I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Fibrilação Atrial: aprovada nova medicação (nos Estados Unidos)

No dia 18 e março, um painel de especialestas foi convocado pela FDA americana (ANVISA deles) para discutir o papel da nova droga "Dronedarona"para o tratamento de fibrilação atrial.(http://www.theheart.org/article/949121.do ). Os especialistas recomendaram a aprovação desta medicação, que é um sucedâneo da Amiodarona, porém aparentemente sem os severos efeitos colaterais. A Amiodarona é reconhecida como a melhor medicação para a prevenção de novas crises de fibrilação atrial porém com paraefeitos frequentes e potencialmente severos (ex. problemas de tireóide, de pulmão, olhos). Agora aguardamos a chegada desta nova alternativa em nosso pais.

12 comentários:

  1. MARIA ALVES DE ANDRADE1 de janeiro de 2011 19:48

    oi dr Cidio HALPERIN, COLOQUEI O CDI DIA 10 DE DEZEMBRO, JA TINHA O MARCAPOSSO HA 6 ANOS,
    E EM UMA NOITE SOFRI O CHOQUE 3 VEZES COM DOR GOSTARIA DE SABER SE E NORMAL? OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  2. O CDI deve ter sido implantado para a prevenção de arritmias severas. Acredito que devas conversar com seu medico sobre o que estás sentindo.

    ResponderExcluir
  3. Olá doutor. No final de março fiz um implante de marcapasso BIOTRONIC
    Entovis DR - T. Minha médica não conversa comigo para me esclarecer as dúvidas. Então pergunto: Tenho o BAVT INTERMITENTE, é considerado grave o meu probema no coração ?

    ResponderExcluir
  4. Ola doutor gostaria de um melhor esclarecimento em ralacoa a um paciente com diagnostico clinico de cardiomiopatia chagásica, sob tratamento clinico ha dois meses com as seguintes medicações: carvedilol 12,5 mg, digoxina 0,25 mg e amiodarona 100 mg. Ao Ecocardiograma se observou a Fração de Ejeção de 23% e massa ventricular esquerda de 275 g, sendo que os diagnósticos ecocardiográficos foram disfunção diastólica importante (padrão restritivo) (relação EA > 1,5), insuficiência mitral grave, dilatação leve a moderada de átrio esquerdo e cardiomiopatia dilatada grave. No exame físico foram verificados os seguintes dados: altura 162 cm, massa 73 kg, IMC 27,8, Pressão Arterial e Frequência Cardíaca de repouso respectivamente de 110/70mmhg e 47bpm.
    GOSTARIA DE SABER SE PRA ESSE PACIENTE SERIA MELHOR O USO DE UM MARCAPASSO OU DE UM CARDIODESFIBRILADOR PORTATIL

    ResponderExcluir
  5. Olà Dr! Meu marido tem 24 anos e acaba de ser portador de CDI, esta muito preocupado em arrumar emprego. Gostaria de algumas sugestoes de serviços que nao venha prejudicar a ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, existem diversos posts no blog sobre CDI (desfibriladores implantáveis). Sugiro que, utilizando a barra lateral, acesse a estas informações. Elas podem ser muito úteis para esclarecer suas dúvidas.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  6. Bom dia Dr. Cidio! Tenho 24 anos de idade e tenho um leve sopro, que foi adquirido aos 14 anos de idade logo após uma febre reumática. Fiz o tratamento com a benzetacil por 3 anos e meio, depois sempre levei uma vida normal. Quando estou ansiosa tenho alguns sintomas como dor no peito, falta de ar, ardência e coração acelerado. Meu casamento é no mês que vem e esses sintomas voltaram me causando preocupação.Procurei um cardiologista, fiz o Ecocardiograma e o sopro está do mesmo jeito que há 10 anos atrás; daí ela pediu que eu tomasse o selozok para melhorar os sintomas. Estou tomando e melhorou bastante, só as vezes ainda sinto falta de ar e a ardência no peito( sensação de azia no coração). Minha pergunta é a seguinte: Quando eu senti que estou melhor posso parar o selozok sem problemas? Posso ter uma vida sexual normal? Obrigada pela atenção, e desde já te parabenizo pelo excelente trabalho Dr. Pq tem muitas pessoas que não tem umplanos de saúde e nem tem condições de todas as vezes pagar uma consulta para tirar uma dúvida com o cardiologista. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jany, a Internet não pode e nem deve substituir a consulta ao médico. É apenas uma ferramenta de informação e auxílio. Deves consultar um profissional para orientar o tratamento.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  7. Olá tenho cardiodesfibrilador implantavel a 3 anos porém tenho dúvida em relação a gravidez posso ter filhos ou não o choque pode causar algum dano para o bebê ou não peço para o meu médico mas ele nunca me esclarece me ajuda por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joeli, existem diversas postagens no blog sobre desfibrilador implantáveis. Sobre a possibilidade da gravidez e os eventuais choques, deves conversar com seu médico cardiologista e o responsável pelo acompanhamento do aparelho. Apenas eles, unificando todas as informações sobre seu caso podem fornecer uma informação adequada. Obrigado pela visita.

      Excluir
  8. Caro Dr. Cidio, por favor pode indicar me (isto se o Sr. mesmo não realiza) alguma clinica em S Paulo - capital ou grande SP para regular o meu marca passo Biotronic entovis DR T e com os eletrodos selox SR 53 E SR 60. Antecipadamente agradeço sua gentileza.
    Oliveira Martins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, sugiro visitar o site da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (www.sobrac.org) para a escolha do profissional.
      Obrigado pela visita

      Excluir

Dia do portador de marcapassos

Em comemoração ao  Dia do Portador de Marcapasso , 23 de setembro, cardiologistas de todo o Brasil vão promover uma campanha orienta...