso do marcapasso, o que deve ser feito para minimizar possíveis problemas e se é possivel desligar o marcapasso?
    Antecipadamente agradeço seu comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, grato por suas palavras. O marcapasso é um aparelho blindado, que sofre raras interferências de campos eletromagnéticos. Estão descritas interferencias apenas quando o portador está muito próximo de fontes como transformadores, sub-estações de energia ou alguns tips de aparelho profissionais de soldagem. A leitura do livreto que acompanha o marcapasso pode trazer mais detalhes mas fique seguro, pois estas alterações ambientais não devem causar interferências no funcionamento do marcapasso de sua filha.
      Obrigado pela visita

      Excluir
  72. Olá Dr Cidio, sou Maria de Souza tenho 29 anos e tenho marcapasso há 7 anos, tenho uma vida espelacular, boa alimentação malho em um ginasio( academia), faço mais exercicios de cárdio e menos músculação... Gostaria de saber se eu posso continuar ou devo parar por causa do aparelho? Qual é a tua recomendação? Eu trabalho e tenho me sentido bem com os exercicios e tenho uma vida bem ativa e tirando o apaparelhosou muito sáudavel..... obrigada

    ResponderExcluir
  73. Olá Dr Cidio, eu tenho marcapasso e gostaria muito de saber se eu poso fazer depilação a laser, em qualquer parte do corpo........ obrigada. Maria de Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. este assunto já foi extensivamente abordado nas respostas a esta postagem. Sugiro que passe os olhos nas respostas desta postagem.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  74. OI SOU MAE DE UMA MENINA QUE IMPLANTOU UM PACEMAKER AOS 3 MESES DE IDADE HOJE ELA TEM 13 ANOS AS BATIDAS DO CORACAO DELA AOS 3 MESES ERAM 40 HOJE AOS 13 ANOS FICOU 80 AQUI A DRA DELA DECIDIRAO TIRAR ELE DEPOIS DE EXAMES MAIS EU NAO ESTOU MUITO FELIZ COM ISSO ESTOU COM MEDO QUE ACONTECA ALGUMA COISA COM MINHA FILHA POR ISSO QUERO SABER DO DR SE VOCE TIROU PACEMAKER DE ALGUEM ?E ESTA VIVENDO BEM?PORFAVOR COM ME DE UMA OPINIAO SOBRE ESSE ASSUNTO.OBRIGADO POR NOS OUVIR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a decisão de retirada de um marcapassso (pacemaker) deve envolver não só a equipe médica como também o paciente ou familiares. Quando existem dúvidas o médico deve ser consultado para que todos participem do processo decisório. A palavra final sobre todo o ato médico é do paciente ou, em caso de menores, dos responsáveis legais.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  75. Olá, minha mãe colocou marcapasso a 4 meses medtronic e agora está precisando fazer um ressonancia magnética o médico dela autorizou disse que não tem problemas, mas estamos com um pouco de medo, pois os tecnicos que realizam ressonancia não nos passou segurança. O que ela deve fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, alguns sistemas de marcapasso (gerador e eletrodos) podem ser submetidos a alguns tipos de exame de ressonância magnética. Siga a orientação de seu médico, ele poderá entrar em detalhes sobre as características do sistema que sua mãe utiliza.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  76. Olá Dr, tenho um relacionamento com um homem de 52 anos que usa marcapasso a 5. Eu tenho 32 e no início tínhamos relações bem frequentes, porém, de uns tempos pra cá, estamos tendo relação 1x por mês. Segundo ele, o médico pediu que agisse dessa forma pois estava tendo muita alteração nos exames devido a intensidade do orgasmo. Com todos os relatos que li, aparentemente, relação sexual não gera maiores problemas pra quem usa marcapasso. Gostaria de saber se a intensidade do orgasmo pode atrapalhar o funcionamento do marcapasso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce tem razão, o portador, ou portadora, de marcapasso não tem limitações quanto a atividade física ou sexual, entretanto a recomendação médica deve levar em conta a eventual presença de outras doenças associadas.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  77. boa tarde!
    Vou ser submetida ao implante do desfibrilador, gostaria de saber o ante e depois. Tempo de duraçao de cirugia, o tempo de recuperaçaõ, estou bastante ansiosa, já fiz um cataterismo, tive receio. gostaria de saber se apartir daí posso ter uma vida normal, quais os contras. tenho 49 anos.
    Cumprimentos.
    Maria Coelho
    Obrigado
    24/4/2013

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, estas perguntas devem ser feitas diretamente a seu médico, a internet deve ser utilizada apenas como fonte de informações gerais.
      Boa sorte.

      Excluir
  78. ola dr tenho 23 anos e a 2 anos fiz uma cirurgia no coração tinha sopro,e depoi de 6 meses comecei a sentir uns socos uma batida mais forte no coração.tomo remedio mas as vezes sinto muito esse socos e quando isso acontece sinto tontura, tremor e falta de ar.semana passada tive uma consulta com meu cardiologista e ele disse q provavelmente vou ter q coloca marca passo.mas se o meu coração acelerar eu sinto esses socos. e tenho medo de coloca marca passo .quais sao os riscos durante e depois da cirurgia??se a pilha acabar antes eu posso morrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a leitura cuidadosa desta postagem, dos comentários acima e de outras postagens sobre o tema poderão auxiliar muito a responder suas dúvidas. Não esqueça de conversar com seu médico sobre elas.
      Boa sorte.

      Excluir
  79. Olá dr. fiz um implante de marcapasso e desfibrilador em 10/ 012, pois vinha tendo desmaios e paradas cardiacas de até 11,s..vinha me sentindo muito bem, mas agora desde fevereiro, tenho pressão muito alta e tonturas, em abril tive um choque bem forte, causado parece que pelo aparelho, e eu nem estava fazendo esforço no momento, procurei seber do medico o porque disso, mas só me disseram que é normal. lembro que no momento do choque, eu estava na rua e passou uma moto com barulho muito forte, foi simultaneo , o barulho e o choque. Pode ter alguma relação? ou a causa pode ter sido outra? posso ter outro choque como esse? muito obrigada pela atenção e parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fizestes muito be em conversar com seu médico. Ninguem melhor que ele para esclarecer suas dúvidas. Não é usual que ruidos de alta intensidade provoquem um choque mas apenas o médico pode descartar esta possibilidade.
      Obrigado pela visita

      Excluir
  80. Olá Dr. venho perguntar se uma pessoa com marcapasso/desfribiladorpode trabalhar ao pé de um quadro elétrico e a que distancia poderia trabalhar..obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria. Existem recomendações específicas quanto a proximidade de portadores de marcapassos ou desfibriladores e sua proximidade com quadros elétricos. Procure seu médico para conversar a respeito.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  81. gostaria de saber no caso de paciente portador de marcapasso em pcr pode usar desfibrilador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, os marcapassos implantáveis, assim como so desfiriladores possuem filtros de entrada que possibilitam aplicar e receber choques de desfibriladores externos com mínimos riscos de interferência.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  82. Boa Noite , Doutor... meu marido vai colocar um marcapasso ,..ele tem 58 anos, bloqueio total , apneia, hipertenso, toma anticoagulante, esta acima do peso ,.. está assim a 30 , anos pois com 20 anos fez uma cirurgia de CIA..e saiu com bloqueio da cirurgia,. ..mas agora após tantos anos esta cansado , e sentindo o coração dar umas paradas,por isso , resolveu ir atrás, digo que ele é um milagre, mas estou preocupada em deixar mexer nele . Quais os riscos , por favor. obrigada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sómenteo médico, após conversar e examinar seu marido pode avaliar se existem riscos e quais são so riscos. Obrigado pela visita

      Excluir
  83. OLA GOSTARIA DE SABER QUAL A DIFERENÇA DE UM MARCAPASSO E SE UM CARDIODESFIBRILADOR PORTATIL.
    QUAL PERFIL DE PACIENTE QUE PODE USAR UM MARCAPASSO
    QUAL PERFIL DE PACIENTE QUE PODE USAR UM CARDIODESFIBRILADOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, existem diversas postagens neste blog sobre estes temas, sugiro que visits as páginas pois tenho certeza que encontrarás as respostas.
      Obrigado pela visita

      Excluir
  84. olá, dr meu nome é alessandro gostaria de saber minha esposa usa marcapasso a 11 anos ela agora esta com 27 anos e aconteceu de engravidar ela ou a criança corre algum risco?ela tinha bloqueio congenito.
    aguardo resposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandro, não se preocupe, a presença de um marcapasso implantado não aumenta o risco da gravidez. Sugiro que converses com a ginecologista e o médico que acompanhe o marcapasso pois, em algumas vezes pode ser necessária uma modificação na programação do aparelho.
      Parabéns e obrigado pela visita

      Excluir
  85. Sou portador de CDI a 2 meses mas estar tudo bem

    ResponderExcluir
  86. boa noite dr , tenho 29 anos , e faz 7 anos que coloquei um marcapasso,. a 2 meses troquei a bateria, estou com muita dor no local, sinto como se estivesse dando choque, feruadas, , e tb sinto arder , como se estivesse aberta e jogando alcool.nao consigo dormir do lado que foi o implante, sinto dor o tempo todo . é normal?( Ana)

    ResponderExcluir
  87. minha avo tem marcapasso e ela esta com muita falta de ar e uma gripe muito forte e tem medo de fazer raio x nessa ocasiao o que podemos fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Kethelen, sua vó pode fazer RX sem nenhum risco para o marcapasso pois ele não vai perder a regulagem e nem gastar bateria. O unico exame proibido é a resssonancia magnética.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  88. Boa noite !
    As pessoas portadoras de marcapasso são mais propensas a ter trombose ? Explique-me, por favor. E o que fazer como medida preventiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não existe relação entre trombose cerebral e marcapassos, Sugiro que converses com seu médico. Só ele conheçe a sua doença e sugerir as melhores medidas de prevenção.
      Obrigado pela visita

      Excluir
  89. Caro Dr. Cidio Halperim,
    trabalho numa fábrica de automóveis na área da soldadura dos carros. Não me encontro constantemente na linha de produção, mas conforme as ocorrências preciso de ir à linha 4 a 5 vezes por dia.
    Recentemente implantei um CDI.
    Acha que devo abandonar esta área profissional?
    Obrigado,
    José Marques

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José, as soldas elétricas podem, em alguns casos, causar interferência no funcionamento dos marcapassos ou desfibriladores implantáveis (CDI).
      Sugiro que converses com seu médico e relate o seu dia-a-dia para que ele informe sobre qual a melhor conduta.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  90. sou portador de marcapasso desfibrilador cardíaco e exerço atividades musicais portanto o uso de caixas acusticas de medio porte
    gostaria de saber a que distancia devo permanecer, e se existe alguma proteção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sugiro que converses com seu médico e explique a situação em detalhes. Ele podera esclarecer suas dúvidas.

      Excluir
  91. Boa tarde dr. Cidio Halperin,fiz um exame de eletrocardiograma recentemente dia 03-08-2013 e o medico falou que eu estava com bavt e ficou muito surpreso pela idade que tenho 31 anos e falou que eu estava com um problema gravíssimo no coração porém me encaminhou urgentemente para que seja colocado o marca-passo,ainda não coloquei mais colocarei esse més,fico imaginando se terei uma vida normal no esporte,trabalho,sexual,alimento e tipos de bebidas,outra coisa que ele falou que não era pra mim dirigir enquanto não colocasse o marca-passo,só que meu trabalho fica a 50 km de onde moro e ai posso dirigir ou não mesmo ?se com o aparelho diminui o tempo de vida ? assisti a um vídeo fazendo-se a cirurgia é complicado,mas espero que de tudo certo com muita fé em Deus,

    desde já agradeço Dr.Cidio Halperin

    Alessanmdro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muitas de suas dúvidas são citadas no texto e também comentadas por outros usuários do blog. Sugiro que leias os textos. O implante é usualmente um procedimento de baixo risco. Boa sorte e obrigado pela visita.

      Excluir
  92. Boa tarde apos implante de marca passo e cdi, qual determinado tempo para uma relação sexual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João Victor. o marcapasso e o CDI (desfibrilador implantável) são colocados devido a presença de alguma anormalidade no funcionamento do coração. O retorno a atividade sexual é encorajado mas deve ser após a liberação pelo médico.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  93. Bom dia Dr. Cidio Haperin, tenho 29 anos de idade e eu sou portadora de CDI desde Outubro do ano passado, antes do implate tive uma arritmia ventricular naltura estava gravida e tiveram que intorromper a gravidez, eu e o meu marido gostariamos muito ter ja o nosso filho. A minha pergunta é depois de quanto tempo uma portadora de CDI deve engravidar e quais os riscos. Obrigada aguardo a resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o implante de marcapasso ou CDI não são impeditivos da gravidez. Os eventuais riscos estão mais relacionados com a doença cardíaca que levou ao implante do aparelho. Boa sorte e obrigado pela visita.

      Excluir
  94. Bom dia Dr. Cidio
    Durante minha gravidez foi detectado as 25 semanas que meu bebê tinha arritmia. Após o nascimento foi confirmado que ela tinha bloqueio completo do átrio e ventrículo, então foi colocado o marcapasso quando ela tinha 3 meses. Ontem após a consulta o médico disse que o marcapasso estava desregulado e tiveram que reiniciar. O exame de sangue constou que a proteína NT-pro BNP está 9 vezes acima do normal( estava 948,5 e deveria estar abaixo de 125 pg/ml). O cardiopediatra disse que não precisava preocupar pq essa proteína estava alta por causa da arritmia. Pesquisando na internet vi que ela é responsável por morte súbita e logo entrei em desespero. Como moramos no exterior e não possui hospitais especializados no caso dela, gostaria de saber se é possível baixar essa proteína. Moramos no Japão e pretendo voltar para o Brasil pq o idioma dificulta muito as explicações de forma mais precisa, porém o médicos ficam com receio em relação ao atendimento no Brasil. No caso dela, foram colocados 4 eletrodos, sendo cada um para cada átrio/ventrículo e o aparelho foi colocado na barriga. Seria possível baixar essa proteína? Em quais casos a frequência do marcapasso pode ser alterada? Eu uso o notebook perto dela, seria esse um dos motivos?
    No mais, agradeço.
    Atenciosamente, Daniela

    ResponderExcluir
  95. Boa noite doutor Cidio, meu nome é Alexandre sou professor de Educação Física, tenho um aluno de sete anos que implantou o CDI (desfibrilador implantável), e após sete meses aproximadamente o mesmo passou mal e o aparelho realizou varias descargas. O aluno SENTIA UMA FORTE DOR NA REGIÃO DO PEITO e gritava de dor, gostaria de saber como devo proceder numa situação desta. Tenho realizado atividades de relaxamento para não elevar os batimentos cardíacos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre, o disparo do desfibrilador implantável ("choque") deve ocorrer quando existe uma arritmia maligna, ou seja, com risco de morte súbita. As eventuais limitações em relação a atividade física devem ser orientadas pelo médico pois na maioria dos casos não existem limitações. Em caso de vários choques, o mais adequado é levar o paciente para consulta com seu médico ou na emergência para avaliar a situação. Quando o aparelho dispara o choque sé frequente o relato de dores no peito devido a contração da musculatura. Em caso de dúvidas sugiro que fales com o médico que colocou o aparelho.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  96. Caro Doutor,

    Meu irmão acaba de receber o diagnóstico de miocardiopatia hipertrófica assimétrica (forma apical) e daqui a um mês será submetido à cirurgia de implante de CDI.
    Durante a consulta com o médico cardiologista que fará o implante, não foi levantada nenhuma hipótese de colocação do dispositivo em outro local que não fosse o usual. Porém, ao pesquisar sobre alternativas que geram um dano estético e desconforto menores, deparei-me com um artigo sobre o implante estético, do Dr. Marcelo Sobral e li também nos comentários acima o que o sr disse a respeito do implante intramuscular..
    Na ânsia de encontrar alternativas que tragam ao meu irmão maior conforto e evitar complexos, tenho pesquisado por horas e horas, tudo que possa fazer-lhe mais feliz.
    Gostaria que me orientasse, por gentileza, como eu e minha família devemos proceder junto ao médico de meu irmão para fazer-lhe o pedido de avaliação de um implante o menos traumático possível. Todo médico é capaz de fazer um tipo diferente de procedimento ou ele deveria ser, além de cardiologista, cirurgião plástico ou algo mais?

    Antecipadamente, agradeço.
    Priscilla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscilla. A indicação para o implante é evitar que seu irmão sofra de morte súbita. A questão é importante mas devemos levar em conta que ele não está realizando uma cirurgia plástica por questões estéticas. Existem várias maneiras de realizar este tipo de cirurgia, discutam com o cirurgião qual a melhor abordagem para o caso específico de seu irmão.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  97. Olá, meu nome é Paulo, doutor tenho 27 anos e fui fazer exames de rotina pois nunca tinha feito. Fui submetido a um eletro onde o mesmo deu o seguinte resultado BVA 1° grau e no início do mesmo apareceu um BVA 2° Grau mobitz II?, o meu médico pediu de imediato para fazer um exame Holter. O resultado sai apenas daqui 15 dias pois sou do interior, o meu médico não disse nada sobre tipo de tratamento quis esperar o resultado do Holter, daí pesquisando na net li muitas coisas e estou apavorado pelo choque do notícia...deve me preocupar, vou ter que por marca-passo??? Qual sua opinião???

    Muito obrigado. Sorte a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, apenas o seu médico pode responder as suas dúvidas. Sugiro que procures pela palavra bloqueio na caixa de busca do blog, na coluna da direita. Existem várias postagens sobre o tema.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
    2. Obrigado Dr. Cidio, essas dúvidas sempre aparecem depois de sairmos do consultório medico, ainda mais com a velocidade da internet ao nosso alcance. Acabei de ler seu outro post sobre bloqueio e mesmo sendo pessimista sei que tem tratamento, porém tenho fé que os resultados dos exames vão ser bem positivos para mim... Muito obrigado e fique bem...abraços!!!! Paulo.

      Excluir
  98. Boa noite, Dr. Cidio. Gostaria de saber se o aparelho S-ICD já está disponível para cirurgias de implantes no Brasil. Caso esteja, qual é o custo médio desse aparelho? Faço essa pergunta porque vi no site da empresa que este modelo é o mais leve e menor, o que deve ser mais confortável para o paciente. E, além disso, pareceu-me que a colocação desse modelo é menos agressiva. Estou certa? Um familiar meu fará a cirurgia em breve.
    Atenciosamente,
    Flávia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia, o aparelho S-ICD é um tipo novo de desfibrilador cardíaco que, diferente dos outros modelos em uso, não possui eletrodos dentro do coração. Sua comercialização iniciou-se em 2012 nos Estados Unidos. A experiência com este tipo de equipamento ainda é muito limitada no mundo todo. É menor do que os outros modelos porém ele não possui algumas das funcionalidades dos aparelhos tradicionalmente utilizados. não existe liberação da ANVISA (orgão regulador) para este tipo de equipamento .
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  99. Dr Cidio vou ter que colocar marca-passo mais tenho uma duvida muito grande, eu freqüento academia e não quero parar de fazer , caso eu ponho vou poder continuar a fazer? E também gosto muito de jogar bola como faço pra proteger o lugar do marca-passo ou tem como compra alguma protençao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rogério, usualmente não é necessário proteger o local de implante para a prática de esportes.
      Maiores informações no post: http://www.foradoponto.com/2010/04/atividade-fisica-para-quem-tem.html
      Obrigado pela visita

      Excluir
  100. Boa tarde,Dr. Cidio,a 7 anos atras,uns medicos do convenio,fizeram um implante de marcapasso em meu esposo,onde não tinha indicação,mas infelizmente só descobrimos isto depois,sofremos por 7 anos tentando fazer o explante,faz 5 anos e meio que ele esta passando no incor, e graças a Deus o medico tbm optou pela retirada pq meu esposo não aceita o marcapasso já que não tem indicação,nem um exame dele deu algum problema até hoje,más queria saber se tem algum perigo na retirada dos eletrodos!!! e se o explante é uma coisa simples!!! obrigado pela sua atenção Dr.Cidio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vânia, em todos os procedimentos cirúrgico existem riscos associados. Vale a pena conversar com o cirurgião sobre estes aspectos e utilizar estas informações para auxiliar a decisão.
      Obrigado pela visita

      Excluir
  101. Olá Dr. Cídio, parabéns pelo Blog, muito esclarecedor.
    Meu pai está com indicação para implante de CDI, estamos tentando pelo SUS ( Hospital Ana Nery/Bahia), porém mim disseram que é bem difícil, demorado, estou com medo... Não temos convênio, o senhor saberia mim informar por quanto fica o procedimento em um hospital particular? O Sr, sabe algum na Bahia que realiza o procedimento? Ficarei muito grata se puder mim responder, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o site da Sociedade brasileira de Arritmias Cardíacas (www.sobrac.org) tem as informações necessárias.
      Obrigado pela visita

      Excluir
  102. Boa tarde Dr,
    Conheço alguém que pôs um desfibrilador daqueles ultima geraçao com um recepetor que parece um telemovel que recebe os sinais e depois transmite para o medico, mas ha umas semanas vem sentindo uma dor (uns dias mais intensa que outros), debaixo do peito esquerdo, um doutor disse que volta-e-meia o eletrodo tocava nas costelas e dava um choque. gostaria de saber se isso é mesmo possivel, se sim qual a solução.

    Espero a sua ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Evandro, o médico que implantou deve ser consultado.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  103. Olá Dr. Cídio, parabéns pelo Blog!
    Meu pai esta com indicação de CDI, estamos tentando pelo SUS, mas tá difícil. O Sr. saberia mim informar por quanto fica o procedimento em hospital particular? Sabe de algum Hospital na Bahia que o realize? Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bahiana, sugiro acessar http://sobrac.org/ .
      Obrigado pela visita

      Excluir
  104. coloquei um cdi esta semana e gostaria de saber se e normal sentir dor e se pode tomar dorflex

    ResponderExcluir
  105. sou visitante deste blog e gosto das perguntas e respotas

    ResponderExcluir
  106. Boa noite, sou portadora de CDI desde 2010 e faz 6 dias que estou sendindo algo estanho, estou sentindo uns tres pequenos choque que ocorrem entre exatamente 23 em 23:00 horas . Irei fazer a minha revisao dia 12/02. Sera que devo antecipar? Pode ser alfo errado com CDI?

    ResponderExcluir
  107. Gostaria de elogiar o Dr.Cídio pelo excelente Blog!
    Tenho 32 anos e há 02 meses implantei o CDI devido ao histórico familiar (morte súbita parentesco de primeiro -grau "irmã").
    Antes da cirurgia, estudei muito sobre esse assunto e a prevenção é o melhor a se fazer! após um mês da cirurgia, descobri que a minha mulher estava grávida....02 felicidades!!!! Vida nova!!!!!
    Não tenham medo e receio de implantar o CDI..... vai salvar e prolongar a vida de muitos pacientes ainda! É claro que temos muitas perguntas....dúvidas....por isso devemos compartilhar sempre as informações.... abraço e boa sorte para nós!!!!

    ResponderExcluir
  108. Oi Dr. Cidio, boa noite
    Estamos muito angustiados porque minha mãe apresentou um primeiro quadro de arritmia há aprox. 1 ano atrás e a partir de então começou-se uma investigação incessante. Estamos em SP/Capital e ela passou por vários cardiologistas, cada um com uma opinião diferente: um requisitou um exame de cateterismo, outro disse que tratam-se de arritmias inocentes e o selozok 25mg já estão controlando bem os sintomas, outro indicou amiodarona e remédios para controle da pressão e não sabemos o que fazer. Ela continua com o Selozok e diz que está se sentindo bem, apesar, da pressão estar se apresentando mais baixa que o normal (10:6, 10:7). O problema é que não sabemos qual cardio seguir. Se eu passar meu e-mail, o Sr. poderia me passar alguma indicação de algum colega aqui em São Paulo? Gostaríamos que o Sr. estivesse aqui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sua pergunta é muito frequente. A escolha do médico deve ser feita de acordo com a confiança que o paciente deposita no profissional. O relacionamento profissional-paciente deve ser preservado dentro do possível.
      Obrigado pela visita

      Excluir
  109. Bom Dia!
    Tenho 30 anos e uso marcapasso desde os 7.
    Nasci com B.A.V.T. Congênito e já me acostumei com as trocas de +/- 6 em 6 anos...
    Estou na minha 2ª gestação e se Deus quiser será tudo normal como a 1ª cesárea!
    Só queria que tivesse um intervalo maior entre uma troca de um gerador para outro. Imagina, desde os 7 anos até eu ficar idosa, quantas trocas serão... e quantas cicatrizes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, espero que tudo esteja bem com voce e com o nene. Quanto as trocas, não se preocupe pois os períodos de internação são curtos e na maior parte das vezes a troca é feita utilizando o mesmo local de implante, semm nova cicatriz.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  110. quero saber si quem ussa marcapasso pode fazer depilação a laiser

    ResponderExcluir
  111. Olá, coloquei um Marca Passo no dia 14/02/2014, não conheço e nunca falei com ninguém que tenha Marca Passo.
    Meu problema foi um bloqueio átrio ventricular total, pelo Router parou 30 vezes durante 24 horas, ai a indicação.
    Estou bem, parei de fumar no dia 08/02, tenho 51 anos, e hoje corri 6 KM em 45 minutos, estou muito feliz.
    Se alguém puder entrar em contato comigo, ficaria muito feliz

    siqueira@lbc.com.br

    ResponderExcluir
  112. Oi Dr. Cidio, Parabéns pelo blog.
    Após ter feito teste EEF, foi constatado necessidade de implante de CDI.O implante do meu CDI foi em 21/02/14. Graças a Deus transcorreu tudo bem durante e apos a cirurgia. Meu problema é insuficiencia cardiaca com FE baixo 34%. Devido a ter um bom plano de saude, consegui rapidamente a autorização do implante do CDI. Porém minha preocupação será para as proximas trocas(Aprox. 7 em 7 anos). Existe alguma legislação que favorece o portadores de CDI que facilite estas trocas , visto que é uma condição intrinsica após o implante. Existe alguma estatistica de sobre vida de portadores de cdi.Desde já agradeço a sua informação. Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel, a troca pode ser realizada, quando indicada, pelo sistema único de saúde (SUS). Sobre estatísiticas existem diversas, analisando aspectos da qualidade de vida, da duração dos geradores, eletrodos, vida familiar e sexual, quando dirigir, etc. No blog existem diversas postagens sobre estes temas.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  113. Boa noite Doutor,
    Obrigada pelo Blog, eu tenho uma pagina no Face Book, VIVERCARDIOPATIA, seria um prazer te lo no grupo.
    Sou portadora de miocardiopatia dilatada em remissão, BRE total. Farei nova cirurgia, troca de um cabo e colocação do CDI embaixo do musculo, esse procedimento requer mais cuidados no pós, por ter trocado aloja de lugar? obrigada Denise

    ResponderExcluir
  114. Dr. Cidio, boa noite. Meu filho de 32 anos , há 15 dias teve uma arritmia grave. Ele é atleta, pratica triátlon e já participou de provas como o irom men. Está há 15 dias no hospital (5 na UTI).Já fez a ressonancia do coração,cateterismo e estudo eletrofisiológico. Embora eu não tenha lido em nenhum dos laudos ,os médicos dizem que o diagnóstico é displasia arritmogênica do ventrículo D. Irão colocar talvez amanhã o CDI. Eu e meu marido estamos muito preocupados pois gostaríamos de uma segunda opinião mas o médicos dizem que é arriscado tirar meu filho do hospital, Ele esta tomando atlansil e AAS.Meu filho corre risco de vida?Tera uma vida normal com oCDI Se um dia quiser tirar o CDI pode faze-lo?
    Aguardo resposta. grata
    Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiza, sugiro que converses bastante com o médico e esclareça suas dúvidas. O blog pode auxiliá-la. Sugiro que leias as postagens e os comentários sobre o tema (http://www.foradoponto.com/search/label/desfibriladores).
      Obrigado pela visita e não esqueça, o médico deve ser a principal fonte de informações.

      Excluir
    2. OI LUIZA MEU NOME É ALESSANDRA EU TENHO 27 ANOS E USO CDI A 2ANOS E VIVO SUPER BEM MELHOR DO ANTES, QUANTO A ISSO FIQUE TRANQUILA TERÁ UMA VIDA NORMAL

      Excluir
  115. Olá Dr. Cidio

    Minha mãe está com 89 anos, véspera dos 90 em junho e está com uma arritmia cardiaca aguda, batimentos em repouso 110 bpm e quando está acordada vai a 135 facilmente. Tivemos um agravo agora que foi para internação e chegaram a 160 bpm elevando a pressao tambem. Enfim, o médico está indicando que precisamos amadurecer a idéia de usar marcapasso. Fico receoso uma cirurgia aos 90 anos para inserção deste componente, medo de nao resistir, infecção e outros.. Agradeço se tivesse alguma explanaçao a respeito. obrigado Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo, a indicação para o implante de marcapasso deve ser discutida com o médico, o qual levará em conta vários aspectos além daqueles que citastes. A idade (90 anos) não é uma contra-indicação para o implante. Acho muito importante a conversa com o médico para fazer um balanço da relação risco-benefício, o que é fundamental em todos os procedimentos médicos.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  116. Ola dr. Minha mae tem marcapasso há 8 anos daqui a 2 anos o medico avisou que vai terque trocar a bateria, ela disse tb que não sei se e assim que se fala mas o coração de minha mae parou de bater so o aparelho esta funcionando porque isso acontece e é normal acontecer tem algum risco... obrigado se me ajudar pois estou muito preocupada>>>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seu questionamento já foi comentado acima, sugiro que revejas os comentários.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  117. Olá meu nome é guilherme com 15 anos coloquei o desfibrilador cardiaco e gostaria de saber se agora com este aparelho eu posso ganhar algum beneficio ?

    ResponderExcluir
  118. Olá Dr. Cidio, boa tarde!

    Estou com encaminhamento para colocar o desfibrilador cardíaco, tenho Miocardiopatia Hipertrófica Obstrutiva do Ventriloco Esquerdo. Minha dúvida é a seguinte: Eu e minha esposa, que é Nissei, pretendemos ir daqui mais ou menos um ano e meio ou dois para o Japão pra trabalhar. Ela tem uma irmã que já mora lá. Lá tem diversos tipos de empregos em linha de produção de fábrica. Gostaria de saber se depois de colocado o aparelho e já com um tempo de acompanhamento pra mais de um ano aqui no Brasil, no caso eu conseguir trabalho em linha de produção em fábricas que não faça serviço pesado (ex: gêneros alimentícios, produção de peças para eletrônicos, fábrica de cinto de segurança) se tem a possibilidade de estar ingressando nessa área do mercado de trabalho???

    De já agradeço a atenção e parabenizo o site.

    Muito obrigado!

    René Carrara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rene, existem algumas máquinas que geram campos magnéticos mais potentes, estas devem ser evitadas. Este assunto deve ser avaliado com o médico e com o encarregado da segurança do trabalho.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta e pela dica.

      Att,

      René Carrara

      Excluir
  119. Ola Dr Cidio!

    Minha mãe colocou o marcapasso já faz uns 45 dias e de vez enquanto ainda sente uma aceleração dos batimentos do coração e um cansaso, sendo que 15 dias apos a colocação do marcapassao ela teve um desmaio, onde caiu e bateu o peito. Isso pode ter interferido no funcionamento do marcapasso?.. se naofor isso oque pode ser?

    Agradeço sua atenção

    Att
    Jean

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jean, os marcapassos são aparelhos muito resistentes, dificilmente apresentando problemas com quedas. Ocorre que ele é conectado ao coração por cabos condutores (eletrodos) os quais podem deslocar-se. Isto não é frequente porém, em casos de dúvida o médico deve ser consultado.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  120. olá, coloquei marcapasso há quase um mês e gostaria de saber se tenho restrições ao uso de alguns equipamentos como máquina de costura por exemplo,e outros equipamentos que causam vibrações e se algum dos equipamentos elétricos usados por podólogos pode afetar o marcapasso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, já existem diversas postagens e respostas a perguntas semelhantes. Sugiro que vejas com calma pois podem ser importantes para o esclarecimento de dúvidas.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  121. Dr. Cídio, meu esposo vai fazer uma cirurgia vascular, e usa desfibrilador. A orientação é que deve ser desligado o aparelho antes da cirurgia. Só não entendi porque, se este aparelho é para proteger o coração de uma eventual parada cardíaca. Gostaria de uma explicação, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito importante sua pergunta. Usualmente o aparelho é desligado durante cirurgias para evitar choques desnecessários, aqueles provocados por interferências elétricas potencialmente ocasionados por alguns instrumentos cirúrgicos tais como eletrocautério e bisturi elétrico. O aparelho não estraga ou descarrega mas o coração será protegido contra eventuais choques desnecessários.
      Obrigado pela visita.

      Excluir