I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

domingo, 1 de março de 2009

Marcapassos Cardíacos: o que são, para que servem

Nosso coração normalmente bate a 60-90 batimentos por minuto. Estes batimentos são originados de um grupo de células chamadas de nó sinusal,localizadas na região superior do coração, o átrio direito. Este marcapasso natural se encarrega de gerar impulsos elétricos que são transmitidos a todas as células do coração e levam a contração (sístole) e consequente bombeamento de sangue para todo o corpo. Em condições normais o nó sinusal poder fazer a frequência cardíaca aumentar conforme a necessidade (stress, exercício físico, ingesta de café, etc)
  Quando o nó sinusal não eleva a frequencia do coração ou existe algum bloqueio que evita que isto ocorra, o médico, após descobrir a causa do problema, pode indicar a colocação de um marcapasso artificial.
Os marcapassos implantáveis são sofisticados equipamentos eletrônicos que são utilizados para o tratamento quando o coração bate mais lento que o necessário. A diminuição da frequência cardíaca pode causar sintomas como fadiga, vertigens, intolerância aos exercícios e até mesmo desmaios. 

As causas mais frequentes para diminuição anormal da frequência cardíaca são: degeneração ( envelhecimento) das células responsáveis pela geração e ou transmissão do estímulo elétrico, medicamentos, doenças do coração, infartos prévios, cirurgias cardíacas, além de infecções ou doenças como Chagas.

13 comentários:

  1. Olá Dr.Cidio,
    Desde já dou-lhe os parabéns pelo seu excelente artigo. Fiquei ainda com algumas duvidas em relação ao marcapasso artificial, um jovem como eu de 21 anos, caso lhe seja necessário esta tecnologia, poderá na mesma exercer exercício físico como jogar futebol amador?
    Outra dúvida minha que tenho e que não seja incomodo nenhum ao Dr tirar-me essa duvida, há alguns dias para cá, tenho verificado que a minha frequência cardíaca tem vindo a baixar, estando entre 51 e 62 bpm, é normal? Sou muito ansioso também.
    Desde já os meus agradecimentos pela sua atenção, Fábio silva.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fábio, o uso de marcapasso cardíaco, quando bem indiciado, não contraindica a prática de atividade física regular. Com relação a sua frequência cardíaca, ela não é anormal para quem pratica atividade física na sua idade. Abraço e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Olá Dr.Cídio
    Tenho 32 anos e uso marcapasso desde os 8.Tenho 2 cateters para retirar.Como ocorre esse procedimento??
    Desde já agedeço sua atenção.

    ResponderExcluir
  4. Olá, a retirada de eletrodos que conectam o marcapasso ao coração não é usualmente realizada quando é feita a troca do gerador. Em casos muito específicos ela é indicada. Deve ser feita apenas em centros especializados e com experiência neste tipo de cirurgia. Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas e elas variam conforme a posição dos eletrodos e outras características. Sugiro que converses com o médico que vem acompanhando seu caso e, se necessário, com um cirurgião cardíaco experiente para esclarecer os riscos e benefícios. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  5. olá dr. Cidio tenho 25 anos e pratico ciclismo de competicão a 12 anos, e ano este estava treinando sentir o coração dispara foi pra 240 bm e quando cheguei em casa tive uma parada,de lá pra cá o coração esta sempre disparando os medico disse q é arritimia e qual seria melhor pra mim , marcapasso ou desfilibrador e sera q posso volta a competir ?

    ResponderExcluir
  6. olá, a decisão do melhor tratamento deve ser feita pelo médico especialista. Nem sempre o marcapasso ou o desfibrilador são os tratamentos mais indicados. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  7. Dr. Cidio, tudo bem??

    a minha avó tem 97 anos, e colocaram o marca passo nela. ela esta muito mal, não faz movimentos e não reage a nada quase...a minha pergunta é: se ela falecer, o marcapasso cotinua funcionando?? ou ela não pode falecer devido ao marcapasso??

    ResponderExcluir
  8. Ola, o marcapasso funciona enquanto durar a sua bateria, ususalmente mais de 6 anos, porem isto nao tem relação com o eventual falecimento de sua avó. A declaração de óbito é uma situação que requer uma avaliação mais criteriosa, não apenas a parada dos batimentos do coração.

    ResponderExcluir
  9. olá
    minha mae tem cadiopatia dilatada, e nos seus ultimos exames o medico disse que seu coração funciona apenas 27% de sua capacidade, alem disso ainda tem um bloqueio, ela toma 14 comprimidos por dia, fica muito cansada, tem apenas 63 anos, ele sugere a colocação do marcapasso mas ela tem muito medo de piorar ou do risco cirurgco, então minha duvida é qual risco desse preocedimento piorar o quadro dela ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcela, acredito que as diversas postagens existentes no blog possam ajudar a esclarecer suas dúvidas. Caso mesmo assim persistam, sugiro que procures o médico. Obrigado pela visita

      Excluir
  10. Olá, Gostaria de saber se o BAVT pode levar à morte súbita?

    ResponderExcluir
  11. Boa noite,

    Como é feita o cálculo da Fibrilação Atrial ? ou como o marcapasso detecta se a pessoa tem FA utilizando fórmulas.
    Estou desenvolvendo um app para monitorar através dos batimentos.

    Obrigado.
    Guilherme Colares
    guicolares@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme, existem diversos apps com esta funcionalidade. Sugiro que procures um mentor médico com conhecimento de tecnologia para participar de seu projeto.
      Boa sorte.

      Excluir

Dia do portador de marcapassos

Em comemoração ao  Dia do Portador de Marcapasso , 23 de setembro, cardiologistas de todo o Brasil vão promover uma campanha orienta...